Uma dúzia de galinhas que vivem em uma casa compacta pode fornecer com segurança a uma família de três ovos frescos o ano todo. Discutiremos mais sobre como erguer um galinheiro pequeno no seu quintal usando seus próprios recursos.
Localização no site
A escolha do local onde o galinheiro estará localizado no local não é realizada espontaneamente, mas segue algumas regras. Aqui estão os mais importantes entre eles:
- o local deve estar seco, pois a alta umidade é contra-indicada para galinhas;
- é aconselhável selecionar um local com declive, o que fará com que as chuvas não permaneçam;
- o galinheiro deve estar bem iluminado, especialmente no que diz respeito ao recinto adjacente, o que é desejável orientar para o sul;
- a sala de frangos deve ser instalada onde o impacto do vento seja mínimo.
Você sabe As galinhas, sendo um dos maiores animais da Terra, também são os mais sacrificiais. A cada ano, essas aves são mortas mais do que todos os outros animais terrestres juntos.
Design e dimensões
As dimensões do futuro galinheiro dependem diretamente dos padrões veterinários, segundo os quais mais de 3 galinhas não podem ser colocadas em um metro quadrado. Ou seja, para uma dúzia de pássaros, a área da sala deve ser superior a 3 metros quadrados (geralmente 2 x 2 m).
Ao projetar, deve-se ter em mente que o piso do galinheiro deve estar com uma ligeira inclinação, facilitando a limpeza. Para portas, é desejável que elas se abram para dentro.
Ao planejar, é necessário fornecer o equipamento da casa:
- as janelas;
- iluminação elétrica;
- ventilação
- adjacente ao aviário de galinheiro;
- poleiros convenientemente localizados;
- ninhos de galinha;
- bebedouros e tigelas (dentro da disponibilidade máxima para todo o caldo de galinha).
Materiais e ferramentas para o trabalho
Para construir um pequeno galinheiro em uma dúzia de pássaros, são necessárias ferramentas.
Será necessário trabalhar:
- uma pá;
- chaves de fenda;
- um martelo;
- um grampeador ao qual a grade está conectada;
- unhas
- parafusos de madeira;
- estacas de amarração e cordão;
- uma serra;
- serra;
- alicate.
Para a construção de uma mini-casa, são necessários materiais de construção na forma de:
- areia;
- cascalho
- acessórios;
- cimento;
- placas de cofragem;
- viga de madeira 5x5 e 7x7 cm;
- placas para as paredes da casa e cercas;
- madeira de acabamento;
- malha de metal ou plástico;
- lã mineral isolante ou poliestireno;
- material impermeabilizante;
- material de cobertura;
- tijolos;
- dobradiças para janelas e portas;
- cabo de força;
- lâmpadas;
- tomadas de força;
- disjuntores.
Como fazer um galinheiro para 10 galinhas
Qual galinheiro deve ser depende do seu tipo. Por exemplo, uma gaiola de verão não precisa do uso de materiais de isolamento e pode ser móvel, ou seja, não tem fundamento e tem a capacidade de se movimentar pelo local em busca de uma localização ideal, dependendo das condições climáticas e da localização do sol.A opção de inverno prevê a criação de uma fundação, isolamento sério, iluminação adicional, ventilação forçada e aquecimento em caso de frio intenso.
Edifício da Fundação
Normalmente, as fundações são usadas para casas, que são:
- colunar;
- fita.
- Para uma estrutura bastante compacta, que é uma casa para uma dúzia de indivíduos, é preferível uma fundação colunar, que tem várias vantagens ao construir um galinheiro simples:
- menos caro;
- sua colocação não está associada a um longo período de solidificação do concreto;
- é mais simples na construção;
- o design fornece ventilação do piso por fora, prolongando a vida útil do revestimento de madeira.
- Usando pinos e uma corda, delineie os contornos do galinheiro que está sendo construído.
- Remova o solo superficial a uma profundidade de 0,2 m.
- Cavar buracos em cada um dos quatro cantos a uma profundidade de 0,7 me largura de 0,5 m.
- Despeje cascalho nos caroços com uma camada de 0,1 m.
- Em cascalho, usando argamassa de cimento, erga pequenas colunas de tijolos a uma altura de 0,25 m acima do nível do solo. Em cada linha de colunas deve haver 2 tijolos localizados perpendiculares aos que estão na camada anterior.
- Deixe a alvenaria secar por uma semana.
- Reabasteça a camada de solo removida entre os pilares de tijolo com cascalho, o que servirá como boa drenagem.
Piso de alvenaria
A caixa de vigas, que serve de base ao piso, é revestida de cima e de baixo por tábuas, entre as quais é colocado um aquecedor na forma de lã mineral.
Esse piso (considerando o fato de estar necessariamente coberto com uma cama de até 0,1 m de altura de palha ou serragem) permanecerá quente, mesmo sob as condições de uma fundação colunar, quando a ligação do piso for elevada um quarto de metro acima do nível do solo.
