O gerânio é um dos favoritos dos cultivadores e criadores de flores. Esta flor é capaz de se tornar uma verdadeira decoração de uma casa ou uma cabana de verão. O artigo é dedicado a uma das espécies de plantas - gerânio real. Você aprenderá como ele pode ser propagado e que cuidados são necessários.
Descrição curta da flor
O gerânio real (ou pelargonium) é uma espécie perene de flor grande, com flores de 5 a 15 cm de diâmetro, que, em forma, são semelhantes aos amores-perfeitos. Colorir pode ser vário. Durante a floração, a planta se assemelha a uma bola brilhante. Em altura, atinge 60 cm.
Você sabe Os nomes de ambos os gerânios e pelargonium vieram da língua grega antiga. O primeiro é traduzido como "guindaste", o segundo como "cegonha". A flor recebeu esses nomes por causa da semelhança dos frutos com os bicos dessas aves.
Métodos de criação
O gerânio pode ser propagado de 2 maneiras:
- Semente.
- Estacas.
Tecnologia Cherenkovaya em casa
Para propagar adequadamente o pelargonium real usando estacas, é necessário:
- Com uma faca afiada ou uma tesoura na primavera ou no outono, corte as estacas de 10 cm em um ângulo de 45 ° para que 2-3 folhas com entrenós permaneçam nelas. O enraizamento na primavera será mais rápido do que no outono.
- Então você precisa remover todos os brotos e 2 folhas inferiores.
- Coloque as estacas para secar em um local sombreado (isso as salvará da deterioração).
- Para processar com "Kornevin".
- Para enraizar o caule, ele deve ser colocado na água ou plantado em um substrato nutritivo (solo universal com vermiculita e areia) e depois colocado em uma sala onde a temperatura ambiente está.
- Quando necessário, será necessário molhar o talo. Nesse caso, a água não deve cair no caule.
- O enraizamento ocorrerá um mês depois.
Cuidados de acompanhamento
O gerânio real pertence às plantas de interior sofisticadas. Você precisa se esforçar muito para que ela o agrade com sua decoratividade. Portanto, não negligencie o cumprimento das condições e recomendações necessárias para o atendimento. O vaso para plantá-lo precisará de cerâmica, nutritiva do solo com a introdução de fertilizante nitrogenado. O local para a panela deve ser escolhido onde não há correntes de ar, luz solar direta, aparelhos de aquecimento, a temperatura deve ser de até 25 ° C.
Você sabe O óleo de gerânio é amplamente utilizado na aromaterapia. É recomendado que seja usado quando for necessário acalmar o sistema nervoso e melhorar o humor.
Se você planeja crescer em uma janela ou em uma varanda quente, é melhor escolher as que têm vista para o lado leste ou norte. Imediatamente após o plantio das mudas enraizadas, elas precisam ser colocadas em local sombreado por cerca de 14 dias. Ao mesmo tempo, regue duas vezes ao dia em pequenas porções. No futuro, a rega deve ser realizada pela manhã, até 11 horas, para proteger a planta das queimaduras solares. A frequência da rega dependerá da estação. No verão, será mais frequente. No inverno, a rega precisará de menos.É necessário garantir que a camada superior do coma de terra não seque. Geralmente as plantas de interior são regadas uma vez a cada 2-3 dias. A rega deve ser realizada defendida por 2 dias (ou água filtrada à temperatura ambiente). Nas estações de primavera e verão, é necessário vestir-se de uma vez: 1 vez em 2 semanas, são adicionados suplementos minerais com predominância de potássio e fósforo. No outono e inverno, a planta é alimentada 1 vez por mês. Exigirá matéria orgânica e nitrogênio. Para que o arbusto tenha uma forma bonita, ele deve ser aparado periodicamente.
Importante! Ao regar as plantas de interior com água fria e dura da torneira, você pode causar danos irreparáveis a elas.
Depois que as hastes crescem 15 cm de altura, é necessário cortar os topos em 2 cm, o que incentivará a flor a fazer brotos laterais. Quando os brotos laterais atingem 5 cm, devem ser cortados 1 cm e o transplante deve ser realizado com pouca frequência - 1 vez em 3 anos. Se não houver emergência, esse evento pode ser completamente abandonado. O gerânio não tolera quando é perturbado, podendo reagir negativamente ao fato de ter sido transplantado. Esta flor é transplantada por transbordo, ou seja, sem destruir o caroço de terra.
