Para obter o maior rendimento dos tomates, eles devem ser fertilizados. Substâncias orgânicas e minerais, infusões de ervas são usadas como fertilizantes. No artigo, mostraremos como fertilizar os tomates com fermento.
O que dá levedura de tomate para o molho superior
É bom alimentar quase todas as plantas com suplementos de levedura, porque eles contêm uma enorme quantidade de micro, macrocélulas e aminoácidos.
- Eles são especialmente úteis para tomates, porque possuem as seguintes ações:
- melhorar a composição do solo, em particular saturar com nitrogênio;
- estimular o crescimento de mudas;
- contribuir para uma adaptação mais rápida das mudas em um novo local;
- afetar o desenvolvimento de rizomas e o crescimento da massa vegetativa;
- contribuir para um aumento no número de ovários e frutas;
- aumentar a resistência da planta a condições adversas;
- reforçar a imunidade do tomate a doenças (em particular, à praga tardia) e a insetos parasitas;
- melhorar o sabor da fruta.
A composição desta isca, disponível para cada jardineiro, contém os seguintes ingredientes:
- levedura
- açucar
- madeira cinza;
- água.
Você sabe A botânica classifica o tomate como uma baga syncarp multi-estrela, porque sob a pele fina eles têm carne com sementes. A sistemática tecnológica considera o tomate um vegetal, pois é cultivado no jardim. E de acordo com as regras da União Europeia, é uma fruta, porque é uma fruta suculenta das plantas.
Quando e com que frequência você pode alimentar tomates com fermento
O molho de levedura já pode ser incluído na fase de mudas. Eles são introduzidos pela primeira vez no momento em que o primeiro folheto aparece no broto. No futuro, será necessário fertilizante após um mergulho. O fertilizante deve ser diluído em um balde de água e, em seguida, despeje o solo na zona próxima ao tronco da planta a partir de um pequeno regador ou filtro. Pela terceira vez, um arbusto de tomate é tratado na fase de brotamento e floração das primeiras flores.
Fertilizante de levedura também é adequado para cobertura foliar. Isso pode ser feito a qualquer momento durante o desenvolvimento da planta. Com o método de aplicação foliar, o fertilizante penetra mais rapidamente no corpo do tomate, é melhor absorvido. Além disso, a taxa de fluxo do fluido de trabalho nesse caso será menor do que com a aplicação da raiz. No entanto, o líquido é preparado menos concentrado.
Na maioria das vezes, a isca foliar é administrada para alimentar mudas e plantas jovens na primeira metade da estação de crescimento. A mistura de nutrientes é pulverizada nas hastes, nas placas das folhas superior e inferior de cada arbusto.
Ao cultivar tomates em campo aberto, o fertilizante é pulverizado à noite, após o pôr do sol ou em tempo nublado. Isso protegerá a folhagem contra a ocorrência de queimaduras e a secagem prematura da solução nutritiva.
Ao cultivar tomates em estufas, incluindo policarbonato, o reabastecimento foliar é realizado de manhã cedo, para que à noite as folhas sequem e o nível de umidade no abrigo não aumente excessivamente.
Para mudas, 0,5 l de mistura de levedura será suficiente, para plantas adultas - 1,5–2 l.
Importante! A suplementação de levedura fresca melhora o rendimento. A mistura fermentada afeta o amadurecimento precoce dos frutos, leva ao atraso no crescimento e ao envelhecimento da planta.
A receita da solução
Existem várias receitas para nutrição de leveduras. Vamos apresentar-lhe um dos mais populares.
Proporções
Os seguintes ingredientes serão necessários para a preparação:
- fermento seco - 10 g;
- cinza de madeira - 0,5 l;
- açúcar - 5 colheres grandes;
- água - 10 l.
Vídeo: Como fazer a levedura nutrição para tomates
Instruções de cozimento passo a passo
Como preparar a cobertura, você entenderá as instruções acima:
- Dilua o fermento em uma pequena quantidade de água morna, mas não quente.
- Coloque a mistura em um recipiente de 3 litros com água morna.
- Misture com açúcar.
- Adicione cinzas.
- Misture tudo.
- Coloque em um local quente para fermentação.
- Após 10 a 15 minutos, a mistura está pronta para uso.
- Antes de usar, ele deve ser diluído em água morna na proporção de 1:10.
