O nome Brigantine, um tanto estranho para as framboesas terrestres, é combinado com outro fenômeno característico dessa variedade de framboesa. Por um terço de um século de sua existência, ele não se perdeu entre muitas dezenas de novas variedades de framboesas e, tendo resistido adequadamente à concorrência de muitos designs novos e inovadores dos criadores, ainda mantém uma posição sólida em muitas framboesas. Leia mais sobre a variedade de framboesa Brigantine, leia mais no artigo.
Histórico de Variedades
Tendo cruzado as variedades de framboesa Sayany e Ottawa, criador I. Kazakov, de um ponto forte do Union Gardening Institute, localizado na região de Bryansk, no final dos anos 70 do século passado, criou uma nova variedade de framboesas que amadurecem tardiamente, que foi romanticamente chamada de Brigantine.
Você sabe Framboesa de aparência apetitosa, de fato, do ponto de vista da ciência, não é uma baga, mas uma plântula múltipla, ou seja, um conglomerado de muitas frutas pequenas, cada uma com um osso pessoal.
O próprio criador, que tinha uma reputação científica de classe mundial e foi o autor de muitas variedades famosas de framboesa, considerou Brigantine uma de suas realizações mais bem-sucedidas. E ele não se enganou: durante um terço do século, a variedade permitida para cultivo nas regiões da Terra Negra Central e da Sibéria Oriental se espalhou para além delas, ainda ocupando um lugar digno em muitas framboesas.
Descrição, características, características
Os arbustos desta variedade de framboesa, atingindo uma altura de 1,8 m, não são grandes, o que possibilita o plantio de mais arbustos em uma determinada área. Cada um deles forma até uma dúzia de brotos de substituição. As hastes são cobertas com pontas vermelhas de tamanho pequeno, distribuídas uniformemente por toda a extensão da filmagem.
Arbustos de qualquer idade exigem ligas de treliça para evitar que caiam no chão devido à severidade da colheita ou a desastres climáticos. As folhas das hastes têm uma cor verde escura, uma superfície ondulada e pubescência visível na parte de trás da superfície da folha.
Em galhos de frutas, até 16 ovários podem se formar. Os frutos desta framboesa autopolinizada têm uma forma cônica, cor rubi escura, sabor agridoce, estimado pelos provadores em 3,9 pontos em 5 possíveis, e um peso médio de 3,2 g.Eles começam a amadurecer maciçamente no final de julho e continuam esse processo até meados de agosto.
Prós e contras
- As vantagens da brigantina de framboesa incluem:
- a oportunidade de obter produtividade decente;
- amadurecimento amigável de frutas;
- despretensiosidade, capacidade de se adaptar a condições climáticas difíceis;
- resistência à seca;
- universalidade do uso de frutas.
- As desvantagens são:
- doçura insuficiente dos frutos, que em combinação com a acidez nem todos gostam;
- extensão do período de maturação nos verões chuvosos;
- intensidade insuficiente do aroma característico de framboesa;
- baixa produtividade para crescer em escala industrial.
Resistência ao gelo, resistência à seca
Os rebentos eretos desta variedade de framboesa são capazes de suportar geadas até -30 ° C sem rachaduras e sem a necessidade de abrigo para o inverno. Além disso, a variedade é resistente a secas e doenças fúngicas.
Frutificação e rendimento
Como já mencionado, os frutos das framboesas Brigantine amadurecem do final de julho a meados de agosto. Em tempo chuvoso, o processo de amadurecimento é amigável, o que facilita a coleta de frutas. Eles são facilmente separados do caule, mas não se desintegram quando estão maduros. O rendimento médio do mato é de 2,2 kg.
Você sabe A existência sem nuvens do homem não é chamada vida, mas framboesas, o som mágico dos sinos da igreja é chamado framboesa. Mas a framboesa dos famosos ladrões não tem nada a ver com esta planta nobre. É apenas uma palavra distorcida "Melina", que em hebraico significa abrigo, cripta.
Regras de desembarque
Plantar mudas no chão não é muito difícil, embora exija cuidado, por exemplo, ao escolher um local para plantar.
O momento
Na maioria das vezes, essa framboesa é plantada na primavera antes do início do fluxo de seiva na planta. As datas exatas variam muito, dependendo das condições climáticas de uma determinada área. Nas regiões do sul, com um outono longo e quente, eles praticam o plantio de outono. Nesse caso, o plantio é realizado após as folhas caírem do mato.
