Às vezes, mesmo com um pequeno número de galinhas, muitas delas andam seminuas, sem penas no padre, nas costas ou no pescoço. Alguns agricultores não prestam atenção nisso, enquanto outros proprietários se preocupam com essa alopecia. Este artigo de revisão ajudará a entender as causas e os recursos específicos desse fenômeno.
Sintomas de Alopecia
Antes de entender as razões da “calvície” das galinhas poedeiras, você precisa saber como ela se manifesta, porque a perda de penas não é o único sintoma. Em geral, com o desenvolvimento de um problema, os sinais de sua presença aparecem na seguinte sequência:
- Primeiro, as zonas calvas se formam na zona da cauda e nas costas, e só então as penas desaparecem da área do esterno e do pescoço.
- Enquanto a plumagem cai na cabeça, alterações na pele são observadas em outras partes do corpo (a pele pode descascar, ficar avermelhada).
- Depois de algumas semanas, o pássaro permanece quase completamente nu, perdendo até 90% de sua plumagem.
Um sintoma adicional da alopecia é uma diminuição na produção de ovos e no peso corporal, mas a ausência de cobertura de penas ainda permanece o sintoma dominante.
Você sabe A alopecia também é característica das pessoas, e mais ainda do sexo masculino. Se a perda de cabelo começa aos vinte anos, aos quarenta anos, a maioria dos homens definitivamente tem uma área nua na parte de trás da cabeça. Influenciar é quase impossível.
Causas de penas
A calvície em galinhas raramente está associada à presença de problemas infecciosos ou inflamatórios no corpo. Mas isso não significa que esse fenômeno seja normal.
Entre as respostas à pergunta por que as galinhas perdem penas, as seguintes são mais frequentemente distinguidas:
- dieta errada (falta de cálcio, fósforo, enxofre e iodo);
- violação das condições de vida das galinhas (não conformidade com as condições higiênico-higiênicas de detenção, iluminação limitada do espaço e quantidade insuficiente de ar fresco);
- muda na estação (nesse momento, as aves devem comer duas vezes mais intensas; se o suprimento de nutrientes com a ração for limitado);
- infecção por parasitas (principalmente penas e piolhos, ácaros que se alimentam da camada superior da pele, causando comichão intensa);
- arrancar um ao outro (alguns pássaros podem até comer as penas de seus parentes, mas isso geralmente é explicado por condições inadequadas de nutrição e manutenção: quando os animais jovens não têm vitaminas e minerais, ou há pouco espaço no galinheiro, é inevitável aumentar a atenção aos seus "vizinhos").
Muitas vezes, os proprietários atribuem esse problema ao processo natural de muda, mas normalmente não dura mais do que alguns meses e sempre segue uma sequência estritamente limitada: primeiro as penas desaparecem da cabeça, depois do pescoço, peito, costas, asas, lados - e somente depois de cauda. O frango não deve parecer completamente careca, porque durante os processos naturais, principalmente as camadas inferiores da plumagem caem e a pena superior permanece no lugar.Em indivíduos jovens, pode ser observado um fenômeno como a muda para todas as condições climáticas (juvenil). Geralmente começa um mês após o aparecimento das galinhas e marca a substituição da primeira plumagem macia por uma mais dura e densa. Externamente, isso se manifesta em completa calvície, e até no papa, que parece intimidador. A duração de tais mudanças é de aproximadamente 4 meses, mas pela puberdade completa as galinhas ficam novamente "vestidas".
Importante! Nos galos, a muda natural é acompanhada por um aumento hormonal, que muitas vezes causa brigas. Isso deve ser levado em consideração ao manter vários machos em um espaço limitado.
Como tratar esta patologia
Os métodos de tratamento de uma patologia dependem diretamente das causas de sua aparência, mas, em qualquer caso, o cumprimento das recomendações a seguir não prejudicará.
Ajuste a alimentação
Se a calvície das galinhas for observada no verão, tente incluir mais verduras e legumes na dieta das aves, além das quais é útil fornecer:
- cálcio (na forma de giz / gesso triturado);
- iodeto de potássio;
- sulfato de manganês;
- farinhas de carne e ossos;
- enxofre.
Tudo isso pode ser comprado em uma farmácia veterinária. Para dar, misturando com o alimento habitual das galinhas nas dosagens estritamente recomendadas pelo produtor. Uma vez por dia, você pode adicionar à água algumas gotas de iodo ou uma solução muito fraca de permanganato de potássio.
