Pancreatite refere-se a uma doença que é acompanhada por dor de gravidade variável no hipocôndrio esquerdo após a ingestão. Esta é uma inflamação do pâncreas que resulta de doenças do fígado e da vesícula biliar, desnutrição ou abuso de álcool.
Pode trigo sarraceno com pancreatite
Além do tratamento medicamentoso, a base para a recuperação é a dieta. Os alimentos devem ser frescos, não salgados, nem gordurosos, nem picantes, nem fritos. O trigo sarraceno será muito útil na dieta. O objetivo da dieta é descarregar o órgão doente e ajudá-lo a se recuperar.
No período de exacerbação, você deve se recusar a comer por um tempo. A nutrição adicional do paciente deve ser realizada em pequenas porções, com uma frequência de pelo menos 5 vezes ao dia. O que está em diferentes estágios da doença, como cozinhar, qual o papel do trigo sarraceno na nutrição dietética, consideraremos com mais detalhes.
Você sabe Torrada de trigo sarraceno em aço desde a época de Khrushchev. Essa experiência de produção foi emprestada dos americanos.
Com exacerbação
Um pâncreas inflamado produz significativamente menos enzimas que ajudam o corpo a quebrar os alimentos. Ocorre deficiência de enzima. Manifesta-se por azia, náusea, vômito, flatulência, diarréia. A razão para essa condição é o uso de alimentos gordurosos e álcool. A dieta durante este período é muito importante. Após dois dias de jejum, é necessário introduzir gradualmente pequenas porções de alimentos triturados, cozidos ou no vapor.
Para compensar o corpo com proteínas que não são recomendadas para uso durante esse período, o trigo sarraceno deve ser incluído na dieta. Os pratos devem ser líquidos, sem sal e especiarias. O consumo moderado de trigo sarraceno durante a doença ajudará a lidar com o processo inflamatório e contribuirá para a recuperação. Sopa e mingau de trigo sarraceno viscoso são a base da dieta.
Você sabe 26 de junho, os eslavos orientais chamam o dia de trigo sarraceno a Akilina. O santo é considerado a padroeira da colheita do trigo sarraceno.
Durante a remissão
Os nutricionistas aconselham a reduzir a ingestão de carboidratos durante a remissão. Os alimentos podem ser picados, mas não amassados. Também deve haver pequenas porções 5-6 vezes ao dia. A utilização durante este período de pratos com trigo sarraceno não tem contra-indicações. Pelo contrário, o trigo sarraceno é rapidamente absorvido pelo organismo sem sobrecarregar a glândula. Seu alto teor de vitamina A ajuda a restaurar o corpo.
A fibra de trigo sarraceno remove toxinas e resíduos do corpo. O valor energético deste produto é bastante alto, pois contém aminoácidos e proteínas em volumes maiores do que em outros cereais. O trigo mourisco é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a composição do sangue e normalizar o colesterol.
Na pancreatite crônica
Dieta para pancreatite crônica é a base do tratamento. O paciente não deve comer carnes gordurosas, embora a quantidade de proteína consumida seja aumentada para 130 g por dia. Os pratos devem ser cozidos no vapor. É possível cozinhar e assar, mas raramente. O trigo sarraceno com kefir ajudará a lidar com a dor e a limpar o corpo de toxinas e toxinas.
O kefir deve ser consumido desnatado, fresco, não superior a 50 ml por recepção. Sopa de trigo sarraceno e mingau serão úteis. A composição dos cereais inclui flavonóides. Eles têm um efeito antibacteriano, anti-inflamatório. Os médicos recomendam o trigo sarraceno nesse período, pois envolve as mucosas irritadas e reduz a dor.
Benefícios do trigo mourisco
O trigo sarraceno é um produto nutritivo saudável obtido a partir de sementes de trigo sarraceno. Contém proteínas, ácidos graxos, minerais, vitaminas A, B, E, PP.
O trigo mourisco pode ser de diferentes tipos:
- branco - sementes naturais de um tom branco-esverdeado;
- castanho claro - sementes fritas;
- cozimento rápidoEu sou grãos marrons cozidos no vapor.
