As cenouras contêm muitos elementos úteis e têm excelentes características de sabor, portanto, são utilizadas na culinária não apenas fresca, mas também como ingrediente em uma variedade de pratos. Mas para certas categorias de pessoas, a influência dessa cultura de raiz no indicador de açúcar no sangue humano não é menos importante. Este valor é caracterizado por um número especial - o índice glicêmico. Este artigo fornece uma descrição desse valor para as cenouras, lista as características úteis e prejudiciais da colheita de raízes, bem como as regras e características da inclusão de um vegetal na dieta de um diabético.
Índice glicêmico de cenoura
Índice glicêmico (GI abreviado) é um valor condicional que caracteriza a taxa de processamento de carboidratos no corpo e permite determinar com que rapidez a quantidade de açúcar no sangue de uma pessoa aumentará após o consumo de um produto específico. O nível de insulina no sangue depende diretamente desse indicador; portanto, é especialmente importante que os diabéticos e as pessoas com excesso de peso o conheçam.
A escala do índice glicêmico consiste em 100 unidades (de 0 a 100), enquanto o valor máximo de 100 unidades corresponde ao IG de glicose - é considerado como padrão. É com esse valor que a taxa na qual o corpo decompõe carboidratos em todos os outros produtos é comparada.Você sabe O termo "índice glicêmico" foi introduzido em 1981 por um médico e cientista David Jenkinson, do Canadá.
O índice glicêmico das cenouras pode variar de 35 a 90 unidades. Depende se a colheita de raízes é usada bruta ou se é submetida a tratamento térmico.
Raw
O IG para cenouras cruas é em média 35. Muitos fatores externos diferentes influenciam esse valor, portanto o IG de vegetais de raiz frescos pode flutuar levemente.
O índice glicêmico de vegetais crus depende de:
- variedades de raiz - os frutos de diferentes variedades diferem nas características do paladar e podem conter uma porcentagem diferente de carboidratos;
- maturidade - as culturas de raízes maduras têm IG mais alto que as verdes;
- prazo de validade e condições do produto - Frutas frescas e suculentas armazenadas em local fresco e escuro contêm mais açúcar;
- condições de cultivo de vegetais - A IG pode flutuar dependendo da localização geográfica da área de cultivo, das características do solo e dos fertilizantes utilizados.
Fervido
Durante o tratamento térmico da raiz, sua fibra alimentar é destruída, resultando em um aumento no seu índice glicêmico. Vegetais tratados termicamente têm um IG de 75 a 85 unidades.
O valor exato desse indicador para a fruta preparada depende de muitos fatores:
- o tamanho das fatias de vegetais - quanto menores as cenouras cozidas ou assadas fatiadas, maior seu IG. Para purê de cenoura GI = 85 e para um vegetal de raiz inteiro cozido GI = 70;
- método de cozimento - O IG de vegetais de raiz fritos é maior (cerca de 85 unidades) do que cozido ou cozido;
- Produtos vegetais - na maioria das vezes um vegetal processado termicamente é comido com carne magra ou peixe;
- temperatura dos alimentos na hora de servir - Os carboidratos são absorvidos mais rapidamente de um prato resfriado, e o IG das cenouras cozidas quentes será um pouco menor.
Suco de cenoura
O suco de cenoura concentrado espremido na hora tem um IG = 45. Esse indicador excede significativamente o índice glicêmico das culturas de raízes cruas, uma vez que, na forma líquida, a glicose é absorvida mais rapidamente pelo organismo. Portanto, as pessoas com diabetes e problemas de excesso de peso são aconselhados a limitar a ingestão de suco de cenoura fresco e a diluir com água para reduzir a concentração de carboidratos na bebida.
Importante! O IG exato da cenoura fresca depende dos mesmos fatores que afetam o IG da raiz fresca.
A composição química das cenouras
Esta colheita de raiz contém muitos componentes úteis. Uma composição química rica é típica para cenouras frescas, mas, segundo nutricionistas, as colheitas de raízes cozidas e cozidas são mais úteis, pois durante o tratamento térmico aumentam significativamente o número de antioxidantes.
