Uma excelente colheita de batata só pode ser obtida com a escolha correta do material das sementes e a preparação dos tubérculos para o plantio, que consiste em triagem, calibração, germinação, curativo e estimulação com micronutrientes. Se você é iniciante no cultivo e escolhe o material para o plantio, a melhor solução seria comprar variedades de batata adequadas às condições climáticas e do solo locais.
Termos para preparar batatas para plantar
A cultura da batata é afetada não apenas pela qualidade das sementes, mas também pelas condições gerais de armazenamento e semeadura. As desvantagens comuns incluem a germinação prematura de batatas.
Antes do plantio, é necessária uma seleção preliminar de tubérculos. Jardineiros experientes recomendam excluir todas as batatas que têm uma forma feia ou são afetadas por doenças.Você sabe Segundo as estatísticas, em 1º de janeiro de 2017, até 95 milhões de toneladas deste vegetal foram cultivadas na China, até 45 milhões de toneladas na Índia, até 30 milhões de toneladas na Rússia, 22 milhões de toneladas na Ucrânia, 20 milhões de toneladas nos EUA, na Alemanha - 10 milhões de toneladas
Um mês antes do plantio, os tubérculos devem ser removidos do depósito e germinados por qualquer método conhecido até que os brotos apareçam. O regime de temperatura na sala deve estar dentro de +12 ... + 15ºС. Se não for possível manter a temperatura indicada, é melhor elevar as batatas "para aquecimento" em 15 a 20 dias, o que permitirá obter um bom crescimento da parte aérea.
Se você não tiver mais tempo para cultivar batatas, poderá fazer isso em 3-5 dias. Ao mesmo tempo, são necessárias condições de alta umidade e temperatura dentro de +20 ... + 30ºС na sala.
Seleção de tubérculos
Produtores experientes selecionam tubérculos durante a colheita ou no início da primavera. Para fazer isso, o sistema radicular deve conter um grande número de tubérculos e o próprio arbusto deve estar saudável.
Ao preparar batatas, deve-se lembrar que tubérculos de diferentes tamanhos e qualidades podem produzir mudas raras e diferentes produtividades de arbustos. Após a seleção inicial das culturas de raízes, é necessário calibrá-las em frações.
Na primeira fração, é desejável colocar tubérculos de tamanhos grandes pesando mais de 80 G. A segunda fração é formada por plantas de tamanho médio e pesa de 50 a 80 g Como resultado, o material de plantio com peso de 30 a 50 g permanecerá.
As batatas pequenas podem ser usadas apenas quando são colhidas em arbustos frutíferos e saudáveis. Para derramar os olhos imediatamente após a triagem e calibração, os tubérculos devem ser colocados por 1 a 1,5 meses para aquecimento e germinação.Importante! Os tubérculos selecionados em forma não devem ser perturbados, pois os topos crescerão desigualmente. O plantio de tubérculos não separados complica os cuidados com as plantas, pois as mudas começam a aparecer de maneira desigual.
Paisagismo
Tubérculos excepcionalmente germinados são adequados para o plantio; nesse sentido, eles devem ser paisagísticos. Devido ao conteúdo de veneno de solanina, eles são menos suscetíveis a doenças e ataques de vários insetos. A sala deve estar bem iluminada, pois começa a ficar verde somente sob a influência da luz solar.
É necessário preparar batatas e colocar em uma camada para que os raios do sol caiam diretamente sobre eles. Para um paisagismo uniforme, eles devem ser virados de tempos em tempos e manter o regime de temperatura necessário (+ 10 ... + 12ºС). Eles ficarão verdes em 25 a 30 dias. Paisagismo, alguns especialistas chamam de vernalização. Dependendo das preferências dos agricultores, outros métodos de preparação de tubérculos para o plantio podem ser aplicados.
Germinação
No processo de preparação dos tubérculos para o plantio, é necessário realizar o estágio principal, do qual toda a colheita é pendurada. É sobre germinação. A germinação leva ao amadurecimento precoce dos tubérculos e também permite que você rejeite danos e doenças. O mais eficaz é manter a planta sob a influência da luz.