Produtos úteis para galinhas de alopecia podem ser considerados:
- legumes;
- repolho;
- culturas de raízes;
- bolo;
- aveia;
- misturas de ração balanceadas (no inverno).
Melhorar as condições de detenção
As condições para manter o pássaro afetam diretamente seu bem-estar e aparência, portanto, para que os pássaros se mantenham saudáveis e a perda de penas cesse, siga as recomendações a seguir, inclusive sobre o arranjo do galinheiro e o quintal para caminhar. Então, aqui está o que você precisa fazer:
- se necessário, substitua o lixo no galinheiro (ele deve sempre permanecer seco);
- estabilizar a temperatura dentro da sala, mantendo-a no nível de +22 ... + 23 ° C;
- elimine os menores rascunhos (mas, ao mesmo tempo, garanta um bom fluxo de ar fresco através dos orifícios de ventilação);
- manter o nível de umidade na sala (não mais que 60%);
- se necessário, aumente a luz do dia dentro de casa usando lâmpadas ultravioletas (especialmente se as galinhas não forem passear no quintal);
- organizar uma caminhada para que os pássaros possam passar pelo menos algumas horas por dia ao ar livre sob a luz solar, o que é útil para eles (o cálculo da área de caminhada depende do número de animais e da raça de galinhas: em média, pelo menos 0,5 m² por galinha );
- desinfetar e limpar regularmente o galinheiro, tratando paredes, bebendo tigelas, alimentadores, poleiros e ninhos (pelo menos 1 vez em duas semanas);
- ao manter um grande número de galinhas em uma área limitada a cada poucos dias, remova os excrementos acumulados, o que impedirá o aparecimento de um odor desagradável de amônia (a limpeza da sala com alimentadores de limpeza é feita uma vez por semana).
Você sabe As galinhas são capazes de lembrar o rosto das pessoas e armazenar até 100 imagens em sua memória. Isso já é perceptível na maneira como eles reagem à pessoa que era boa para eles e a quem os perseguia ou espancava.
Manter a limpeza e controlar a temperatura e o regime de luz, juntamente com uma dieta equilibrada, permitirá às aves proporcionar condições de vida quase ideais (o que significa que seus problemas de saúde desaparecerão).
Livre-se dos parasitas
As pulgas, carrapatos e vermes de frango geralmente se tornam os principais "suspeitos" na questão da calvície dos pássaros. Carrapatos e poohoedy secretam uma substância semelhante ao algodão, na qual eles continuam a crescer e se multiplicar ativamente. Portanto, para excluir sua atividade, basta examinar o pássaro quanto à presença de tal ninho (geralmente é perceptível a olho nu). Macios e peróides geralmente se escondem na própria base da pena, mas, como as pulgas, deixam vestígios de sua atividade vital em todo o corpo.Não é tão fácil perceber os vermes, portanto, na presença de sinais de invasão helmíntica (isso pode ser uma recusa de comida, exaustão geral, retardo de crescimento e oviposição prejudicada), o pássaro é realizado tratamento preventivo.
Além dos parasitas mencionados, camundongos ou ratos podem irritar galinhas. Muitas vezes, esses roedores atacam pássaros, deixando para trás não apenas penas rasgadas, mas também feridas bastante visíveis no corpo das galinhas. Em cada um desses casos, o proprietário terá que selecionar os métodos mais eficazes para eliminar as causas da calvície do gado, e os medicamentos de farmácia e os métodos populares o ajudarão nisso.
Usando produtos farmacêuticos
Se a causa da perda de penas é uma violação da dieta e da falta de nutrientes, você pode corrigir a situação usando vitaminas B, cálcio (fosfato mono e tricálcico), iodeto de potássio, farinha de carne e ossos e enxofre (2-3 mg por ave) . Além disso, essas preparações farmacêuticas são úteis para o criador de aves:
- Chiktonik. Um medicamento vitamínico de ação complexa, que elimina perfeitamente a falta de oligoelementos no corpo das galinhas. Para adultos, 2 ml da composição são diluídos em 1 litro de água e evaporados por uma semana, preparando diariamente uma nova dose. Para galinhas, a dosagem da substância é reduzida e apenas 1 ml da composição é diluído em 1 litro de água.
- "Gamavit". Frequentemente prescrito para um pássaro com fraca imunidade. Para preparar a solução, é necessário diluir 5 ml do medicamento por 1 litro de água e encher os bebedouros para que as galinhas o bebam por várias horas (você pode ficar com sede de pássaros restringindo o acesso à água uma hora antes da administração do medicamento).
