Champignon é o cogumelo mais comum hoje em dia. Ele mereceu popularidade por ser um depósito de elementos extremamente úteis necessários para manter a saúde e prevenir doenças. Além disso, é um substituto acessível para produtos de carne e peixe.
Valor nutricional
A composição química do produto contém muitos minerais e oligoelementos. O valor nutricional e energético dos champignon é (por 100 g):
- na forma bruta, o conteúdo calórico é de 27 kcal, em lata - 12, o número de calorias no cozido - 37;
- 4,3 g de proteína em cogumelos frescos;
- gorduras 1,0 g;
- carboidratos 0,1 g;
- fibra alimentar 2,6 g;
- água 91 g.
Você sabe Oncologistas acreditam que o champignon contém atividade antitumoral.
Vitaminas
100 g de champignon contêm um complexo de vitaminas e minerais, incluindo ácidos:
- ácido ascórbico - 7 mg;
- ácido nicotínico (PP) - 5,6 mg;
- niacina - 4,8 mg;
- um grupo de vitaminas A - 2 mcg;
- ácido pantotênico - 2,1 mg;
- lactoflavina - 0,45 mg;
- tiamina e alfa-tocoferol - 0,1 mg cada;
- beta-caroteno - 0,01 mg;
- piridoxina (uma das formas de vitamina B6) - 0,05 mg;
- folatos - 30 mcg.
Propriedades úteis de champignon
Os cogumelos em questão contêm muito pouco sódio - apenas 6 mg, o que nos permite recomendá-lo para dietas sem sal. No entanto, um alto teor de potássio (530 mg) ajuda a manter o funcionamento do sistema cardiovascular, satura o cérebro com oxigênio, normaliza o açúcar no sangue e também é benéfico para a pele do rosto e do cabelo.
Você sabe Champignon pode ser encontrado no menu de muitas dietas para perda de peso devido ao seu baixo teor calórico, alto valor nutricional e energético.
Curiosamente, o produto contém quase tanto cálcio e fósforo quanto peixe. Ele contém 18 aminoácidos, 8 dos quais são considerados indispensáveis para os seres humanos, porque o corpo não pode formar por si só.
O grupo da vitamina B ajuda a regular a percepção da gama de cores pelos olhos, fornece adaptação gratuita no escuro, participa de processos metabólicos, da síntese de hormônios e hemoglobina. A vitamina PP está ativamente envolvida no processo energético e metabólico, normaliza a atividade do trato gastrointestinal e do sistema nervoso.
Vídeo: propriedades benéficas dos champignon
As propriedades benéficas também devem incluir a prevenção de rugas prematuras e, devido à presença de selênio, que faz parte dos cosméticos antienvelhecimento, o cogumelo recebeu o título de "elixir da juventude". O uso de 500 g de champignon por semana ajuda a manter a elasticidade da pele e a prevenir a celulite.
Os cogumelos ajudam a reduzir o risco de ataques cardíacos e aterosclerose vascular, agem como antioxidantes naturais e também removem perfeitamente as toxinas do corpo. Adequado para pessoas com doenças do estômago e intestinos.
Importante! Os cogumelos não são mais bem combinados com vegetais fibrosos (brócolis, couve-flor). Inicialmente, recomenda-se limitar a preparação de pratos com esses produtos.
Danos e contra-indicações
Apesar de todas as qualidades úteis, o produto pode ser prejudicial. Isso pode acontecer em dois casos: se cogumelos tóxicos são usados ou uma pessoa tem uma intolerância individual. Em outros casos, eles não são contra-indicados.
Também é indesejável comer demais cogumelos, especialmente para crianças - o fato é que os frutos contêm uma grande quantidade de quitina, difícil de absorver pelo organismo. Para uso seguro, é importante tratar os champignons com água morna.
Crianças menores de dois anos não devem comer cogumelos. Se a criança for mais velha e você planeja introduzir o produto na dieta, é necessário fazer isso gradualmente, cortado em pedaços pequenos - a chance de danificar o sistema digestivo é bastante reduzida.
Importante! Durante a amamentação, esse produto deve ser consumido com muito cuidado e comprado apenas em locais confiáveis. Antes que o bebê complete 3 meses, é melhor não comê-lo.
Recomendações para a seleção e armazenamento de champignon
Recomenda-se selecionar vendedores confiáveis que, ao cultivar champignon, não usem pesticidas. Cogumelos frescos não devem ter manchas marrons. O champignon jovem é até branco, os produtos maduros adquirem uma tonalidade escura - durante a preparação, ficam rígidos e têm sabor amargo.
Existem várias regras simples, aderindo às quais, o uso na culinária será saboroso e mais útil:
- Preste atenção ao chapéu de cogumelo. Deve ser ligeiramente rosado ou bege, sem cortes e manchas.
- Olhe embaixo do chapéu e certifique-se de que ele fique bem firme na perna. Se o chapéu estiver embrulhado ou houver manchas - o cogumelo está maduro demais.
- A perna deve ser elástica e sem espaços internos.
- Inspecione todos os cogumelos. Se houver pelo menos um excesso entre as frutas frescas, isso acelerará a deterioração do restante.
Os cogumelos abertos sem embalagem podem ser armazenados por 2 a 3 dias, se forem colocados em um saco plástico ou embrulhados em filme plástico - por até 7 dias.
No freezer, você pode armazenar cogumelos crus, fritos e cozidos. Quando congeladas, a vida útil das frutas processadas termicamente aumenta para 6 meses, enquanto as cruas são adequadas por 40 dias. Você também pode recorrer à decapagem (armazenada por pelo menos um ano) ou à secagem. Se você escolher a última opção, considere que aproximadamente 90% da massa total é perdida e seu prazo de validade é de 8 a 12 meses.
Os champignon não são apenas saborosos, mas também incrivelmente nutritivos - é difícil superestimar o bom efeito sobre o corpo. Uma grande quantidade de proteína facilmente digerível ajudará a acelerar o ganho muscular, e o uso sistemático acelerará o metabolismo. O principal é levar em consideração os períodos de armazenamento, critérios de seleção, dicas e a quantidade máxima de nutrientes armazenados no produto.Importante! Não é recomendável que os cogumelos sejam lavados antes de serem refrigerados.