A germinação pode ser feita de três maneiras, cada uma das quais fornecerá um material sólido de plantio. Desse material, são obtidas plantas resistentes a doenças e ao calor do verão.Importante! Na véspera da germinação dos tubérculos, é imperativo desinfetar. Um método mais barato é o tratamento com ácido bórico.
Seco
Este método proporciona um rápido crescimento das plantas e a formação das primeiras raízes. Durante a germinação a seco, é aconselhável colocar o vegetal em caixas baixas com aberturas laterais em 1-2 camadas. Se isso não for possível, você pode usar sacos de plástico com pequenos orifícios de ventilação de 1,5 cm a uma distância de 10 a 15 cm.
A embalagem deve ser de 12 frutas. O regime de temperatura para germinação a seco deve ser antes de despertar os olhos +18 ... + 20ºС e depois - de +10 a + 15ºС. Todo o processo leva de 20 a 40 dias. Após a formação de brotos de 10 a 15 mm, o vegetal deve ser plantado em solo quente.
Molhado
A germinação úmida de tubérculos é um método acelerado de preparar batatas para o plantio. Os tubérculos de sementes devem ser germinados em caixas com turfa úmida ou húmus. Coloque o recipiente com tubérculos em uma sala escura e quente, ajustando a temperatura na sala em +12 ... + 15ºС.
Graças a este método, não apenas brotos, mas também o sistema radicular são formados no vegetal. Antes do plantio, é aconselhável separá-lo novamente para descartar batatas germinadas ou apodrecidas.Você sabe Segundo as estatísticas de 2017, um morador da Bielorrússia come até 181 kg de batata por ano, Quirguistão - 143 kg, Ucrânia - 136 kg, Polônia - 131 kg, Lituânia - 116 kg, Letônia - 114 kg.
As sementes devem ser colocadas em recipientes em camadas, despejando-as com material úmido. Para fazer isso, use um que seja capaz de passar ar. Após cerca de 3 semanas, será possível observar pequenos rebentos de até 4 cm de comprimento, que podem produzir mudas fortes e precoces.
Combinado
Às vezes, você deve usar um método combinado de germinar batatas, o que tem algumas vantagens. Primeiro, os tubérculos são colocados à luz e depois transferidos para um substrato úmido para posterior germinação.
Recomenda-se que o substrato umedeça com fertilizantes à base de potássio ou fósforo. Nos primeiros 20 dias, o vegetal deve ser germinado em uma sala quente e iluminada. Depois que a solanina é formada nos tubérculos, eles precisam ser mantidos em umidade por 1 a 1,5 semanas. No final do procedimento, eles devem ser plantados imediatamente em solo aquecido para obter uma boa colheita.Secagem, aquecimento e vernalização
Os métodos de despertar de emergência de tubérculos de sementes incluem definhamento e aquecimento.
A tuberização é aplicada nos casos em que:
- Não há condições para a germinação completa.
- Após o inverno, os tubérculos de batata não saíram do estado de "sono".
Preparar um vegetal por aquecimento é uma das maneiras mais rápidas de brotar. Este método deve ser utilizado se os tubérculos, sob influência de razões incertas, não crescerem e não houver tempo para usar outros métodos. O aquecimento é realizado por 2-3 dias a uma temperatura de +35 a + 40ºС.
A vernalização da primavera é o processo de formação de brotos fortes nas batatas.
A marcação ocorre da mesma maneira que na secagem, mas as principais condições de temperatura devem ser observadas:
- Fase de brotação - condições de temperatura dentro de + 12 ... + 15ºС.
- Fase de endurecimento - a temperatura é reduzida em 2 dias para + 6 ... + 8ºС.
- Fase de crescimento ativo - condições de temperatura dentro de + 15 ... + 20ºС.
Você sabe Na Rússia, o Ministério da Saúde aprovou uma taxa anual de consumo de batata de 90 kg por pessoa. No entanto, há pouco tempo, os moradores excederam esse número, e ele aumentou para 112,6 kg.