Escolhendo o lugar certo
O melhor lugar para cultivar arbustos de framboesa são áreas bem iluminadas pelo sol e protegidas dos ventos. Barras leves e médias são consideradas o solo ideal para as framboesas, e os solos acidificados estão sujeitos a calagem.
É melhor organizar as fileiras de arbustos de framboesa na direção leste-oeste, o que garante uma iluminação ideal de folhagem e caules ao longo do dia e contribui para a formação da cultura a uma altura de 0,6 m da superfície do solo e acima.
Importante! A água subterrânea sob a framboesa não deve estar a menos de 1,5 m da superfície da terra.
- Os locais mais favoráveis para o cultivo dessa cultura são aqueles onde costumavam crescer:
- feijão;
- ervilhas
- Feijões
- cebolas;
- alho
- endro;
- salsa;
- calêndula
- malmequeres.
- Não é recomendado plantar framboesas depois de:
- Tomates
- batatas;
- berinjela;
- pimenta;
- framboesas com menos de 5 anos.
Seleção e preparação de material de plantio
Em mudas deve verificar o estado do sistema radicular e caules. É necessário remover toda a folhagem e deixar o comprimento da parte aérea não superior a 0,7 M. Se as mudas não forem encurtadas, elas criarão raízes muito piores.
Algoritmo de pouso
Um terreno destinado ao plantio de mudas de framboesa na primavera é desenterrado com antecedência no outono, com aplicação simultânea em cada quadrado. m:
- verbasco ou composto podre - 2 baldes;
- cinza de madeira - 0,5 baldes;
- superfosfato duplo - 3 caixas de fósforos;
- sulfato de potássio - 4 caixas de fósforos.
Na maioria das vezes, o método de fita é usado ao pousar.
Para fazer isso:
- Eles cavam uma vala de até 0,4 m de profundidade e 0,5 m de largura.
- As mudas são colocadas a uma distância de 0,4 m uma da outra. A distância entre as linhas deve atingir 2 m.
- Os arbustos são cobertos com solo e regados à taxa de meio balde para cada muda.
- Em seguida, recomenda-se que o solo úmido seja coberto com serragem, feno, palha ou turfa picada.
- Após 3 dias, a rega deve ser repetida.
Cuidado
Se o verão estiver chuvoso, as framboesas Brigantine têm umidade natural suficiente no solo. Na seca, embora essa variedade seja resistente a ela, durante a floração, o amadurecimento das bagas e antes de se preparar para o inverno, as raízes dos arbustos precisam ser supridas com umidade a uma profundidade de 0,4 m.
Importante! Em nenhum caso deve ser permitido o alagamento e a estagnação da água no sistema radicular, o que pode levar à morte da planta.
Na primavera, quando as plantas estão ganhando massa verde ativamente, elas precisam especialmente de nitrogênio, que é melhor entregue ao solo com a ajuda de fertilizantes orgânicos na forma de esterco podre, composto e fezes de pássaros.
Durante a floração, a formação de ovários e o crescimento de frutas, os arbustos já requerem potássio, fósforo e cálcio, que estão contidos em fertilizantes complexos, em maior medida. O potássio também é necessário para a planta para melhorar o inverno, por isso é útil aplicá-lo ao solo no outono.
Importante para o desenvolvimento das plantas e sua produtividade é a poda correta. Imediatamente após a neve derreter até o nível do solo, todos os galhos secos, danificados ou com menos de 1 cm de diâmetro são encurtados. Os brotos completos são encurtados em 0,2 m até o rim vivo superior.
Antes da formação dos brotos, aperte todos os brotos verdes da broca principal, o que contribui para a formação de pedúnculos adicionais que aumentam a produtividade. Imediatamente após a colheita, os brotos em que havia bagas são removidos completamente, o que estimula o rendimento da próxima estação. Antes do inverno, todos os ramos inferiores são eliminados. Nesse caso, deixe até 15 brotos amadurecidos por 1 metro de corrida.
Colheita e armazenamento
As framboesas delicadas são preferencialmente colhidas de manhã ou à noite em tempo seco. Não é permitida a presença de orvalho ou gotas de chuva nas bagas, o que reduz significativamente o prazo de validade. Junte as framboesas em pequenos recipientes com boa ventilação. Framboesas indesejadas coletadas e despeje em outros recipientes.
