Cientistas indianos se preocupam com a saúde dos agricultores.
Qual é o dano dos pesticidas para os seres humanos, os índios sabem em primeira mão. Em 2017, 63 agricultores no estado de Maharashtra foram mortos na Índia devido a envenenamento por pesticidas.
O veneno entra no corpo humano através dos pulmões, trato digestivo e pele. A toxicidade dos compostos é perigosa, pois afeta a colinesterase, que destrói o mediador da acetilcolina. Esse mediador é responsável pela transmissão de impulsos motores do nervo para o músculo. Se houver excesso, toda a musculatura de uma pessoa fica paralisada - cãibras, cãibras, insuficiência do ritmo cardíaco e muitas outras conseqüências desagradáveis e mortais. Este é um grau extremo de envenenamento.
Os índios desenvolveram uma ferramenta que neutraliza os efeitos do pesticida. Cientistas do Instituto de Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa (Bangalore, Índia), sob a direção do Departamento de Biotecnologia, desenvolveram um gel de oxima.
No coração do produto está a quitosana quimicamente modificada. Este é um aminoácido, na natureza pode ser obtido apenas a partir de quitina, ou seja, a casca de camarão, lagosta, caranguejo, bem como de cogumelos inferiores. Testes em animais mostraram que o gel desativa a ação do fosfato orgânico e reduz a inibição da acetilcolinesterase.Os pesquisadores dizem que os agricultores raramente usam roupas de proteção no clima quente da Índia. Além disso, o que é inconveniente, os fabricantes economizam em luvas, sapatos e respiradores. Como resultado, os agricultores indianos pulverizam pesticidas em grandes concentrações sem proteção especial.
Agora, os cientistas planejam realizar testes em voluntários. Se tiverem sucesso, o gel pode se tornar um agente protetor alternativo para a pele humana contra pesticidas.