Além das culturas hortícolas tradicionais, alguns agricultores plantam híbridos vegetais interessantes em suas parcelas. Uma das espécies mais exóticas, combinando as qualidades de pepino e melão, é o pepino. Essa cultura estava ao gosto de muitos cultivadores de vegetais, para que possa ser cada vez mais encontrada entre os agricultores nas parcelas. Você aprenderá sobre o que são aglomerados e como eles os comem, quais são as características das variedades populares de plantas, bem como todas as sutilezas de cultivar uma colheita e dicas sobre quando colher frutas, neste artigo.
O que é pepino
O local de nascimento deste vegetal é a Ásia Central. Este híbrido foi obtido através do cruzamento de pepinos e variedades precoces de melão maduras. A planta pertence à família Abóbora. Em um estado verde, o vegetal tem o aroma e o sabor do pepino fresco e, após amadurecer completamente, fica amarelo e fica suculento, como um melão.
Você sabe 100 g de melão contém apenas 38 kcal e a polpa da fruta é 90% de água.
Assim, o pepino, cruzado com um melão, dava um novo tipo de fruta, que era chamado de pepino e combina as qualidades positivas de ambas as culturas.
Vantagens e desvantagens da origem
Ao criar pepinos, os criadores queriam não apenas obter um produto novo e exótico, mas também dotá-lo de bom gosto e indicadores de rendimento. Considere as principais vantagens dessa cultura e como ela é útil para os seres humanos.
- As qualidades positivas dos pepinos incluem:
- alto teor de vitaminas e macro e microelementos úteis nas frutas;
- amadurecimento precoce de vegetais;
- longo período de frutificação;
- alta produtividade;
- bom gosto;
- a versatilidade do uso de frutas (para a preparação de pratos salgados e doces);
- despretensiosidade em sair.
- Frutas frescas de pepino podem trazer grandes benefícios para o corpo:
- possui propriedades antioxidantes;
- estimular o metabolismo;
- remover toxinas do corpo;
- são um bom diurético;
- contribuir para a saída da bile;
- ajuda no tratamento da anemia.
- Ogurdynya também tem pequenas desvantagens, que incluem:
- a tendência das plantas para doenças bacterianas;
- prazo de validade curto de frutas frescas;
- baixa transportabilidade.
Escolhendo a melhor nota
Pepino combina os sinais externos de pepino e melão, para que seus frutos tenham uma aparência incomum e pareçam muito originais no jardim.
Importante! Existem apenas cerca de 15 variedades de pepino, que diferem entre si na palatabilidade da polpa, no tamanho e na forma dos vegetais amadurecidos.
Considere uma breve descrição dos grupos:
- A altura total da planta pode atingir 2 m. As folhas do arbusto são grandes, pintadas de verde.
- O sistema radicular é bem desenvolvido e fica próximo à superfície da terra.
- Os vegetais são caracterizados por maturidade precoce; as colheitas podem ser colhidas 1,5 a 2 meses após o plantio.
- O período de floração dura do final de maio ao final de agosto. As flores têm pétalas amarelas.
- O estágio de maturação precoce ocorre no final de junho. As frutas têm sabor de pepino, têm uma pele verde pubescente e seu comprimento é de até 12 cm.
- Os legumes amadurecem completamente em agosto, tomam a forma de melão e ficam cobertos com uma casca amarela fina. Neste momento, sua carne se torna muito perfumada e adquire um sabor frutado e mel. Em algumas variedades, as frutas maduras parecem melão com sabor e aroma de pepino.
- O peso do fruto amadurecido pode chegar a 3 kg e o comprimento é de até 50 cm, os vegetais contêm poucas sementes e possuem uma polpa cremosa suculenta.
- O rendimento do pepino é bastante alto. De uma planta, você pode coletar de 10 a 20 vegetais maduros.
- A planta tem boa imunidade a doenças e não é atacada por pragas.
- Manduria (nectarina). O tipo mais comum de pepino. Frutos maduros podem atingir 50 cm de comprimento e têm a forma de um torpedo. A carne é crocante e suculenta, muito doce e quase não contém sementes. O peso de uma fruta é de cerca de 1 a 1,5 kg, e até 10 vegetais podem se formar em um arbusto. A maturidade da primeira safra é de 70 a 75 dias.
- Orenburg. Os frutos desta variedade têm uma forma oval-oblonga. A primeira colheita pode ser colhida 1 a 1,5 meses após o plantio. Os vegetais verdes atingem 12 cm de comprimento e têm um sabor característico de pepino. Frutos maduros mantêm sua forma oblonga e podem pesar até 2 kg, sua polpa é suculenta e doce. A produtividade de 1 arbusto é de 10 a 12 frutos.