Pertence a carboidratos complexos e é um dos principais cereais da dieta. O seu conteúdo calórico é de 312 kcal por 100 g de produto. A quantidade de proteína contida nele é 4 vezes mais que a quantidade de gordura. O produto também é famoso por suas propriedades antioxidantes, pois contém compostos fenólicos.
Importante! A vida útil do trigo torrado é de 1 ano. O trigo sarraceno branco é preservado por 2 anos.
O mais útil é o trigo mourisco branco. Este é um produto dietético usado para fazer cereais, sopas e outros pratos. Seu uso em alimentos restaurará a função pancreática, ajudará a sair do estágio agudo, melhorará o processo de digestão, reabastecerá o corpo com vitaminas e elementos úteis.
O núcleo de grumos contém mais nutrientes do que picados. Mas para um paciente com trato gastrointestinal, é importante que o processo de digestão dos alimentos não tenha efeitos mecânicos adicionais nas membranas mucosas. Portanto, os prodel comem mais frequentemente com exacerbação da doença.
Danos e contra-indicações
Nos dois primeiros dias de exacerbação da pancreatite e doenças do trato gastrointestinal, o uso de qualquer alimento e trigo sarraceno, em particular, é contra-indicado. Além disso, você não pode comer demais esse cereal. Às vezes, este produto útil pode causar alergias. Usando trigo sarraceno, é necessário monitorar o estado do seu corpo para pessoas com aumento da coagulação sanguínea. O produto contém vitamina P, o que aumenta sua viscosidade. Quão útil o trigo sarraceno não seria, os nutricionistas não aconselham comer apenas por muito tempo. A nutrição deve ser variada, para que o corpo receba todas as vitaminas e minerais necessários.
Como cozinhar trigo sarraceno com pancreatite
Pessoas que apresentam anormalidades no pâncreas precisam monitorar rigorosamente sua dieta. Legumes cozidos, carne magra cozida, peixe, sopas e cereais de trigo sarraceno devem ser consumidos. As refeições devem ser frequentes, com pequenas porções. Carnes fritas gordurosas, cogumelos, caldos ricos em carne, repolho, milho, leite fresco, grumos de trigo, legumes, doces são proibidos. Para que o trigo mourisco não perca suas propriedades úteis, os pratos devem ser adequadamente preparados.
Vale a pena aderir às seguintes regras:
- certifique-se de enxaguar os cereais;
- Para mingau, use uma panela de aço inoxidável com fundo grosso;
- se o mingau não costuma ser misturado com uma colher, ele se torna friável;
- pratos de sal com trigo sarraceno devem estar no início do cozimento;
- fervura trigo mourisco é necessário em fogo baixo por cerca de 25 minutos.
Sopa de trigo sarraceno verde
Para preparar a sopa de creme, você deve:
- 200 g de grãos de trigo sarraceno germinados;
- 2 pepinos pequenos;
- 1 abacate;
- 100 g de sementes de girassol descascadas;
- sal, manjericão a gosto;
- pinhões, tomates secos, endro.
Para germinar o trigo sarraceno branco, é necessário lavá-lo e deixá-lo em uma pequena quantidade de água à temperatura ambiente durante a noite. De manhã e à noite, o procedimento deve ser repetido. A germinação deve ocorrer em 2-3 dias. Se o comprimento dos brotos atingir 1–2 mm - os grãos estão prontos para fazer a sopa.
As sementes de girassol descascadas devem ser embebidas por 20 minutos. Descasque o abacate e retire a pedra. Misture todos os ingredientes com um liquidificador até ficar homogêneo. Para a decoração, use pinhões, tomates secos ou endro verde.
Sopa de trigo sarraceno
Ingredientes necessários para fazer sopa de trigo sarraceno:
- 250-350 g de carne magra;
- 100 g de trigo sarraceno;
- 3 batatas;
- 1 cenoura;
- meia cebola pequena;
- sal a gosto
- folha de louro.
