Existem muitos gêmeos duplos de cogumelos e, infelizmente, nem todos podem ser consumidos. No contexto geral, destacam-se amostras com peças que ficam azuis no corte. Como eles são chamados, por que eles têm esses recursos e como reconhecê-los entre os demais - isso será discutido neste artigo.
Cogumelos com uma perna azul
O cogumelo branco é merecidamente considerado o rei do reino dos cogumelos, mas, além disso, na natureza existem muitas outras variedades externas semelhantes. Para os catadores de cogumelos, é útil combinar todos eles em dois grupos: comestíveis e não comestíveis; além disso, as duas opções geralmente são caracterizadas por características semelhantes, como uma perna azul ou outras partes do corpo de frutificação.
A razão para esse fenômeno é a oxidação dos tecidos sob a influência do ar, e isso não é necessariamente um sinal de alarme - muitas vezes essas alterações são características de cogumelos saborosos e bastante saudáveis, por exemplo, um machucado ou um pão.
Comestível
Os cogumelos comestíveis mais populares dentre os considerados podem ser considerados boletos, boletos e cogumelos de panela (também são poloneses).
Como o branco real, todas essas opções são caracterizadas por boas características de sabor, especialmente se você prestar a devida atenção à sua preparação culinária. É claro que, ao mesmo tempo, cada um deles tem características próprias que ajudam a distingui-lo do resto dos parentes.
Boletos
Boletos - um cogumelo forte e denso, com uma perna branca e um chapéu vermelho redondo. Com danos mecânicos, seus tecidos ficam azuis e, após algum tempo, adquirem uma atraente cor azul centáurea, embora possam gradualmente escurecer com roupas de cama prolongadas.
O boleto difere de um boleto semelhante, com uma perna mais "bem alimentada" e uma polpa densa de chapéu, cujo diâmetro costuma atingir 30 cm. Em espécimes jovens, essa parte se assemelha a um hemisfério, mas com a idade torna-se em forma de travesseiro.
Como todas as variedades de boletos são caracterizadas por qualidades nutricionais semelhantes, a maioria dos catadores de cogumelos não presta atenção às diferenças entre eles: geralmente eles estão em diferentes tons do chapéu: do vermelho ao marrom-amarelo, e no local onde o fungo cresce (algumas espécies são encontradas apenas na zona de floresta mista e decídua da Eurásia).
Birch
Externamente, a casca de bétula (obobaki) é um cogumelo denso e carnudo, com um chapéu branco, cinza escuro ou quase preto e uma perna branca e espessa, geralmente com as mesmas escamas brancas ou escuras.
Importante! Os corpos de frutificação antigos estão repletos de um grande suprimento de substâncias tóxicas que eles conseguiram acumular durante o crescimento, por isso não vale a pena coletar amostras muito grandes, assim como é indesejável cortar opções com um chapéu chato e grande.
As variedades azuladas deste fungo incluem duras (vidoeiro de álamo), cinza-acinzentado e multicoloridas, mas suas propriedades de sabor praticamente não diferem. Altura - 5–25 cm, e o diâmetro da tampa geralmente atinge 15–18 cm, dependendo do tipo e das condições de crescimento.
Cogumelo polonês
Como as espécies anteriores, esses representantes do clã Borovik se distinguem por um corpo denso e caído, com um chapéu carnudo e a mesma perna marrom. O diâmetro de seus chapéus semicirculares, convexos ou mesmo planos varia entre 4-12 cm, e a cor pode ser castanha clara, marrom escuro ou até chocolate.
A polpa é predominantemente esbranquiçada ou amarelada, mas no corte sempre fica azul primeiro e depois marrom. Perna - padrão, de forma cilíndrica, levemente inchada ou vice-versa, ligeiramente estreitada na base. Em altura, atinge 15 cm, com um diâmetro de 1-4 cm.
O cogumelo polonês pode ser consumido imediatamente após a coleta como parte dos pratos (ou por conta própria), ou pode ser congelado, seco ou colhido de outra maneira, o que preservará o conjunto máximo de suas propriedades nutricionais para o futuro.
Não comestível e venenoso
Quaisquer espécies não comestíveis de cogumelos não devem ser consumidas - e não importa se é considerado muito venenoso ou nem sempre afeta negativamente a saúde humana (as variedades comestíveis condicionais são frequentemente referidas no último grupo).