O conteúdo calórico de cenouras frescas é de 35 kcal.
O valor nutricional de 100 g do produto é apresentado abaixo:
- carboidratos - 6,9 g;
- proteínas - 1,3 g;
- gorduras - 0,1 g;
- água - 88 g;
- fibra alimentar - 2,4 g;
- cinzas - 1 g;
- ácidos orgânicos - 0,3 g.
A composição química da colheita de raízes inclui esses componentes:
- vitaminas que afetam positivamente o funcionamento de vários órgãos do corpo - A, B1, B2, B4, B5, B6, B9, C, E, H, K, PP, além de beta-caroteno;
- carboidratos digeríveis - amido, monossacarídeos, glicose, dissacarídeos, sacarose, frutose;
- macrocélulas básicas, que são o material de construção para todos os tecidos do corpo humano - potássio, cálcio, magnésio, silício, enxofre, sódio, fósforo, cloro;
- oligoelementos úteis envolvidos ativamente em vários processos bioquímicos - alumínio, boro, ferro, iodo, manganês, cobre, flúor, zinco, etc;
- aminoácidos essenciais que não são sintetizados no corpo humano por si só e só podem ser obtidos com alimentos - arginina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, cisteína, treonina, triptofano, etc.
- aminoácidos intercambiáveis que requerem uma quantidade significativa de tempo para síntese independente no corpo - alanina, ácido aspártico, glicina, ácido glutâmico, tirosina, etc;
- ácidos gordos saturados;
- ácidos graxos poliinsaturados necessários para o corpo - Omega-3, Omega-6.
Propriedades úteis para o corpo
Devido à sua rica composição química, as cenouras têm um efeito benéfico no corpo humano; portanto, recomenda-se que essa colheita de raízes seja adicionada à dieta para fortalecer o corpo de maneira geral.
As principais propriedades benéficas das cenouras estão listadas abaixo:
- estimula processos metabólicos e acelera a decomposição de nutrientes;
- ajuda a se livrar de toxinas;
- aumenta a resistência à imunidade a infecções;
- impede o desenvolvimento de tumores malignos;
- estimula a digestão;
- limpa os rins da areia e pequenas pedras;
- tem um efeito benéfico no coração;
- mantém o tom do corpo e fornece energia;
- tem um efeito calmante no sistema nervoso;
- acelera a regeneração da pele e promove a cicatrização de feridas.
Um prato popular em que todas as propriedades úteis da fruta são preservadas ao máximo são as cenouras coreanas. Este aperitivo não só tem um sabor picante, mas também melhora significativamente a digestão e também dilata efetivamente os vasos sanguíneos.Você sabe Na culinária, você pode usar não apenas a raiz das cenouras, mas também os topos verdes, adicionando folhas aos primeiros pratos, saladas e molhos.
Posso usar cenoura e suco de cenoura para diabetes?
Diabetes mellitus refere-se a doenças endócrinas e pode ocorrer em qualquer pessoa sob a influência de vários fatores. Sua essência está na absorção problemática de glicose pelo organismo, que é observada como resultado do fato de a insulina deixar de funcionar - o hormônio responsável pela quebra do açúcar no sangue.
De acordo com a classificação geralmente aceita, o diabetes mellitus é dividido em 2 tipos. Cada um deles tem suas próprias causas e métodos de tratamento, mas em ambos os casos, os pacientes recebem uma dieta especial, projetada para reduzir a quantidade de carboidratos na dieta.
As cenouras contêm uma quantidade significativa de fibra alimentar, o que diminui a degradação da glicose e tem um efeito benéfico na taxa metabólica. Isso evita a ocorrência de saltos repentinos de insulina no organismo; portanto, recomenda-se que essa colheita de raízes seja adicionada ao menu de dieta para diabetes. Mas, ao mesmo tempo, é necessário observar a medida e seguir certas recomendações, dependendo do tipo desta doença.