- Melonfleuhausus. Inclui toda uma linha de variedades (Tarot, Etiquetas Duckgreen, etc.). Frutos maduros têm uma forma serpentina alongada e uma polpa suculenta e doce com uma quantidade suficiente de sementes, que tem gosto de melão comum. Os períodos de amadurecimento variam de 65 a 80 dias, e o peso de uma fruta é de até 5 kg, com um comprimento de cerca de 90 cm.De um arbusto, 10 frutas podem crescer.
- Larton F1. Os frutos desta variedade são redondos e amadurecem em 70 a 80 dias após o plantio. A polpa do pepino maduro é doce, densa e crocante, tem sabor e aroma de melão. O peso de um vegetal pode chegar a 1,2 kg e o rendimento - até 20 frutos de um arbusto.
- Faisão. Os frutos desta variedade têm uma forma arredondada até 15 cm de diâmetro. Seu peso pode atingir 3 kg e um comprimento de até 40 cm.A polpa de vegetais amadurecidos é muito doce. A primeira colheita pode ser colhida 60 dias após a semeadura das sementes.
Momento ideal para o cultivo
Se você plantar pepino em campo aberto, a semeadura será realizada no final de maio. Embora a planta seja resistente ao frio, as geadas no final da primavera podem destruir as mudas. O momento ideal para a semeadura de mudas é a segunda quinzena de abril.
Nesse caso, as mudas terão tempo para formar e crescer forte para o plantio em campo aberto. Você pode colher frutas maduras antes das primeiras geadas do outono.
Características do cultivo
Nas regiões do norte, para aumentar a produção de frutas, é recomendável cultivar pepino em estufa. As sementes também podem ser semeadas imediatamente diretamente no solo, mas, para um amadurecimento mais rápido da colheita, recomenda-se o primeiro cultivo de mudas.
Você sabe O maior melão do mundo foi cultivado na Áustria em 2009. O peso do feto era de cerca de 200 kg!
Vamos considerar em mais detalhes como cultivar um pepino por conta própria.
Cultivo de mudas
Sementes de pepino podem ser encontradas em lojas especializadas. Antes do plantio, é recomendável mergulhá-los em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos para evitar a ocorrência de infecções por fungos. Como recipientes para mudas, os copos plásticos individuais cheios de uma mistura de húmus e turfa são mais frequentemente usados.
Considere as instruções passo a passo para semear e cultivar mudas:
- Na superfície do solo, faça pequenos orifícios com cerca de 2 cm de profundidade e regue-os um pouco.
- Coloque as sementes no fundo dos recessos e polvilhe-as com terra solta.
- Coloque todos os copos em uma caixa comum e cubra com papel alumínio.
- Coloque a caixa em um local bem iluminado e quente. Os brotos aparecem após 4-5 dias.
- Após a germinação do material de plantio, os recipientes com mudas jovens devem ser mantidos a uma temperatura de pelo menos + 20 ° C em local bem iluminado. Não deve haver rascunhos na sala.
- Se necessário, rega moderada deve ser realizada para que o solo nos copos não seque.
- Um mês após a semeadura, as mudas jovens podem ser transplantadas para um local permanente em estufa ou campo aberto.
Preparação de uma parcela para o plantio de mudas
Para coletar o rendimento máximo de frutas grandes e saborosas, é necessário determinar corretamente o local certo para o plantio da colheita.
Um site para o cultivo de pepinos deve atender aos seguintes requisitos:
- bem iluminado pelo sol;
- ter solo fértil;
- estar protegido de rascunhos;
- localizado longe de cabaças para evitar a polinização cruzada de plantas.
Importante! Não é recomendável plantar pepino no local usado para cultivar abóboras no ano passado - isso levará a baixa produtividade e amadurecimento de frutas pequenas.
O local selecionado para o cultivo de vegetais dessa maneira deve ser adequadamente preparado para o plantio de mudas.
As principais etapas preparatórias estão listadas abaixo:
- no outono, você precisa cavar o solo e adicionar fertilizantes (húmus, superfosfato, nitrato de amônio, sulfato de potássio);
- realizar afrouxamento do solo na primavera
- Antes de plantar mudas, regue levemente o solo e, se necessário, elimine pequenas ervas daninhas.
Regras para o plantio de mudas
Quando o tempo está quente e a probabilidade de geada noturna desaparecer, mudas jovens de pepino são transplantadas para o campo aberto.