Esses espécimes também são encontrados entre aqueles com os quais a fatia pode ficar azul, por isso é muito importante aprender a diferenciá-los dos seguros acima e nunca coletá-los.
Gorchak
Mostarda, ou cogumelos biliares, são muito semelhantes aos cepa-de-bordéus, apenas crescem principalmente em solos arenosos ou argilosos bem aquecidos, nas bordas das faixas de floresta de coníferas. O chapéu é convexo, mais marrom ou marrom, com diâmetro de até 15 cm.
A perna é de forma cilíndrica, grossa, com um padrão de malha perceptível, não típico de um cogumelo porcini real. A polpa tem uma cor rosada ou esbranquiçada, mas quando cortada, torna-se levemente rosada ou azulada e depois escurece.
A principal característica da mostarda é seu sabor amargo desagradável, que durante o tratamento térmico (por exemplo, cozinhar) apenas se intensifica. É por isso que animais e insetos que vivem na floresta recusam esses alimentos.
Importante! Para verificar a comestibilidade do espécime encontrado, alguns catadores de cogumelos sugerem lamber sua carne. Não faça isso, porque com problemas no fígado, mesmo uma pequena quantidade de toxinas tóxicas pode provocar o desenvolvimento de cirrose.
Cogumelo satânico
Essa variedade com um nome tão pouco atraente se assemelha apenas ao branco, enquanto sua cor é radicalmente diferente da cor do congêner comestível. A perna é principalmente vermelha ou rosa, e a cor do chapéu abobadado varia de amarelado a cinza escuro.
O diâmetro da tampa do cogumelo é de 8 a 25 cm, e a perna cresce até 10 cm de altura e, nos estágios iniciais de desenvolvimento, parece ovóide, mas aumenta com o tempo.
Seu característico padrão de malha vermelho escuro, branco ou verde-oliva com células arredondadas emite um cogumelo satânico em qualquer idade, e é por isso que muitos catadores se orientam sobre ele - é claro, se você não leva em conta o cheiro desagradável de espécimes antigos, que se assemelha vagamente ao aroma de carniça.
Você sabe Segundo uma teoria, o nome do fungo não era tão vermelho. dele pernas, quantos alcalóides contidos na composição causam dor de estômago, náusea e tontura. Esses sintomas eram conhecidos pelo micologista alemão Harald Otmar Lenz, que descreveu o cogumelo em 1831.
Os cogumelos satânicos jovens não têm um cheiro tão acentuado; portanto, é mais difícil diferenciá-los dos comestíveis e é necessário levar em consideração as peculiaridades da aparência.
O azul no corte é observado alguns segundos após a exposição ao ar no tecido, e então eles ficam com a aparência habitual.
Sintomas de envenenamento e primeiros socorros
Os primeiros sinais de envenenamento pela maioria dos tipos de cogumelos ocorrem aproximadamente 1,5 a 2 horas após o uso de uma amostra não comestível, expressa principalmente em náusea, vômito, pulso fraco, febre, inflamação do estômago e intestino delgado, dor intensa no abdômen e diminuição da temperatura nos membros.
Alucinações, delirium e outros distúrbios semelhantes depois de consumir cogumelos venenosos azulados geralmente não ocorrem, embora tudo dependa das características do corpo humano, o que significa que você não deve excluir essa possibilidade.
Se, após uma refeição com cogumelos, um ou mais dos sintomas descritos forem observados, vale a pena tomar medidas imediatamente:
- beba o máximo de líquido possível sob a forma de chá forte e frio, água em temperatura ambiente ou um medicamento especial para farmácia diluído em água de acordo com as instruções (por exemplo, "Regidron");
- tomar carvão ativado;
- observar repouso na cama;
- se a condição não melhorar, chame um médico.
Se você não tiver certeza da natureza da origem de todos esses sintomas, não deve se automedicar e complicar ainda mais a situação, é melhor entrar em contato com os médicos imediatamente.
Portanto, com cogumelos azuis, você deve ser tão cuidadoso quanto com todos os outros, inspecionando cuidadosamente cada amostra encontrada. Se houver a menor suspeita de sua inedibilidade, você não deve fazer essa descoberta. Com a coleta regular, você aprenderá em breve a distinguir espécimes venenosos e sem aumentar a atenção aos detalhes de sua aparência.