À primeira vista, a estrutura padrão da colméia parece ser o sistema mais prático e comprovado há anos, que não requer acréscimos ou intervenções.. No entanto, os apicultores russos ocasionalmente usam outros designs menos comuns desses produtos, e um dos exemplos mais impressionantes é a colméia japonesa, que será discutida neste artigo.
Características do design e tecnologia da apicultura japonesa
O design da colméia japonesa combina vários edifícios separados, cada um com 10 a 30 cm de altura, mas a principal diferença entre esse produto é a falta de molduras, cujo papel são varas de madeira colocadas transversalmente na cruz, fixando os favos na posição correta. Às vezes, a peça transversal de apoio é feita de arame grosso, embora isso nem sempre seja conveniente.
Você sabe O tempo de vida de uma abelha em funcionamento não passa de 40 dias e, durante esse período, ele consegue passar de um limpador regular, limpando as células dos ovos depositados pelo útero e terminando com um coletor de mel, mas no final de sua vida.
Vantagens
- Apesar da aparente simplicidade, a colméia japonesa tem muitas vantagens benéficas e, acima de tudo:
- pequenos custos de tempo para fabricação;
- baixo consumo de materiais;
- falta de mais enxames de abelhas (é muito simples dividir uma família em duas);
- simplicidade da seleção do mel (as maiúsculas são removidas);
- facilidade de manutenção da própria colméia e dos insetos que nela vivem.
Desvantagens
A maioria dos apicultores associa as desvantagens do método japonês de manter as abelhas com dificuldades em substituir uma família, selecionar um leigo, substituir o útero ou verificar rotineiramente a qualidade da ninhada em busca de doenças. A saída dessa situação pode ser o reassentamento anual de famílias de abelhas, o que nem sempre é conveniente.
DIY japonês colmeia tecnologia de fabricação
Fazer uma colméia japonesa não leva muito tempo, e mesmo uma pessoa inexperiente pode lidar com essa tarefa. Com um mínimo de ferramentas e materiais, em apenas alguns minutos você pode obter uma "caixa" muito simples, mas prática, que serve como um excelente refúgio para as abelhas.
Peças e ferramentas para fabricação
As principais coisas que você precisa para trabalhar são:
- tábuas com 20 cm de altura, que podem ser cortadas em 4 partes de 30 cm cada (a espessura do material é arbitrária);
- fios grossos ou ripas de madeira para criar cruzes internas;
- parafusos, pregos comuns ou líquidos para fixar paredes individuais da “caixa”;
- papel de areia;
- martelo ou chave de fenda.
Você sabe A imagem mais antiga das abelhas tem cerca de 15 mil anos, pelo menos esse padrão foi encontrado na parede de uma das cavernas localizadas na parte leste da Espanha.
Desenhos e dimensões
As dimensões padrão do gabinete da construção descrita são 30 × 20 cm, mas se necessário, você pode fazer seus próprios pequenos ajustes (são conhecidas variantes de 30 × 30 cm).
Além disso, você pode usar placas inferiores de 15 centímetros, que são conectadas de forma que o comprimento e a largura das paredes do interior sejam 22 cm. Nesse caso, existe apenas uma porta e, na parte inferior da casa, não é necessário instalá-la em cada compartimento.Colmeia equipamentos dentro
Dentro da “caixa” fabricada, há lintéis em forma de cruz e, no topo da colméia, é instalada uma grade de madeira, composta por 5-6 trilhos de 30 mm, derrubados a uma distância de 5 a 10 mm um do outro. A cruz interna é criada a partir de dois desses racks. O arnês deve ser derrubado no tamanho do estojo e, com a ajuda de pregos ou parafusos, prenda uma proteção nele.
Importante! Para evitar que as abelhas pululem, alguns apicultores sugerem fazer um orifício em cada compartimento individual, conectando-os com uma rolha de madeira, se necessário, apenas o entalhe inferior não é fornecido neste caso.
A tampa é coberta com qualquer material de impermeabilização e o fundo é removível, o que facilitará ainda mais a manutenção da estrutura. Em vez de pintar o produto acabado, vale a pena embeber a madeira com uma substância sintética especial que impeça a deterioração da madeira, mas não impeça a troca de ar.É permitido fazer uma cruz a partir de praticamente qualquer material durável - madeira ou arame.
Regras para manter abelhas em colmeias japonesas
Para o máximo conforto da família das abelhas e a obtenção de uma grande quantidade de mel, você deve conhecer algumas das nuances de cuidar da colméia e de seus habitantes. Por exemplo, a expansão da estrutura é sempre realizada apenas a partir de baixo, e as partes inferiores são sempre instaladas com antecedência, dado o aumento da primavera-verão na força da família das abelhas. Isso permite que você não interfira na estrutura da zona de criação.
Para o inverno, a colméia pode ser desmontada um pouco, deixando o número de compartimentos suficiente para que a altura interna do ninho seja de pelo menos 40 cm. Três compartimentos com uma altura de 15 cm cada correspondem a uma estrutura alta e estreita, proporcionando a quantidade ideal de mel para um inverno normal para a família das abelhas.
Dicas de apicultores experientes
A apicultura não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer, portanto, um iniciante não pode prescindir das recomendações de apicultores experientes. No caso das colmeias japonesas, vale a pena ouvir as seguintes dicas:
- deve haver apenas um entalhe localizado no compartimento mais baixo;
- se as abelhas estiverem quentes por dentro, elas podem ser aumentadas ou um fundo de malha pode ser arranjado para fornecer ventilação adequada, mas não separar os orifícios na caixa;
- cortar os corpos ao extrair mel, de preferência com um fio longo, como se cortasse todo o espaço entre dois blocos separados (isso permite executar o procedimento de maneira rápida e clara);
- a altura do estojo pode ser menor; antes de cortar a colméia, será possível olhar pelo menos 10 cm para ver se os favos de mel estão selados para não cortar “aleatoriamente” e danificar células importantes.
Importante! O projeto final deve ser colocado apenas em locais com um grande número de plantas de mel, para que cada família possa construir até oito edifícios, cada um com 15 cm de altura.
De fato, a colméia japonesa tem admiradores e críticos, portanto, não é de surpreender que a tecnologia de construção dessas colmeias ainda não tenha encontrado ampla distribuição na Rússia. No entanto, se você seguir as recomendações de apicultores já experientes, todas as falhas associadas à operação desse produto podem ser minimizadas.