Técnicas assistivas
Durante a preparação de batatas para o plantio, é aconselhável aplicar métodos para protegê-lo de doenças e pragas. Um mês antes do plantio, as sementes devem ser preparadas.
Para controlar pragas, é aconselhável tratá-las com fungicidas na véspera do plantio. Existe outra maneira que leva a um aumento de produtividade - polvilhar com cinza de madeira. A cinza contém todos os oligoelementos necessários que contribuem para a melhoria dos processos metabólicos no mato de batata.
Imersão
Durante a triagem mecânica, é difícil ver todos os tubérculos infectados; portanto, recomenda-se que o material de plantio seja embebido em solução salina antes do plantio. Além disso, se as batatas forem embebidas em uma solução de 22% de uréia, os tubérculos danificados permanecerão flutuando e os saudáveis cairão no fundo.
Para aumentar o rendimento, é aconselhável mergulhar as batatas em uma solução de fertilizantes nitrogenados com fósforo. Para isso, 4 kg de superfosfato e nitrato de amônio devem ser misturados em 100 l de água. 2-3 horas antes do plantio, as batatas de semente devem ser colocadas na solução preparada por 1 hora.
Tratamento com curativos e soluções nutricionais
A casca do tubérculo pode conter flora patogênica, portanto deve ser gravada antes do plantio. Para prevenir doenças de plantas durante a estação de crescimento, devem ser usados fungicidas, que formam uma camada protetora na casca. Para a gravação, você pode usar drogas como "Matador" e "Contador" (de pragas), "Obra-prima" e "Prestígio" (de doenças e pragas). Juntamente com a gravação, é necessário tratá-los com um estimulador de crescimento - El-1.
Corte
Se houver falta de material de sementes em um lote doméstico, um dos dois tipos de batata precisará ser fatiado: fatiar em anel ou dividir em partes. Antes de iniciar o corte, os tubérculos devem ser retirados do estado de "repouso" por aquecimento. Recomenda-se que os cultivadores iniciantes dividam os tubérculos 3-4 dias antes do plantio ou 4-5 horas antes do plantio no solo.
Muitos jardineiros argumentam que cortar batatas pode minimizar sua resistência a doenças, e nem todas as variedades podem tolerar o corte.Importante! De preferência, os tubérculos grandes são cortados em 4 partes, mas existe o perigo de que em condições adversas eles sejam fracos ou não germinem. Se o dia em que as batatas são plantadas for fria ou chuvosa, o corte não será recomendado.
Cortar em ações
Os especialistas recomendam cortar em partes para economizar material de plantio, bem como ao usar uma nova variedade. O tamanho afeta o número de compartilhamentos nos quais o material de plantio precisa ser cortado. As batatas são geralmente cortadas em dois, três ou quatro lóbulos.
Ao dividir os tubérculos, é necessário aderir às regras básicas, a saber:
- É necessário cortar apenas germinado.
- Para a formação de uma crosta protetora, o material deve ser mantido por 3 dias com uma fatia para cima.
- Eles devem ser expostos a uma quantidade suficiente de luz solar.
- Cada fatia de batata deve pesar pelo menos 25 ge ter pelo menos 2 brotos.
- A incisão deve ser feita com uma faca de aço inoxidável, desinfectando-a sempre em uma solução a 0,1% de permanganato de potássio (permanganato de potássio).
Incisão anular
Este método é usado para estimular o número de gemas em uma planta, ou seja, garante o fornecimento de nutrientes para as gemas laterais e inferiores, o que, por sua vez, levará a um aumento no número de hastes principais. Uma incisão ao longo do anel deve ser realizada antes do despertar dos olhos, aproximadamente 1–1,5 meses antes do plantio. Isso deve ser feito com a ponta afiada da faca a uma profundidade de 1 cm no tubérculo. Tais tubérculos são plantados no chão sem quebrar, inteiros.
O cumprimento da tecnologia de preparação de batatas para o plantio e cuidados direcionados adicionais contribuirão para uma colheita saudável. Plantar um vegetal não preparado aumenta o risco de contrair uma doença.