A cera de abelha na sua forma original não é adequada para uso, requer pré-tratamento na forma de limpeza. Como clarear a cera em casa, leia abaixo.
O que é cera?
O produto em questão é o resultado da atividade vital das abelhas. É uma substância complexa de origem orgânica secretada pelas glândulas das abelhas que trabalham. É usado por insetos para a construção de favos de mel destinados ao armazenamento de pão de abelhas com mel, bem como ao cultivo de larvas.
Você sabe Durante muito tempo, as pessoas ficaram impressionadas com a forma correta das células hexagonais nos favos de mel das abelhas, mas apenas recentemente um estudo conjunto de cientistas britânicos e chineses tornou possível descobrir como elas são formadas. Acontece que as abelhas primeiro constroem um favo de mel redondo, após o qual a ação da tensão superficial força suas paredes a serem firmemente conectadas, tornando-se planas e uniformes.
Na sua forma final, a cera é uma substância sólida de cor branca com um tom amarelo, às vezes com um tom esverdeado ou marrom. Exala um cheiro agradável de mel. No total, inclui cerca de 50 compostos químicos diferentes.
Torna-se plástico quando aquecido a + 35 ° C, entra em estado líquido a uma temperatura de + 62 ° C e ferve a uma temperatura de + 100 ° C. A substância não se dissolve em água e glicerina, se dissolve parcialmente em álcool frio, se dissolve completamente em álcool quente.
Como as abelhas usam favos de mel para a finalidade a que se destinam, o produto muda de cor para marrom, depois completamente preto, devido à aderência dos restos de casulos, vilosidades, etc. As matérias-primas puras são obtidas por fusão. Para isso, vários métodos são usados.
Você sabe A cera é um excelente conservante que protege os alimentos perecíveis da penetração de bactérias nocivas. Por exemplo, se você precisar manter a cabeça do queijo natural por muito tempo, poderá derramá-lo com uma fina camada de cera e, quando chegar a hora, cortar a crosta resultante com uma faca e obter um produto fresco.
O que deve ser uma cera de qualidade
Produtos refinados de qualidade adequados para uso medicinal e cosmético, deve atender a certos critérios:
- cor - branco com um ligeiro amarelecimento;
- o cheiro - ausente;
- ductilidade - quando amassar com os dedos, é flexível, não deixa marcas oleosas; quando mastigado, não gruda nos dentes;
- dados e estrutura externos - a superfície é sólida, nivelada, lisa com uma ligeira concavidade, fosca no corte.
Cavar cera é um trabalho trabalhoso. Devido ao alto custo de produtos puros, vários aditivos são frequentemente misturados com as principais matérias-primas para reduzir seu custo. Pode ser parafina ou vários ésteres.
Quando misturados com parafina, flocos brancos são visíveis na fatia de matéria-prima. A evidência de impurezas também é:
- odor estranho;
- manchas gordurosas;
- superfície opaca forte;
- estrutura frágil.
Métodos para limpar a cera de impurezas
Existem muitas maneiras diferentes de processar matérias-primas; frequentemente eles são combinados para alcançar um melhor resultado. Pode ser métodos físicos e químicos. A seguir, mostramos como fazer isso corretamente em casa.
Métodos de processamento a seco e a úmido
Antes de prosseguir para o tratamento final, que envolve a purificação de impurezas, a cera é derretida. Para isso, são utilizados métodos seco e úmido. O primeiro envolve o derretimento sem o uso de água e praticamente não produz resíduos, mas é adequado apenas para matérias-primas inicialmente puras, o que é muito raro nos apiários.
Nesse sentido, o segundo método é usado com mais frequência. O processo de processamento começa com a imersão de matérias-primas em água quente limpa (+ 40 ° C). Todos os produtos são colocados em um balde ou panela grande e vertidos com água. O contêiner fica na rua por vários dias; não se esqueça de cobri-lo para não atrair insetos. A água é trocada diariamente e o conteúdo do recipiente é agitado a cada 3-4 horas. O processo de imersão leva pelo menos um dia, mas é melhor manter o produto na água até que o líquido pare de colorir com impurezas.
Importante! Com o método de processamento úmido, somente utensílios de aço inoxidável devem ser usados para ferver. Em reação a outro metal, a cera perde todas as suas qualidades benéficas.
Em seguida, todas as matérias-primas são colocadas em um saco de gaze e imersas em água fervente. A ebulição continua em fogo baixo até que as matérias-primas estejam completamente derretidas. Em seguida, a gaze é removida, toda a sujeira permanece nela e a cera à superfície é coletada e jogada de volta na água fria. Antes do processo de limpeza adicional, a cera precisará ser evaporada, ou seja, se livrar do excesso de umidade. É fornecido um forno para isso. A cera é colocada em um prato limpo e seco e evaporada a uma temperatura de + 80 ° C. O método de processamento a seco envolve a evaporação da cera no forno imediatamente, sem imersão preliminar ou em uma refinaria de cera.
