Desde ontem, 5 de março de 2019, foram introduzidas restrições ao fornecimento de porcos vivos vietnamitas, suínos e outros produtos animais relacionados à criação e abate de suínos no mercado russo.
As restrições se aplicam a produtos que foram fabricados ou cultivados perto de surtos de peste suína africana.
Sabe-se que esse vírus nos últimos meses causou muitos problemas aos criadores vietnamitas e seus colegas em todo o mundo.De acordo com o Rosselkhoznadzor, nas fazendas vietnamitas, as infecções por ASF foram registradas novamente.
Como resultado, é proibida a importação não apenas de porcos vivos e de sua carne, mas também de equipamentos usados para manter, abater e cortar porcos e suas carcaças na Federação Russa. A proibição também se aplica aos troféus de caça, embriões e sêmen de porcos domésticos vietnamitas.As únicas exceções são os produtos que foram tratados termicamente de acordo com um método que 100% garante a destruição do patógeno da peste suína africana. Isso se aplica a produtos acabados de carne de porco ou produtos que contenham carne de porco. Uma exceção são as matérias-primas da carne de porco vietnamita, que se destinam à fabricação de alimentos para animais de pele e animais improdutivos.
Note-se que a proibição de importação de carne de porco também se aplica ao trânsito de produtos potencialmente perigosos através do território da Federação Russa.