Nabos de nossos antepassados eram o prato principal na mesa de jantar. Mas no mundo moderno, o interesse por esse vegetal foi perdido, mas em vão, porque o rabanete é um tesouro de vitaminas e minerais. Antes de começar a comer esse vegetal cru nos alimentos, você deve descobrir se outras pessoas o comem.
É possível comer nabos crus
Esta colheita de raízes pode ser consumida crua e cozida. Recomenda-se preparar saladas vitamínicas e suco de um vegetal fresco. O vegetal cru tem um efeito analgésico de cicatrização de feridas e seu suco é imunoestimulante. A composição contém ácido succínico, que é um bioestimulante, razão pela qual o nabo é considerado um excelente antidepressivo. No entanto, este vegetal contém açúcar, por isso não deve ser abusado.
Você sabe Na cidade de Richterswil (Richterswil), às margens do Lago Zurique, anualmente no início de novembro, acontecia um festival de nabos com um grande desfile. Alguns vegetais se transformam em obras de arte, decorando-os com esculturas.
Composição quimica
De acordo com as características botânicas, esta é uma colheita de raízes de um ou dois anos da família Couve, um "parente" próximo de rabanete e rabanete. Cerca de 50 variedades deste vegetal são cultivadas no mundo. A composição química de um vegetal afeta suas qualidades benéficas. Contém muitos oligoelementos e vitaminas que são necessárias para a saúde humana. O nabo não contém virtualmente nenhuma gordura (0,1 g por 100 g).
100 g de vegetais contêm esses minerais:
- sódio - 58,00 mg;
- potássio - 238,00 mg;
- cálcio - 49,00 mg;
- magnésio - 17,00 mg;
- fósforo - 34,00 mg;
- ferro - 0,90 mg.
A estrutura da colheita de raízes também inclui substâncias nitrogenadas e livres de nitrogênio. Sua gravidade específica é, respectivamente, 6,5 e 1,1%.
Propriedades de nabo cru
Essa colheita de raízes por muitos milênios, junto com pão e cereais, tem sido a base da dieta da população na maioria dos países europeus. As vitaminas e microelementos no vegetal determinam a presença de qualidades úteis nele. Nabo é um vegetal de beleza feminina. Neutraliza a acidez do sangue, promove a dissolução do ácido úrico.
Também fortalece a linha do cabelo e a unha. No início das regiões do norte da Eurásia, essa colheita de raízes poderia ser consumida para combater o escorbuto, agora é usada para prevenir a deficiência de vitaminas. Usando vegetais de raiz para satisfazer a fome, observe a medida, pois o abuso deste produto pode prejudicar sua saúde.
Importante! O nabo contém vitaminas B1 e B2, cuja falta leva ao envelhecimento rápido do corpo, perda de cabelo e envelhecimento.
Benefício
O nabo contém o elemento necessário para o corpo humano - a glucoraphanin, que impede a ocorrência de câncer e regula o nível de glicose no sangue. Vamos considerar em mais detalhes se nabos crus são úteis. Neste vegetal, você pode encontrar todos os oligoelementos e minerais necessários para o corpo (enxofre, magnésio, sódio, potássio, beta-caroteno). Com a ajuda do enxofre, as pedras nos rins são clivadas e o sangue é limpo.O magnésio também ajuda o corpo a absorver a quantidade necessária de cálcio e fortalecer o tecido ósseo. Os ossos tornam-se elásticos ao mesmo tempo. A composição do vegetal também inclui zinco e iodo. Devido ao conteúdo de ácido ascórbico, a imunidade é reforçada, portanto esse vegetal deve ser consumido durante resfriados e doenças virais.
A substância rara e valiosa mencionada acima - o ácido succínico participa ativamente do metabolismo. Também tem um efeito ativo na saúde dos homens. Quando eles usam este produto, sua potência aumenta, a função sexual é restaurada e o equilíbrio hormonal é normalizado. A colheita de raízes é capaz de combater o aumento da transpiração, removendo toxinas do corpo.