É melhor executar esse procedimento no final de maio ou no início de junho, quando uma temperatura estável de cerca de + 20 ° C for estabelecida na rua.
Um algoritmo passo a passo para o plantio de mudas de picles em campo aberto é apresentado abaixo:
- Cavar buracos no solo a uma distância de pelo menos 20 a 30 cm um do outro.
- Remova cuidadosamente as mudas de plantas de um recipiente individual, juntamente com um pedaço de terra formado ao redor das raízes.
- Mergulhe a muda no buraco preparado o mais fundo possível para formar um sistema radicular desenvolvido. Polvilhe as raízes com a terra.
- Cubra as fileiras de plantas com uma camada de filme para que os brotos se adaptem melhor às novas condições.
Ao transplantar, você precisa agir com muito cuidado para não expor as raízes do pepino e não danificá-las.
Regras de cuidados básicos
Ogurdynya pertence a plantas despretensiosas, mas sem o mínimo cuidado para obter uma boa colheita de frutas não funcionará. Os arbustos precisam ser regados em tempo hábil, fertilizando para estimular o crescimento de massa verde e a formação de ovários.
Além disso, você precisa cuidar do solo ao redor das plantas, evitando o aparecimento de ervas daninhas e uma densa crosta terrestre, que prejudica o acesso do ar e da umidade às raízes. Considere todos os meandros de cuidar da planta em mais detalhes.
Regras para regar e vestir
Para o crescimento ativo e a formação de muitos ovários, a planta precisa de uma quantidade suficiente de umidade e nutrientes, por isso é importante prestar atenção à rega adequada das plantas e à aplicação oportuna de fertilizantes.A rega e a alimentação do mato são realizadas de acordo com as seguintes regras:
- você pode regar os arbustos apenas com água morna;
- durante o período de crescimento ativo da massa verde e da formação de ovários, os pepinos são frequentemente regados, mas não em abundância, para que o sistema radicular da superfície da planta tenha tempo para absorver a umidade e não estagnar no solo;
- a terra ao redor das plantas deve estar sempre um pouco úmida;
- na fase de amadurecimento das frutas, a rega é reduzida para aumentar o teor de açúcar dos vegetais e melhorar o sabor;
- Você pode usar um sistema de irrigação por gotejamento automático;
- na fase de crescimento ativo e formação de ovários, recomenda-se cobrir a cada 14 dias uma solução aquosa de esterco e nitrato;
- Recomenda-se que a fertilização seja combinada com a rega, para que a fertilização seja melhor absorvida pelo sistema radicular da planta.
Você sabe O famoso navegador Christopher Columbus incluiu pepinos frescos na ração da tripulação de seu navio para proteger os marinheiros do escorbuto.
Você não pode produzir muitos fertilizantes contendo nitrogênio. Isso levará a um aumento no volume de massa verde e uma diminuição no número e tamanho das frutas.
Capina e cultivo
Para que as ervas daninhas que crescem ao redor do pepino não o afogue, você precisa remover ervas daninhas regularmente do solo ao redor do arbusto. Este procedimento deve ser realizado com cuidado para não ferir as raízes da planta localizada perto da superfície da terra. A remoção de ervas daninhas ajudará a preservar toda a umidade e nutrientes do solo para aglomerados e aumentar o rendimento das culturas.
Após chuvas e rega, recomenda-se afrouxar cuidadosamente o solo ao redor das plantas para melhorar sua respirabilidade. Para manter a terra solta por mais tempo, você pode colocar uma camada de cobertura de composto ou feno ao redor do arbusto.
Formação de Bush
Arbustos de aglomerados precisam ser formados. Para aumentar a produtividade, as hastes da bucha comprimem e controlam o número de ovários que se formam nelas.
A formação de um arbusto de picles é realizada de acordo com as seguintes regras:
- Depois que o caule principal da planta atinge 25 cm de comprimento, é beliscado sobre a quinta folha. Este procedimento suspenderá seu crescimento e estimulará a formação de brotações laterais com ovários de frutas.
- Aperte os brotos laterais acima da 7ª-8ª folha, deixando 2-3 ovários neles. Não é recomendado deixar um número maior de ovários, pois os frutos resultantes crescerão pequenos.
- Após a formação de 3-4 frutas na parte aérea, aperte-a no nível da 2-3ª folha, localizada acima do vegetal mais alto, para garantir o amadurecimento das frutas formadas e impedir a formação de novos ovários.
