No verão passado, uma seca severa causou uma impressão tão indelével nos agricultores que muitos estão tomando medidas para evitar uma escassez repetida de água.
Isso levou a um aumento nos pedidos de perfuração de poços por parte dos agricultores, com alguns considerando a instalação de um segundo poço na fazenda como um backup. Em outros casos, os agricultores atingidos por um suprimento limitado de água tendem a aumentar a produção dos poços existentes.
Em média, geralmente custa entre 5.500 e 6.000 euros para aprofundar e equipar um poço que pode fornecer água suficiente para uma fazenda de gado leiteiro por 100 vacas.Na maioria das fazendas irlandesas, você pode encontrar uma fonte de água, mas há certas áreas onde um recuo do poço pode causar certas dificuldades. Normalmente, a profundidade de perfuração de um novo poço agrícola é de pelo menos 60 metros; no entanto, em áreas mais complexas, a profundidade de perfuração pode atingir 100-120 m.Os pagamentos pela água doméstica foram introduzidos na Irlanda em 2015, mas após inúmeros protestos e negociações políticas, as acusações foram suspensas em breve. Agora, não há pagamentos atuais das famílias pelo uso "normal" da água, mas qualquer família que utilize a quantidade de água acima do limite estabelecido pagará. O indicador padrão de consumo de água é de 213.000 litros por ano, o que equivale a 583 litros por dia.
Os dados da Comissão Reguladora da Energia da Irlanda sobre o uso doméstico de água mostram que o consumo médio de água por uma família de quatro pessoas na Irlanda é de 125.000 litros por ano, portanto o limiar é de cerca de 1,7 vezes esse valor.