Walling
Eles podem ser construídos com material de madeira e tijolo. O tijolo raramente é usado para um mini-cooperativo (devido ao volume excessivo da estrutura para um número tão pequeno de aves, à complexidade e ao custo da construção de tijolos).
Como regra, as paredes da casa são erguidas de uma viga de madeira, para a qual elas executam as seguintes ações:
- As vigas de madeira da estrutura de suporte com seção transversal de 0,07 m estão instaladas.
- A estrutura é revestida com forro, aglomerado ou placas OSB, além de outras madeiras dos dois lados.
- As paredes incluem aberturas de portas e janelas.
- Entre o invólucro, material de isolamento é colocado.
- Feche cuidadosamente as folgas na caixa.
- Uma das paredes está equipada com uma caixa de madeira, na qual podem ser montados ninhos de galinha (eles estão localizados em uma extensão especial na forma de uma caixa, que é transportada para fora da parede, formando um único todo).
Dispositivo de telhado
A principal condição para o telhado no galinheiro é a ausência de rachaduras que permitem a precipitação de entrar na sala e provocar correntes de ar. Na maioria das vezes, tipos de coberturas de passo único e empena são usados. Um telhado de galpão é uma opção mais simples.
Para a sua construção deve:
- Reforçar as vigas do teto, que são uma viga com uma seção transversal de 5 cm.
- Embale com contraplacado à prova de umidade por dentro.
- Preencha o espaço entre as vigas do teto com material isolante.
- Embale a parte superior com qualquer material de cobertura.
Você sabe A conhecida "cegueira noturna" refere-se às habilidades visuais desses pássaros apenas ao anoitecer. Sob condições normais de iluminação, as galinhas demonstram tal acuidade visual que até um falcão agudo as inveja.
Faça o teto
O telhado, costurado por dentro com compensado à prova de umidade, é um teto de galinheiro. Em regiões com invernos gelados, você também pode embainhar o teto com folhas de espuma.
Aquecimento
Normalmente, para manter uma temperatura confortável na gaiola durante a estação fria, não inferior a + 14 °, o próprio calor das aves é suficiente. No entanto, isso é possível apenas sob a condição de isolamento de alta qualidade da sala.
Isolamento do galinheiro: vídeo
Na maioria das vezes, o isolamento é realizado por meio de materiais de isolamento térmico:
- poliestireno;
- lã mineral;
- eco-amigável.
O material de isolamento é colocado na estrutura das paredes e do telhado e revestido de ambos os lados com a ajuda de tábuas, tábuas OSB ou compensados. Em regiões com frio intenso no inverno, o isolamento das janelas é praticado com uma camada dupla ou até tripla de vidro.
Portas e janelas
Geralmente, uma grande porta é feita no galinheiro para os avicultores e uma pequena porta voltada para o aviário para o pássaro. Às vezes, eles são combinados, tornando a parte inferior de uma porta grande uma pequena medindo 0,35 x 0,35 m, mas há um inconveniente.
Como a porta das galinhas deve necessariamente entrar no aviário, para entrar no galinheiro, o proprietário deve chegar à porta por esta plataforma.Pensa-se que, para uma iluminação adequada da casa, a área da janela deve ser de até 30% da área do piso, com um mínimo de 10%.
Ventilação
As galinhas são muito sensíveis a correntes de ar, mas também precisam vitalmente de um fluxo de ar fresco. Portanto, a ventilação regular da casa sem criar correntes de ar prejudiciais é muito importante. Normalmente, em mini-galinheiros, esse problema é resolvido durante a caminhada do pássaro, quando as galinhas estão ao ar livre, enquanto abrem a janela e a porta.A gaiola é ventilada rápida e radicalmente. No entanto, no inverno, esse método de ventilação é carregado com a rápida saída de calor das instalações.
Por esses motivos, as casas pequenas costumam ser equipadas com ventilação simples, consistindo em um tubo de exaustão localizado na parte superior da sala e um tubo de suprimento instalado em frente a meio metro da superfície do piso. No frio intenso, esses tubos precisam ser fechados.
Iluminação adicional
Para estimular a produção de ovos no outono-inverno, é necessária iluminação artificial em casa. Para um mini-galinheiro com uma dúzia de habitantes emplumados, basta uma lâmpada incandescente de 40 watts, localizada mais perto do local de alimentação do pássaro e longe de ninhos e poleiros.
Importante! O horário de verão de um pássaro deve durar pelo menos meio dia e, para garantir que a produção máxima de ovos possa ser estendida até 16 a 17 horas por dia.
Mobiliário
Para a existência mais confortável de galinhas, a sala para elas deve estar equipada com:
- poleiros;
- alimentadores para diferentes tipos de ração e fertilização mineral;
- um bebedor;
- lixo quente;
- ninhos onde galinhas podem pôr ovos.
