Cultivar tomates em ambientes fechados depende em grande parte da composição do solo. Você pode saturar o solo com fertilizantes e, na maioria das vezes, os produtores de vegetais recorrem a ingredientes naturais, como o fermento.
Você sabe O símbolo oficial do Oregon, que os próprios americanos chamam de estado da cerveja, é o fermento.
Por que os tomates na estufa são alimentados com fermento?
Os fungos de levedura ou fermentação, como são chamados popularmente, são um grupo de microrganismos unicelulares com uma enorme taxa de reprodução. O uso do produto para plantas é devido à sua composição química:
- nitrogênio
- fósforo;
- magnésio
- ferro
- proteínas constituídas principalmente por aminoácidos;
- carboidratos;
- amido;
- fibra;
- substâncias gordas.
Esta é uma lista incompleta dos elementos necessários para a vida das plantas em cada estágio do desenvolvimento. Os fungos, entrando no solo, ativam e empurram as bactérias benéficas nele para que se desenvolvam. Como resultado dessa interação, o sistema radicular dos tomates absorve mais rapidamente e completamente os nutrientes.Sendo um produto natural, esse fertilizante pode ser usado em todas as etapas do desenvolvimento do tomate, até a colheita. A levedura não apenas nutre, mas também cria uma barreira protetora ao redor das plantações, inibindo a microflora patogênica. A fertilização com fungos no estágio de plântulas fortalece sua imunidade, aumenta a resistência a fatores externos negativos e a capacidade de enraizar após um mergulho.
Vantagens e desvantagens do método
A principal vantagem do produto é sua naturalidade, que prolonga o tempo de seu uso.
- Outras vantagens:
- rápida adaptação de mudas em um novo local;
- crescimento ativo de tops;
- resistência a doenças e pragas;
- a formação de um número maior de ovários de frutas;
- saúde das raízes
- não há necessidade de curativos frequentes;
- fertilizante barato, em contraste com os produtos biológicos adquiridos.
Entre as desvantagens do uso estão a absorção de cálcio e potássio pela fermentação de fungos.
Importante! Para que não haja falta de potássio e cálcio no solo após a cobertura da levedura, é adicionada cinza de madeira no dia seguinte.
Datas de alimentação
Contribua com composições de levedura durante todo o período de desenvolvimento do tomate. A frequência de aplicação depende da concentração da mistura preparada. Geralmente fertilize o solo três vezes por temporada. Um pouco de cobertura concentrada é introduzido 4-5 vezes.O primeiro procedimento é necessário para os tomates uma semana após o plantio em estufa, estimula o crescimento e o enraizamento. A segunda vez que fertilizam após o enraizamento, a planta precisa ganhar força para construir uma parte superior forte. O terceiro curativo é realizado antes da floração, o que estimula ainda mais a formação de mais ovários de frutas.
Características da preparação da solução
A solução nem sempre é preparada exclusivamente a partir de leveduras e água, o leite pode ser usado como base líquida e outros componentes podem ser adicionados. Por exemplo, o fermento insiste no leite 1: 5 por cerca de duas horas, seguido de diluição com água 1:10. Uma solução padrão é preparada dissolvendo os fungos de fermentação em água morna (+ 50 ° C), deixada por 48 horas e depois diluída com água 1:10.
Você sabe A pipoca ganha um sabor incomum de queijo, graças à adição de fermento.
Urtiga na quantidade de ¼ da mistura total pode ser adicionada à mistura. Uma quantidade igual de fermento com açúcar também é preparada. Após a infusão, diluir 1: 5 com água. Geralmente, o fermento vivo é usado como fertilizante, mas os secos também são inadequados. Nesse caso, 10 g de matéria seca e 2 colheres de sopa. eu açúcar O processo adicional não difere da tecnologia acima.
Vídeo: como fazer uma solução de fermento
Como fertilizar tomates em uma estufa
Para a eficácia da nutrição natural, você precisa conhecer algumas regras:
- Ao preparar a estufa para o plantio, é necessário adicionar matéria orgânica ao solo para que os fungos úteis tenham algo com que interagir. A dosagem de composto ou húmus é de 6-7 l / m².
- Após o transplante de mudas, recomenda-se o uso de cobertura morta, que retém o calor e a umidade do solo, além de controlar as ervas daninhas.
- A mistura de levedura é aplicada ao solo umedecido. Antes de aplicar, molhe os tomates e aguarde até que a água seja completamente absorvida.
- Em seguida, solte completamente e profundamente o solo.
- Para saturar com nutrientes, é mais racional realizar o tratamento radicular.
- A temperatura da solução não deve ser inferior a + 18 ° C.
- De 0,5-1 l de líquido nutriente é derramado sob cada arbusto.
Recomendações de jardineiros experientes
Cada processo no cultivo de vegetais tem suas próprias sutilezas, não uma exceção, e cobertura. Algumas recomendações:
- Solução de levedura deve ser usada no dia da preparação.
- O tomate será mais resistente a doenças se o primeiro curativo for realizado no estágio de plântulas, após a formação do primeiro par de folhas.
- A introdução precoce de fungos de fermentação definirá o tom correto para o desenvolvimento de mudas; não dobrará os caules e esticará.
- A solução fermentada não é usada em mudas, mas pode ser usada em amostras adultas.
- Além do curativo radicular, também são realizadas folhas foliares, que em sua maioria são a prevenção de doenças e pragas.
Os compostos naturais para o cultivo de vegetais são muito mais seguros e não menos eficazes do que os compostos minerais adquiridos. No entanto, eles também têm suas próprias regras e taxas de aplicação.