- Para satisfazer a necessidade de água e nutrientes da planta em crescimento, os rebentos laterais do arbusto caídos no chão podem ser desenterrados em vários lugares com o solo para formar raízes adicionais.
- Você pode instalar uma treliça ao lado do arbusto e deixar os brotos se enrolarem ao longo deles, mas, nesse caso, você também deve instalar os suportes para que frutas pesadas não quebrem galhos frágeis.
Importante! A formação correta do mato ajudará a evitar sobrecarregar a planta com frutas e garantir seu amadurecimento uniforme e de alta qualidade.
Doenças e Pragas
O pepino tem uma boa imunidade a muitas doenças, mas com cultivo e cuidados inadequados, pode sofrer infecções bacterianas e fúngicas.Os motivos para sua ocorrência podem ser:
- rega inadequada;
- espessamento excessivo de desembarques;
- falta de tratamento preventivo de sementes;
- falta de luz solar combinada com clima frio.
Para a prevenção de doenças, recomenda-se:
- tratar regularmente arbustos de plantas com fungicidas contendo cobre (por exemplo, Fitosporina);
- cumprir as recomendações sobre tecnologia agrícola para o cultivo de plantas;
- Não plante pepino no mesmo local por 2 anos consecutivos.
Considere os métodos de tratamento de doenças e a eliminação de possíveis pragas dessa cultura vegetal:
- Podridão bacteriana. Os sintomas da doença são manchas marrons nas folhas, apodrecimento de flores e ovários de frutas. As partes afetadas da bucha devem ser completamente cortadas e queimadas, e os pontos de corte tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou pulverizados com líquido de Bordeaux.
- Podridão da raiz. Esta doença raramente ocorre, mas pode destruir completamente as plantas. Os sintomas da podridão das raízes são: amarelecimento da parte inferior do caule, cor marrom das raízes, murcha da planta. Um arbusto afetado pela doença não pode ser salvo, então a planta é desenterrada junto com as raízes e o local de seu crescimento é regado com uma solução de sulfato de cobre. Para salvar os arbustos restantes da doença, são executadas as medidas preventivas descritas acima.
- Os pássaros No processo de amadurecimento total, os frutos se tornam muito perfumados e doces, para atrair pássaros. Emplumada pode danificar a delicada pele da fruta, após a qual apodrece rapidamente. Para assustar os pássaros, as camas com pepinos são cobertas com uma camada de rede ou uma variedade de repelentes são colocados perto das plantas.
Regras de colheita e armazenamento
A peculiaridade do pepino é que é possível colher no estágio inicial do seu amadurecimento ou quando os frutos amadurecem completamente. Os legumes no mato são formados continuamente até o outono, para que você possa coletar o melão de pepino durante o verão.A lista de regras básicas de colheita para esta cultura é apresentada abaixo:
- para a preparação de pratos salgados, os legumes devem ser cortados 30 a 40 dias após o transplante, quando as frutas não diferem no sabor dos pepinos;
- para fazer geléia de pepino, as frutas devem ser colhidas somente depois de maduras;
- os legumes maduros devem ser removidos do mato em tempo hábil, para que não extraam sucos nutritivos;
- a coleta de frutos maduros deve ser realizada com cuidado, tomando cuidado para não danificar a delicada pele dos vegetais;
- Para prolongar a vida útil das frutas frescas, recomenda-se deixar um pedúnculo com até 5 cm de comprimento durante o corte.
Importante! Frutos de pepino podem ser armazenados frescos por 50 dias em uma sala bem ventilada e escura, com uma temperatura do ar de aproximadamente 0°C.
Recomendações de uso
Como eles comem pepino depende do grau de maturidade dos frutos coletados.
Se os vegetais foram colhidos no estágio inicial do amadurecimento, eles podem ser consumidos:
- fresco - para a preparação de saladas;
- para salga e decapagem;
- para a preparação de vários lanches enlatados.
Na fase de amadurecimento total das frutas, seu sabor muda e se torna doce.Nesse caso, o pepino pode ser consumido:
- fresco - como uma sobremesa independente;
- para a preparação de frutas cristalizadas e fatias de vegetais secos;
- para a preparação de compotas e bebidas de frutas;
- para geléia para o inverno.
Ogurdynya pertence a plantas universais e exóticas, cujos frutos estão prontos para uso no meio do verão e têm excelentes características de sabor. Seguindo diretrizes simples para o cultivo desta cultura incomum, você pode obter uma colheita generosa de vegetais que podem ser usados para preparar alimentos doces e salgados.