As características da cenoura na presença do 1º tipo desta doença estão listadas abaixo:
- Você pode comer vegetais cozidos (2-3 peças por dia);
- é permitido adicionar um pouco de raiz picada na preparação de ensopado de carne estufada;
- Você pode comer um produto cru, mas não mais do que 3 culturas de raízes de tamanho médio por dia;
- na forma frita, é permitido usar um vegetal com peixe, adicionando uma pequena quantidade ao prato durante o cozimento.
Para diabéticos com doença tipo 2, existem recomendações separadas para comer cenoura:Importante! Para os diabéticos, a quantidade total de cenouras consumidas por dia não é superior a 200 g e cenoura fresca - até 250 ml por dia.
- cerca de 4 vezes por semana, você pode comer purê de legumes cozido;
- é permitido o uso de vegetais de raiz cozidos (a cada 2 dias) como acompanhamento;
- um vegetal cru pode estar presente no cardápio diário de um diabético todos os dias - 1-2 frutas médias são permitidas;
- na forma frita, não é recomendado o uso do produto, pois isso contribui para o rápido ganho de excesso de peso.
Todos os diabéticos devem ter suco de cenoura em suas dietas. Melhora a composição química do sangue, reduz a taxa de degradação de carboidratos e neutraliza a rápida absorção de glicose.
A seguir, estão as diretrizes básicas para beber esta bebida para diabetes:
- para a preparação de suco, recomenda-se escolher vegetais de raiz suculentos e alaranjados da forma correta;
- a bebida fresca resultante deve ser diluída com a mesma quantidade de água fervida gelada;
- para evitar a irritação da mucosa gástrica, é melhor beber suco de cenoura depois de comer, e não com o estômago vazio;
- Recomenda-se preparar a bebida imediatamente antes do uso para preservar todos os nutrientes contidos nela.
Cenouras gerais para diabetes estão listadas abaixo:
- para a preparação de qualquer prato, você precisa usar legumes jovens, pois eles contêm um máximo de vitaminas;
- para estufar e fritar, é desejável cortar a fruta em pedaços grandes - desta forma, perde menos elementos úteis durante o cozimento;
- Recomenda-se cozinhar a cenoura em uma casca sem cortá-la em partes para preservar todas as vitaminas. Depois de ferver as raízes, é necessário esfregar com água fria e depois limpar;
- para fritar cenouras, você precisa usar a menor quantidade de óleo vegetal;
- recomenda-se cozinhar colheitas de raízes no máximo por 1 hora e ensopar e fritar - cerca de 10 a 15 minutos;
- Para melhor armazenamento, as cenouras podem ser congeladas colocando-as no freezer.
Contra-indicações e possíveis danos
As cenouras ajudam a enriquecer o corpo com nutrientes essenciais. Porém, quando consumido em grandes quantidades, causa um aumento significativo da vitamina A. No sangue, isso leva a uma overdose e pode causar uma reação lateral negativa na forma de tontura, náusea, amarelecimento da pele e erupção cutânea alérgica.
Importante! A dose diária de cenoura para uma pessoa adulta e saudável - 3–4 frutas de tamanho médio e para crianças - não mais que 1 colheita de raiz.
- Contra-indicações para o uso deste vegetal estão listadas abaixo:
- doenças do estômago ou intestinos (úlcera, gastrite e outros processos inflamatórios) - o produto contém substâncias que irritam a membrana mucosa do sistema digestivo;
- uma alergia a raízes - pode se manifestar como náusea ou erupção cutânea;
- pedras grandes nos rins - o uso de vegetais de raiz pode causar o movimento de pedras grandes no canal urinário e entupi-lo;
- insuficiência hepática - o vegetal contém uma grande quantidade de beta-caroteno, portanto, com doenças deste órgão, o corpo é difícil de processar esta substância.
A cenoura pode ser uma adição útil e saborosa à dieta diária, e mesmo as pessoas com diabetes podem comê-la em quantidades limitadas. Conhecendo o índice glicêmico e as propriedades dessa cultura de raiz, você pode usá-lo em alimentos com o máximo benefício.