Danos e contra-indicações
O abuso excessivo de nabos pode levar a problemas de saúde em algumas doenças. O vegetal de raiz contém óleos essenciais que podem irritar a mucosa intestinal, o que leva a doenças do trato gastrointestinal. A colheita de raízes é contra-indicada em pacientes com úlcera péptica do estômago e duodeno. Este vegetal deve ser excluído do cardápio para pessoas que sofrem de alergias alimentares, doenças do sistema nervoso central, além de distúrbios do fígado e dos rins.Esta fruta é contra-indicada em pessoas com doença da tireóide. Os pacientes com diabetes devem observar rigorosamente não apenas a taxa de consumo, mas também dar preferência às variedades sem açúcar. Recomenda-se que a colheita de raízes seja cozida se a doença não estiver em uma forma aguda de desenvolvimento. Em cada caso, é necessário consultar o seu médico sobre o uso de nabos.
Nabo cru de calorias
É útil para as pessoas que usam nabos para saber quantas calorias existem neste vegetal. Portanto, o conteúdo calórico dos nabos crus é de apenas 30 a 32 kcal / 100 g, porque 90% dele consiste em água. O nabo não deve ser descartado, pois se refere a produtos com alto índice glicêmico (70 unidades). Após o tratamento térmico, o conteúdo calórico do produto aumenta para 33 kcal e o índice glicêmico - até 85 unidades. Além disso, o vegetal contém 0,5 g de gordura, 2,9 g de carboidratos e 3,2 g de proteína.
Importante! A colheita de raízes deve ser excluída para mães jovens durante a lactação, e também não vale a pena introduzi-la na dieta de crianças menores de 2 anos, pois o bebê pode ter reações imprevistas do trato gastrointestinal.
Como usar nabos crus
Não abuse dessa cultura de raiz em sua dieta diária. Será suficiente para um adulto comer 200-300 g de vegetais por dia. Para evitar problemas digestivos, é aconselhável usá-lo fervido ou cozido no vapor.
Usando nabos
Os nutrientes contidos no vegetal têm um efeito curativo nos órgãos internos de uma pessoa. As propriedades curativas são possuídas não apenas pela colheita das raízes, mas também pelos topos verdes da planta. Para a preparação de saladas e borsch, recomenda-se o uso de folhagem como um complexo vitamínico. A colheita de raízes é capaz de ser armazenada por um longo tempo sem perder suas qualidades curativas e também é facilmente absorvida pelo corpo humano. Pode ser em conserva e seco. Devido ao sabor brilhante, recomenda-se cozinhá-lo sem adicionar especiarias.
Em dietética
Este vegetal de raiz é conhecido como um produto dietético saudável. Para cozinhar, eles usam não apenas raízes (vegetais e salada), mas também folhagem (variedades de folhas e saladas). Os defensores da dieta recomendam incluí-lo na dieta devido ao conteúdo de celulose, que satura o corpo com todos os nutrientes e não leva ao ganho de peso. O teor de fibras nos nabos leva à normalização do apetite e melhora a digestão. Não há dietas especiais baseadas em nabos. Se em um curto período houver um desejo de corrigir os números, você poderá usar este produto com segurança.
Você sabe Um morador da Inglaterra K. Butler, que viveu em Nafferton em 1972, criou um nabo, que atingiu um peso de 15,975 kg. Mais tarde, em 1981, um jardineiro do Alasca conseguiu superar esse número, já que o peso de seu vegetal era de 23.100 kg.
Na medicina popular
Os curandeiros tradicionais decidiram usar o produto de nabo mais útil - o suco. Quando fervido, é um excelente expectorante. O vegetal é perfeito para fumantes e aqueles que sofrem de doenças pulmonares. Os curandeiros recomendam o uso de nabos crus para melhorar o sistema cardiovascular, uma vez que traz pressão ao normal. O caldo de nabo também trata dor de dente e insônia. Para adormecer mais rápido à noite, você precisa beber 1 xícara de caldo antes de dormir.
Regras básicas para seleção e armazenamento
Na maioria das vezes no mercado, você pode encontrar três variedades dessa cultura de raízes:
- jardim (com polpa amarela),
- branco
- preto
A característica mais básica de um vegetal é sua capacidade de ser armazenada fresca por um longo tempo. Antes do início das primeiras geadas, a colheita das raízes deve ser desenterrada e guardada para armazenamento. As culturas de raízes super-resfriadas não são adequadas para armazenamento. Nabos também não são suscetíveis à podridão e mofo. Antes de colocá-lo para armazenamento, ele deve ser seco ao abrigo, pois sob o sol aberto ele começará a desaparecer.Existem várias maneiras eficazes de armazenar um vegetal:
- Na geladeira, as colheitas de raízes são armazenadas por até 1,5 meses.
- Para nabo preservado o maior tempo possível no inverno, é necessário preenchê-lo com areia seca, podando os topos.