As chuvas de monção abaixo do nível médio, continuando pela quarta semana consecutiva e a quantidade insignificante de chuva durante a semana nas partes central e oeste do país, causou preocupação na Índia sobre a produção das principais culturas.
As chuvas de monção são cruciais para a produção agrícola do país. Cerca de 55% das terras aráveis na Índia se alimentam de chuvas, e a agricultura é responsável por cerca de 15% da terceira maior economia da Ásia, estimada em US $ 2,5 trilhões.
Se a situação chuvosa não melhorar nas próximas duas a três semanas, a Índia poderá enfrentar uma crise que minará as colheitas e a demanda rural. Tudo será afetado pela crise: dos agricultores às empresas que vendem tudo o que precisam.
“A semeadura já foi adiada por três semanas. Se as monções não reviverem em duas ou três semanas, a estação inteira poderá ser considerada perdida ”, disse Harish Galipelli, chefe do departamento de commodities e moedas da Inditrade Derivatives & Commodities em Mumbai.
Desde o início da temporada, 1º de junho, as monções trouxeram 36% menos chuva do que o normal. Como resultado, a taxa de semeadura de culturas de verão como arroz, soja e milho diminuiu.
De acordo com dados preliminares do Ministério da Agricultura da Índia, em 21 de junho, os agricultores plantaram 9,1 milhões de hectares, 12,5% a menos que no mesmo período do ano passado.