Vídeo: refelagem de cera de abelha
Limpeza de impurezas por cera natural
A maneira mais eficaz de limpar é inundar o sol. Nesse caso, uma refinaria de cera solar é usada. O design é um tanque de metal, na parte inferior do qual está uma bandeja para coletar produtos líquidos. Acima da bandeja, há uma placa de aço em ângulo.
Uma grade de aço inoxidável de malha fina é colocada acima da placa, através da qual as matérias-primas após o aquecimento serão drenadas para a placa e dela cairão na bandeja de coleta. As paredes internas da caixa são cobertas com papel alumínio e uma tampa de vidro é instalada na parte superior - essa abordagem permite aumentar a temperatura de aquecimento. Sob condições climáticas ideais, a temperatura nessa caixa é mantida em + 50 ° C.
- Este método tem 2 desvantagens:
- 40% das matérias-primas permanecem com o lixo na grade, portanto é necessário processamento adicional;
- matérias-primas refinadas podem ser obtidas apenas se a rua estiver em clima quente e ensolarado.
Limpeza de reagentes
A purificação pode ser realizada usando ácido cítrico ou carvão ativado. Para a purificação ácida, 40 a 12 kg de matérias-primas e 30 ml de suco de limão são tomados por 40 litros de água ou 30 g de ácido cítrico são diluídos em 30 ml de água.
Primeiro, a água é fervida, os produtos são colocados e um fluxo fino, agitando continuamente as matérias-primas, despeje o ácido. Imediatamente depois disso, o fogo é apagado, o recipiente é coberto com uma tampa e enrolado em um cobertor quente. Após o resfriamento completo, os produtos purificados são removidos da água.
Ao usar carvão ativado, faça o seguinte:
- Derreta a cera.
- Adicione 10% de carvão ativado (da massa total de matérias-primas) e misture bem.
- Filtre produtos usando gaze ou peneira para filtrar partículas grandes.
Métodos alternativos de limpeza e branqueamento em casa
Os métodos de limpeza popular envolvem o uso das propriedades físicas do material. Eles são adequados para o processamento de pequenas quantidades de matérias-primas e são ideais se você estiver procurando uma maneira de branquear produtos sem usar impurezas químicas.
As matérias-primas passam por vários graus de purificação:
- filtragem;
- manutenção;
- clareamento.
Importante! A sedimentação pode ser realizada várias vezes, pré-derretendo o produto, se houver muitos contaminantes.
Filtragem
As matérias-primas remodeladas são passadas por várias camadas de filtros:
- malha de aço inoxidável;
- gaze;
- Kapron.
Sustentação
Antes de assentar, os produtos são novamente transferidos para o estado líquido e colocados na água, cuja temperatura é 20 ° C mais baixa que a da cera. O recipiente é embrulhado em um cobertor quente para reduzir a velocidade da configuração da cera. O processo de limpeza se deve ao fato de as estruturas de água e cera diferirem em densidade. A poluição se instala parcialmente no fundo, permanece parcialmente na superfície das matérias-primas endurecidas. A sujeira restante na superfície do produto é facilmente removida com uma faca.
Clareamento
Para branquear, você pode usar ácido acético.
Vinagre aplicado 9% de concentração, maçã ou mesa:
- As matérias-primas são derretidas na água.
- Em seguida, o ácido acético é derramado em uma corrente fina. A taxa de consumo de ácido é calculada dependendo da quantidade de matéria-prima. Para branquear 1 kg de cera, são necessários 40 ml de vinagre.
- Imediatamente após despejar o vinagre no recipiente, o fogo é desligado.
- Após o resfriamento, eles retiram a matéria-prima branqueada da água e a utilizam para a finalidade a que se destina.
Vídeo: Iluminação de cera de abelha
O clareamento pode ser feito ao sol. A cera seca deve ser cortada e espalhada em uma camada fina sobre uma tábua de madeira pré-revestida com papel alumínio. Em seguida, a placa é exposta à luz solar direta. Um dia depois, as matérias-primas branqueadas são coletadas, re-derretidas e sua cor avaliada após o resfriamento. Se ainda não estiver claro o suficiente, manipule novamente com o sol. Esse processo de branqueamento será mais longo, porque os raios do sol iluminam apenas uma fina camada de cera.
Para obter cera de alta qualidade que possa ser usada para fins médicos e cosméticos, é necessário realizar seu processamento preliminar. Este processo envolve a purificação de impurezas. Sujeito às recomendações acima, esse processo é fácil de executar em casa, sem o uso de produtos químicos.