Como tratar tomates com ácido bórico
Outro elemento importante que o tomate precisa para frutificar e desenvolver com sucesso é o boro. O ácido bórico permite nutrir a planta, ativar sua floração, impedir a liberação de ovários, o desenvolvimento de doenças e a invasão de insetos parasitas. Tudo isso pode ser alcançado se a pulverização for feita corretamente.
Não são necessárias habilidades especiais para alimentar plantas com ácido bórico. Você só precisa preparar adequadamente a solução e borrifá-la com uma pistola de pintura. A vazão do fluido de trabalho é de 1 litro por 1 quadrado. m ou 10-15 ml por 1 arbusto. A solução é preparada de diferentes maneiras - dependendo da finalidade para a qual é usada.Mudas
Para que as mudas cresçam rapidamente e se desenvolvam corretamente, é necessário embeber as sementes em ácido bórico antes da semeadura. A solução é preparada misturando 0,5 g de pó com um litro de água morna e insista por 24 horas. As sementes são colocadas em gaze e depois colocadas em um recipiente com líquido bórico. Duração de imersão - 24 horas.
Plantas adultas
A pulverização de plantas adultas é feita duas vezes por temporada - durante o florescimento das flores e o amadurecimento das frutas. O intervalo entre eles deve ser de pelo menos 10 dias.
Durante a floração
Para a alimentação foliar durante a floração, é preparada uma mistura de 10 g de pó e 10 l de água quente. Os cristais devem se dissolver completamente. Em seguida, a solução é coletada em um frasco de spray e pulverizada em folhas e caules.
Antes de pulverizar todo o site, você precisa fazer o processamento de uma planta. Se, após um dia, não ocorrerem alterações negativas, você poderá continuar alimentando os demais arbustos de tomate.
Uma variante do tratamento radicular também é possível; no entanto, nesse caso, uma queima do rizoma pode ser provocada. Para evitar isso, antes de alimentar a planta deve ser abundantemente regada.
A fertilização é realizada em um dia nublado, na ausência de chuvas. No período seco, a concentração da solução de trabalho é reduzida em 0,5 vezes. A pulverização é realizada à noite.
Importante! Se, após o primeiro tratamento, a condição dos arbustos de tomate piorar, uma segunda pulverização não será realizada.
Durante a frutificação
Assim que os frutos dos arbustos começam a ficar marrons, eles podem ser alimentados novamente com líquido contendo boro. Esse processamento permitirá preservar a apresentação dos vegetais por mais tempo e melhorar seu sabor, aumentando o teor de açúcar.
A solução é preparada na mesma proporção que com a cobertura durante a floração.
Tratamentos com fluido contendo boro também são realizados quando a planta não possui boro. Esse problema é indicado por folhas enroladas, secas e amareladas, topos curvos, formação de manchas marrons e claras na folhagem, derramamento de flores, ovários.
Dicas úteis
Ao alimentar os tomates, as recomendações de jardineiros experientes devem ser consideradas:
- O fermento na cobertura deve ser feito apenas quando o solo esquentar bem.
- O solo deve estar bem umedecido antes da recarga. A fertilização em solo seco ou muito úmido é inaceitável.
- Não exagere com a cobertura - 3-4 por uma temporada é suficiente para os tomates.
- Como aditivos para o fermento, você pode usar cinza de madeira (satura o solo com potássio), infusões de ervas (de urtiga, lúpulo, parte superior da batata), infusão de casca de ovo (para saturação com cálcio).
- Além do fermento seco, também pode ser usado um produto cru (vivo).
- Se não houver fermento na casa, você pode fazer fertilizantes com pão, bolachas e doces preparados com massa de levedura.
Portanto, obter uma boa colheita de tomate depende do cuidado de qualidade das plantas, em particular, da aplicação oportuna de fertilizantes. Um dos fertilizantes eficazes dos tomates é o fermento. Usando a receita do artigo, você pode cozinhá-lo rapidamente. Este suplemento ambiental permite o crescimento de massa verde e um aumento significativo no rendimento. A pulverização com ácido bórico também é desejável durante a estação.Você sabe Na Espanha, na última semana do verão, é realizado um festival internacional em larga escala, La Tomatina, no qual as pessoas organizam uma batalha com tomates. As autoridades locais preveem a celebração de mais de 100 toneladas de tomate. E após a batalha, os bombeiros limpam os restos de tomate.