Geralmente os frutos são separados do caule. Na variedade Brigantine, esse processo é fácil. No entanto, se você coletar as bagas junto com o produtor, isso complicará o processo de coleta das bagas e ao mesmo tempo aumentará significativamente a qualidade da manutenção. No refrigerador, a uma temperatura de 0 a + 2 ° C, as framboesas podem ser armazenadas por até 5 dias. Os frutos da variedade Brigantine também toleram bem o congelamento.
Preparações de inverno
Se oportuna remover dos arbustos de framboesa os frutos, bem como os galhos secos, doentes e muito finos, a variedade de framboesa resistente ao gelo Brigantine não precisa de abrigo e pode até transferir -30 ° C para o inverno sem neve. Se temperaturas mais baixas são esperadas na ausência de neve, é aconselhável cobrir o solo ao redor dos arbustos com húmus seco, serragem, palha ou turfa picada para o inverno.
Métodos de criação
Como a variedade de framboesa Brigantine forma um número suficiente de brotos de substituição, ela é capaz de fornecer ao jardineiro material de plantio para propagar a colheita. Para isso, são utilizados brotos jovens anuais, cuja espessura já atingiu o diâmetro do lápis. Além disso, as mudas recém-escavadas devem ter um sistema radicular bem desenvolvido.
As framboesas também são propagadas por estacas de raízes com vários brotos, que são separadas da planta mãe prejudicada. Filhos de raízes são colocados em uma mistura de turfa e areia para enraizamento e germinação. Um ano depois, eles são plantados em um local permanente.
Doenças e Pragas
Como já foi observado, uma característica da variedade de framboesa Brigantine é a resistência a doenças fúngicas, que geralmente afetam as framboesas. Mas, ao mesmo tempo, as plantas podem ser afetadas por doenças bacterianas e virais, além de pragas. Essas doenças são perigosas por sua incurabilidade, portanto as plantas doentes estão sujeitas a destruição imediata.
Na maioria das vezes, as framboesas ficam doentes:
- Câncer de caule e raiz, que se manifesta por tumores nas raízes e caules. No último caso, eles rasgam a superfície do córtex. Plantas doentes perdem força, resistência ao gelo e acabam morrendo.
- Raspberry Curly, fazendo com que a folhagem fique rígida, enrole em um canudo, fique marrom e seco. Os frutos sofrem deformação e tornam-se ácidos. Depois de alguns anos, o mato doente morre.
- Listrado (raia)caracterizado pela formação de faixas neuróticas nas sessões anuais. À medida que a doença se desenvolve, brotos de entrenós doentes ficam curtos e espirais de folhagem. Após 2 anos, a doença leva à morte do arbusto de framboesa.
- Mosaico viral, levando ao esmagamento e cobertura com pontos amarelos da folhagem, bem como à inibição do crescimento das hastes. Bagas tornam-se difíceis e impróprias para alimentação.
Os arbustos de framboesa também podem ser atacados por essas pragas:
- Ácaroscomendo suco de folhas. Eles lutam com carrapatos com a ajuda de Actellik, Fufanon, Karbofos, Iskra-M ou Tiovita Jet.
- Vidro de framboesacujas lagartas comem o núcleo das hastes e raízes, o que leva à murcha do mato. As hastes afetadas devem ser cortadas na raiz e o restante deve ser processado usando Iskra-M, Confidor ou Decis.
- Besouros de framboesaque danificam flores e folhas, e suas larvas são frutos. Eles combatem insetos durante a brotação, tratando inseticidas Fufanon, Alatar, Actellik, Inta-Vir ou similares.
- Gorgulhos de morango e framboesacujas larvas devoram os brotos por dentro. Essas pragas são destruídas usando os inseticidas acima.
- Atire pulgão de framboesa, que, de acordo com a descrição, cria colônias inteiras na parte inferior das superfícies foliares, em brotações e inflorescências, causando coagulação, deformação e murcha. Eles combatem os pulgões com os mesmos inseticidas.
- Mosquitos de galho de framboesaformando inchaços nos brotos, que levam à secagem dos caules. As hastes afetadas são cortadas 4 cm abaixo da vesícula. E o resto do mato é pulverizado com os inseticidas listados acima.
Ao longo de um terço de um século de sua existência, a variedade de framboesa Brigantina substituiu mais de uma geração de seus admiradores e ainda os encontra, apesar da enorme concorrência de muitas novas variedades de frutos grandes. Isso é facilitado pelas altas habilidades adaptativas do Brigantine, sua despretensão e cuidados pouco exigentes e um rendimento bastante alto em condições adversas de crescimento.