A carne deve ser cortada em pedaços pequenos, lavada, derramada com água e cozinhe por cerca de uma hora. Rale as cenouras, pique as cebolas, pique as batatas em cubos. Adicione os legumes picados e o trigo mourisco lavado ao caldo. Cozinhe até ficar macio. No final, a sopa é salgada, temperos e verduras picadas são adicionados.
Importante! Ajuste a quantidade de sal e temperos, dependendo do estágio da doença. Com a exacerbação, qualquer tempero deve ser completamente abandonado e, com remissão e pancreatite crônica, você pode adicionar muito pouco.
Mingau viscoso
Para preparar um mingau viscoso, você deve escolher o cereal certo. O melhor ajuste é o corte. A partir de cereais torrados com grãos integrais, o mingau solto deve ser cozido. O leite pode adicionar viscosidade a um prato. Mas para pacientes com pancreatite, deve-se dar preferência ao mingau na água.
Ingredientes essenciais:
- 1 xícara de trigo sarraceno;
- 2 copos de água;
- sal a gosto.
Antes de colocar para cozinhar o trigo sarraceno, é necessário enxaguá-lo. Em seguida, despeje a água na proporção desejada, adicione sal em pequenas quantidades e cozinhe em fogo baixo até cozinhar. Em casos raros, você pode adicionar manteiga, mas em quantidades muito pequenas e com a permissão do médico assistente.
Mingau com legumes e carne
Para uma variedade de pratos, você pode cozinhar mingau de trigo sarraceno com legumes e carne.
Você precisará de:
- 1 xícara de trigo sarraceno;
- 2 xícaras de água fervente;
- 200–250 g de carne magra;
- 1 cebola;
- 1 cenoura;
- 50 g de molho de tomate ou suco;
- sal a gosto;
- folha de louro.
A carne deve ser cortada em cubos pequenos e fritar levemente em uma panela antiaderente. Pique as cenouras e as cebolas e adicione à carne. Coloque tudo até a metade cozida em fogo baixo. Adicione o molho de tomate, um pouco de sal e misture. Enquanto os legumes são cozidos, o cereal deve ser lavado. Em seguida, coloque no caldeirão com carne e legumes e despeje água fervente. Cozinhe em fogo baixo por cerca de meia hora.A composição dos vegetais para cozinhar pode ser alterada. Abobrinha e pimentão também são bons.
Você sabe A culinária nacional do Japão não fica sem trigo sarraceno. Eles fazem macarrão chamado soba.
Salada de legumes
Salada de legumes deve ser fervida ou assada no forno. Você não deve temperá-los com especiarias quentes. Não é recomendado o uso de alho, rábano, mostarda, suco de limão e vinagre. O reabastecimento pode servir como azeite, iogurte e creme azedo com baixo teor de gordura.
Com pancreatite, as saladas podem ser consumidas como prato principal e como complemento ao prato.Esses legumes frescos não devem ser usados no prato: azeda, espinafre, cebola, rabanete, ruibarbo, rabanete, pimentão. Com pancreatite, as saladas são incluídas na dieta na fase de remissão persistente.
Trigo mourisco e kefir
O trigo sarraceno com kefir é um prato dietético e tem críticas positivas de médicos e pacientes com pancreatite. Eles podem ser introduzidos nos alimentos no quinto dia após a exacerbação. Prepare imediatamente um mingau viscoso na água, na forma fervida ou amassada. Sal, açúcar e manteiga não devem ser adicionados. Durante a remissão, o mingau pode ficar quebradiço com um pouco de sal e manteiga. O kefir é derramado no cereal acabado ou consumido, lavado com ele.
O trigo sarraceno é um produto dietético saudável. É utilizado durante o tratamento de pancreatite e outras doenças gastrointestinais. Uma dieta de trigo sarraceno com kefir é útil não apenas para pessoas doentes, mas também para pessoas saudáveis. Ele limpa o corpo, descarrega os órgãos digestivos e leva a se livrar de quilos extras.