Possíveis dificuldades crescentes
Erros no tratamento do pelargonium real podem afetar o estado da planta, sua floração. Várias doenças e lesões causadas por pragas não podem ser evitadas.
O mais perigoso entre eles:
- Rot. Isso afeta o sistema raiz. A doença se manifesta pelo amarelecimento das folhas e depois pelo escurecimento e letargia de toda a planta. É tratada pelo estabelecimento de cuidados adequados, afrouxamento regular do solo, remoção de folhas e seções doentes de rizomas, tratamento com fungicidas.
- A ferrugem. Doença fúngica. O agente causador provoca o aparecimento de pontos brilhantes na placa da folha superior e enferrujados na parte inferior. A planta doente é limpa de folhas danificadas. A frequência da irrigação é reduzida ao máximo, mas o volume de água é aumentado. Aplique a pulverização com Fitosporin, Fundazol, Topaz, Bordeaux líquido.
- Bacteriose. Os sintomas são os seguintes: com a rega normal, as folhas ficam amarelas e secas, na base do caule é coberta com podridão negra. Você terá que se separar de uma planta doente e não será possível curá-la. As flores próximas devem ser tratadas com um dos fungicidas - Fitosporin, Alirin-B, Gamair, Abiga-Peak.
- Podridão de raízes e caules. Muitas vezes se desenvolve com a seleção inadequada do solo. É necessário tratamento com Fitosporin M, Alirin-B, Fitolavina, transplante com tratamento simultâneo do solo com Gliokladin.
- Tripes. O fato de esses parasitas escolherem uma planta é indicado por pequenos orifícios nas folhas, manchas marrons, deformação das hastes. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco e pela ausência de pulverização. Os inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara são tratados por pulverização.
- Carrapatos Um sintoma característico de que essas pragas se instalaram na flor é a presença de pequenos pontos amarelos nas folhas. Condições favoráveis para a sua propagação são calor e secura. Você pode se livrar dos parasitas limpando com água e sabão, usando Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M e Aktellik.
- Pulgões. Este é um parasita sugador que se alimenta dos sucos da planta e, como resultado, murcha, suas folhas ficam amarelas, enrolam e caem. A limpeza dos pulgões ajuda a limpar os órgãos da flor com uma solução com sabão, pulverizando com os inseticidas Akarin, Inta-Vir, Fufanon, Fitoverm, Aktara.
Além das doenças e parasitas descritos acima, ao cultivar gerânios, podem surgir outras dificuldades que a planta pode contar com suas mudanças na aparência:
- Folhas amareladas. A causa deste problema é a rega insuficiente. Para eliminá-lo, você deve remover as folhas amarelas e aumentar o volume e a frequência da rega.
- Durante muito tempo, a planta não dá flores. Por esse comportamento, a flor indica que falta luz, é muito fria, falta ou muitos minerais no chão, tem uma panela excessivamente grande, não é cortada há muito tempo. Para corrigir a situação, é necessário encontrar a causa verdadeira e eliminá-la.
- As folhas estão secando. Se as pontas das folhas secarem, isso é um sinal de que a flor não tem água suficiente. É necessário aumentar a introdução de fluido. Se as flores, brotos e folhas inteiras secarem, isso pode indicar a presença de uma infecção por fungos. Nesse caso, a pulverização com fungicidas (por exemplo, "Fitosporin") ajudará.
- Crescimentos marrons apareceram na placa inferior da folha. O motivo é uma forte hidratação das raízes e alta umidade. É necessário controlar o nível de umidade e trazê-lo para valores normais.
Importante! Muitas vezes, as folhas de gerânio ficam amarelas logo após o transplante. Este é um fenômeno normal e temporário. Você deve cortar os órgãos amarelados da planta e seguir as recomendações de cuidados e condições necessárias.
O gerânio real é uma planta mal-humorada, que nem todo mundo pode crescer. Requer atenção constante, condições especiais e esforços cuidadosos para cuidar. Se você se acostumar, irá deliciar-se com sua floração chique por um longo tempo. É melhor propagá-lo pelo método de estacas.