Poleiros
Ao organizar poleiros para aves em repouso, várias circunstâncias importantes devem ser consideradas:
- para cada frango, deve haver pelo menos um quarto de metro de espaço pessoal. E, embora no inverno os pássaros se abraçem, essas proporções devem ser observadas ao projetar o comprimento dos poleiros;
- a altura ideal dos poleiros fica a 0,5 m do chão, levando em consideração a altura da cama quente no chão;
- para pássaros que voam mal, é desejável uma escada que os ajude a pousar;
- para o fabrico de poleiros, os postes ou barras redondas com um diâmetro de 0,04 m são os mais adequados;
- a distância entre vários poleiros deve ser de 0,35 m e, em relação à parede, eles não devem estar localizados a menos de um quarto de metro.
Poleiros em um galinheiro estão localizados de maneiras diferentes. Eles podem ser instalados em várias linhas na mesma horizontal e podem ter várias camadas.
Estes últimos são feitos sob a forma de uma ampla escada montada no chão obliquamente em relação ao topo da parede. Às vezes, poleiros de várias camadas são montados no canto, fixando as barras no canto.
Cada novo “piso”, localizado abaixo do mais alto e mais baixo, é feito com a ajuda de barras mais longas, reforçadas pelas extremidades das duas paredes, formando um ângulo.
Também existem poleiros portáteis feitos em forma de mesas com paletes sobre as quais três vigas são reforçadas na mesma horizontal. Tais dispositivos para descanso de aves são muito higiênicos, pois são fáceis de limpar e também podem ser realizados em aviários.Em galinheiros pequenos para uma dúzia de cabeças, as polas localizadas ao longo das paredes onde não há portas são ideais. Espaço para uma localização confortável de galinhas é suficiente para eles.
Importante! Com qualquer maneira de empoleirar-se eles não devem ser instalados um debaixo do outro.
Ninhos
Para uma dúzia de galinhas, basta um máximo de quatro ninhos, que podem ser localizados em caixas de madeira, cestas de vime, em caixas plásticas para legumes e frutas, em baldes de plástico deitados de lado e até em bandejas para gatos.
É desejável que o fundo do ninho contribua para a ventilação do leito de palha que é colocado sobre ele. Para esse fim, o fundo de caixas de madeira com dimensões ideais de 0,3 x 0,3 x 0,4 m é feito de malha.
Como as galinhas não gostam de pôr ovos quando a luz direta de uma janela ou de uma lâmpada cai no ninho e geralmente não se apressam na escuridão total, deve-se proceder a partir dessa circunstância ao escolher um local para ninhos. Eles podem ser montados em uma caixa especial, que é feita com antecedência durante a montagem das paredes da casa.
Nesse sentido, extensões especiais em forma de caixas, que já foram discutidas, são mais convenientes. Eles criam a solidão e o sombreamento cobiçados, mas não estão na escuridão total devido à luz que entra do galinheiro.
Bebedouros e taças
As calhas de alimentação e uma tigela para bebida precisam ser colocadas em locais acessíveis a todos os habitantes da casa. Além da disponibilidade geral, eles devem ser protegidos contra galinhas capazes de espalhar alimentos pelo galinheiro e contaminá-los.
Para isso, os alimentadores são equipados com viseiras especiais que permitem que o pássaro cole apenas a cabeça e os bebedouros são automáticos (estruturas de mamilo ou vácuo). As calhas de alimentação são separadas (para alimentos úmidos, secos e aditivos minerais).
Ninhada
A cama, que desempenha funções de isolamento e higiene, geralmente consiste nos seguintes materiais ecológicos:
- turfa;
- palha;
- feno;
- aparas de madeira;
- serragem.
A turfa é preferível, pois é capaz de absorver o volume de resíduos líquidos, vinte vezes o seu próprio peso. A espessura da cama, dependendo da estação, é de 0,1 a 0,3 m.
Muitos avicultores mudam parcial ou completamente todo mês duas vezes. Outros preferem apenas suplementar a cama com uma nova camada de cima, deixando o velho superaquecido, o que é acompanhado por uma geração de calor muito útil no inverno.
Pátio para caminhadas
Cada galinheiro deve estar equipado com um compartimento adjacente a ele. Isso ocorre devido à necessidade de garantir a atividade motora do pássaro, cuja falta leva a uma queda na produção de ovos, obesidade e enfraquecimento do sistema imunológico.Mesmo no inverno, com exceção do frio com geadas abaixo de -10 °, as galinhas devem andar no quintal por pelo menos duas horas. Por via de regra, um passadiço de madeira especial leva de uma pequena porta de galinha à superfície do recinto.
O aviário é fechado em três lados e por cima com uma malha de metal ou plástico e é equipado com uma porta através da qual o criador de aves de capoeira tem acesso ao aviário para restaurar a ordem no local. Muitas vezes, eles colocam um bebedor de carro e um poleiro móvel para relaxar os pássaros ao ar livre.
Às vezes, o aviário é coberto com polipropileno por cima, o que permite que as galinhas andem no aviário na chuva e na neve; não interfere com a penetração da luz.
Um pequeno rebanho de frango de dez indivíduos precisa criar condições confortáveis para que haja sempre um produto fresco em sua mesa. O galinheiro do tipo “faça você mesmo” pode fornecer isso.