- "Ganasupervit". Um suplemento multivitamínico que pode ser administrado a galinhas com água (0,5 g por 1 litro) ou misturado com alimentos (1 kg por 1 tonelada de mistura de ração).
- Desi Spray. Possui propriedades curativas. Use na presença de feridas na superfície da pele das galinhas (apenas pulverize-a em uma superfície danificada).
- "Operando". Suplemento alimentar que ajuda a restaurar a plumagem. A pré-mistura é administrada juntamente com o alimento principal no cálculo de 5 g por 1 kg de mistura para ração.
- Linha da frente Agente antiparasitário fornecido sob a forma de spray. É eficaz contra carrapatos e parasitas da pele. Para processar animais, você só precisa pulverizar a substância na superfície do corpo.
- Ivomek. Droga antiparasitária que elimina efetivamente helmintos e nemátodos. Geralmente é prescrito para animais de estimação na forma de injeções, mas pode ser misturado em um pássaro ao se beber: 0,4 cubo da droga é diluído em 0,25 litros de água.
- Pós de acarácidos de insetos para processamento de galinheiro. Eles ajudam a se livrar de carrapatos, pulgas, cabelos e piolhos, que podem se esconder na superfície das paredes e de vários objetos localizados na casa. 150 g da substância devem ser suficientes para 1 m do território e, ao processar as aves, a quantidade necessária de pó é calculada com base na proporção de 10-15 g por 1 galinha.
Usando métodos populares
O mais simples dos métodos populares de se livrar dos parasitas da pele são os banhos de cinzas. Galinhas com prazer banham-se em poeira e areia, aliviando-se de pulgas e carrapatos. Para aumentar a eficácia do procedimento, é melhor adicionar a mesma cinza limpa à areia limpa e peneirada. Não será supérfluo incluir terra de diatomáceas na mistura, misturando-a em proporções iguais com o restante dos componentes. Banhos de freixo podem ser organizados diariamente.
Importante! A desinfecção das instalações só pode ser realizada após todas as galinhas terem sido transferidas para outro estábulo.
Outro remédio “popular” para prevenir a calvície em galinhas é um suplemento mineral feito de chifre desfiado e cascos de gado. Uma pequena quantidade da farinha obtida é misturada na comida das galinhas até que elas parem de derramar. Na ausência de partes com tesão do gado, você pode substituí-las por penas de galinha coletadas e bem picadas, que também contêm uma proporção significativa de cistina.
Como tratar feridas de frango?
Preparações farmacêuticas como Desi Spray ou Chemi Spray, que têm efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos na pele emplumada, ajudarão a restaurar a pele e proporcionar uma cicatrização mais rápida das feridas. Antes de usar os dois medicamentos, é importante limpar a área afetada da contaminação (de preferência usando peróxido de hidrogênio) e somente depois pulverizar o produto, mantendo a garrafa a uma distância de 5 a 10 cm da superfície do corpo da galinha. A pomada de Nevomikol também tem boas propriedades de cicatrização, que são aplicadas à superfície com uma camada fina.Em alguns casos, os banhos de cinzas descritos acima ajudarão a eliminar pequenos danos e arranhões. Aqui você não precisa mais controlar a galinha: ela se banhará no tanque deixado com areia e cinza.
Importante! Reduzir o desejo dos pássaros por bicar sua própria espécie ajudará a rocha esmagada e os suplementos de cálcio nos alimentos.
Medidas preventivas
Dadas as possíveis causas da perda de penas, não é difícil identificar medidas preventivas para impedir que isso aconteça. Por eles, entende-se:
- manutenção da limpeza no galinheiro (com desinfecção periódica de todas as superfícies);
- organização de uma dieta balanceada, que inclui necessariamente produtos que contenham cálcio, ervas frescas ou suplementos vitamínicos e minerais (na estação fria);
- colocação de banhos de areia e cinzas no galinheiro e substituição periódica de areia e cinzas neles;
- o uso de apenas produtos de madeira e plástico ao instalar alimentadores ou taças (os recipientes de metal serão oxidados);
- caminhada regular de galinhas ao ar livre ou organização de boa ventilação em ambientes fechados;
- manter o nível adequado de temperatura e umidade;
- iluminação adequada;
- controle de pragas (isso também se aplica a camundongos que vivem no galinheiro).
Somente uma abordagem abrangente para a prevenção da alopecia de frango pode ajudar a impedir que esse problema ocorra. Se você está atrasado e a perda de penas já é perceptível, tente curar os pássaros usando um desses métodos.