A gota é uma doença das articulações e tecidos causada por um alto teor de ácido úrico no sangue. Surge como resultado de distúrbios metabólicos, acompanhados por fortes dores, vermelhidão da pele, inchaço e falta de mobilidade das articulações. Um dos meios que aliviam os sintomas e ajuda no tratamento dessa doença é o gengibre. Mais detalhadamente sobre as propriedades benéficas e prejudiciais do produto, bem como como usá-lo, são descritas neste artigo.
Valor nutricional
O valor nutricional da raiz de gengibre fresco por 100 g de produto é:
- teor calórico: 80 kcal;
- proteínas: 1,8 g;
- gorduras: 0,8 g;
- carboidratos: 15,8 g;
- fibra alimentar: 2 g;
- água: 70 g.
Importante! As substâncias que compõem a raiz do gengibre podem quebrar até os sais mais duros e depositados.
Além disso, a planta inclui vitaminas dos grupos B, C, K, E, PP, além de minerais: cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, sódio.
Propriedades úteis e prejudiciais
- No caso de gota, os especialistas recomendam que os pacientes tomem o tempero graças às suas qualidades positivas:
- possui propriedades antimicrobianas;
- reduz a inflamação;
- alivia espasmos e dores;
- remove toxinas e sais do corpo;
- normaliza o trato gastrointestinal;
- decompõe gorduras;
- fortalece o sistema imunológico;
- normaliza o metabolismo.
- Além dos benefícios, o produto pode ser prejudicial nesses casos:
- aumenta o sangramento com hemorróidas, durante a menstruação, etc.
- aumenta a temperatura do corpo, portanto, é impossível usá-lo durante resfriados com alta temperatura.
O gengibre pode ser usado para a gota?
O tratamento da gota consiste em medidas complexas, nas quais o principal papel é desempenhado pela administração de medicamentos. Além disso, o uso de especiarias contribui para a rápida recuperação dos pacientes. Dá bons resultados apenas se não houver contra-indicações ao uso ou uso de especiarias.
Receitas de gengibre para a gota
A raiz do gengibre pode ser usada no tratamento da gota, tanto para uso externo (pomada, pasta, óleo, etc.) quanto como chá ou suco.
Você sabe Em muitas culturas, o gengibre é considerado um desejo sexual.
Pomada para compressas
Para preparar a pomada, misture 2 colheres de chá. raiz de gengibre picada, 1 colher de chá de açafrão moído, 0,5 colher de chá de pimenta moída e óleo de mostarda. Aqueça um pouco a mistura em banho-maria. Coloque um curativo de gaze e prenda na área afetada. Fixar com um curativo em cima. Comprima até que a inflamação passe.
Massas
A pasta terapêutica é preparada a partir de gengibre em pó e uma pequena quantidade de água, que é misturada até obter uma massa homogênea. A mistura deve ser aplicada em pontos doloridos.
Óleo de massagem
O óleo de massagem é feito insistindo na raiz do gengibre cortada em fatias de azeite por vários dias em um local escuro. Deve ser esfregado em movimentos circulares em um local dolorido todas as manhãs após o sono. A duração do tratamento é de cerca de 3 meses, a cada 2 semanas você precisa fazer uma pausa.
Gengibre em conserva
Você pode marinar a raiz da seguinte maneira: 170 g de produto fresco são cortados em fatias finas e colocados em um recipiente fundo. Misture 3 colheres de sopa separadamente. açúcar, 2 colheres de chá de sal, 50 g de arroz ou vinagre de maçã e deixe ferver. Adicione a mistura aos temperos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 6-8 horas. Use como tempero para outros pratos ou simplesmente assim.
Importante! A dosagem e a duração do tratamento da gota com gengibre devem ser acordadas com o seu médico.
Banhos quentes com gengibre
Banhos quentes com especiarias têm um efeito benéfico não apenas nas articulações doentes, mas também em todo o organismo. Para fazer isso, 2 colheres de sopa. ferva o gengibre em pó em 1 litro de água por 10 minutos. Adicione o caldo pronto ao banho, que pode ser tomado por mais de 15 minutos. Depois disso, é necessário enxaguar o corpo com água limpa, secá-lo e vestir-se calorosamente para melhorar o efeito. Também podem ser feitos banhos de pés separados.
Chá e suco
Para fazer chá de gengibre, você precisa de 1 colher de chá de gengibre picado para derramar 0,5 litros de água. Cozinhe por 40 minutos, coe e deixe esfriar um pouco. Adicione uma colher de mel ou açúcar a gosto. Beba 3 vezes ao dia.
Você sabe As máscaras faciais, à base de gengibre, tornam a pele suave, tonificada e macia.
Para preparar suco saudável, recomenda-se moer um pepino de tamanho médio, 2 talos de aipo pecíolo, 1 fatia de limão, um pedaço de raiz de gengibre de 2,5 cm por meio de um espremedor e beber.
Contra-indicações
- Apesar de todas as qualidades positivas do tempero, ele tem as seguintes contra-indicações:
- úlcera gástrica e gastrite;
- pressão alta;
- alérgico ao produto;
- grandes pedras nos rins, na urina e na vesícula biliar;
- doença hepática
- pele danificada;
- doenças cardíacas e cardiovasculares;
- gravidez e lactação.
Do exposto, conclui-se que o uso de gengibre com gota é parte integrante de toda uma gama de medidas terapêuticas direcionadas contra essa doença. O principal é levar em conta a ausência de contra-indicações para o uso do produto e não se esqueça de consultar o seu médico.