Como os analistas da principal diretoria territorial do Banco da Rússia nos Urais conseguiram calcular, no mês passado o valor de mercado de tipos de carne como cordeiro e porco aumentou significativamente nos mercados de okrug.
Em particular, ficou claro que, desde maio de 2018, a carne de porco aumentou em média de cinco a seis por cento. E os especialistas veem a razão do aumento de preço em um ataque de vírus. O fato é que os pastores temem pelo gado, que pode sofrer com a disseminação do vírus da peste suína africana, que é difundido no mundo.
Sabe-se que surtos de ASF são continuamente registrados nos países asiáticos, adjacentes aos Urais. Experimentando que o vírus pode chegar a suas fazendas e destruir todos os indivíduos, os fazendeiros dos Urais aumentam o preço da carne, a fim de se assegurarem em caso de uma provável infecção do gado.
Sabe-se que as taxas mais ativas de aumento dos preços da carne suína são registradas no mercado da região de Tyumen - a carne suína se tornou quase 12% mais cara ao longo do ano.
Também em maio, os laticínios aumentaram de preço no Distrito Federal dos Urais. O custo do leite e do creme de leite está crescendo especialmente rápido. Os analistas têm certeza de que o aumento no preço desses produtos se deve à luta das agências reguladoras regionais com falsificações nas prateleiras de laticínios.
Sabe-se que há vários meses, na Rússia, foi aprovada uma lei de que todos os produtos lácteos devem estar equipados com certificados eletrônicos de qualidade veterinária antes de serem colocados à venda. A introdução da certificação levou ao fato de que os preços do leite de alta qualidade nas regiões aumentaram significativamente.