O Juniperus comum Compressa é uma variedade anã vertical-estreita, com agulhas ligeiramente verdes e levemente espinhosas. Tem uma ramificação tão densa que a coroa parece completamente sólida. A planta parece um pequeno ponto de exclamação. A variedade é ideal como planta de destaque no projeto paisagístico. Leia mais sobre o Juniper Compress, seus recursos e as regras para cuidar dele, leia mais no material.
Descrição botânica
Os hábitos de crescimento do zimbro comum dependem de fatores como:
- localização geográfica da região;
- temperatura do ar
- o grau em que os nutrientes afetam a planta.
Na maioria das vezes, é representado por formas de arbustos com várias hastes que crescem na Europa, América do Norte e Ásia.. Menos comumente, com formas de barril único. Suas folhas juvenis pontiagudas e verdes em forma de agulha crescem em três voltas. Em cada superfície da folha há uma faixa estomática transparente. A casca é frequentemente descrita como vermelho acinzentado, com o hábito de descascar.
Entre abril e junho, aparecem no zimbro cones amarelos para homens, seguidos de fêmeas, esféricas, com até 1 cm de diâmetro, chamadas bagas de zimbro. Imediatamente após o aparecimento, eles são verdes, mas no outono tornam-se azuis ou pretos. Bagas de zimbro são amplamente usadas para fazer gin.
Importante! O zimbro atira, ou melhor, seus óleos essenciais repelem as mariposas. Eles podem ser colocados ao lado de itens de inverno, que são armazenados na primavera.
Características da variedade
Como muitas amostras antigas de seleção vendidas em viveiros, a qualidade das mudas de Compressa pode variar. A planta adulta "correta" deve ter 50 a 60 centímetros de altura e 15 a 20 centímetros de largura. Mas muitas vezes se deparam com casos que crescem mais. Eles são fáceis de distinguir por coroa esparsa. Isso se deve ao fato de plantas de crescimento mais rápido serem escolhidas para propagação, mas ao mesmo tempo perdem a famosa densidade de copas.
Juniperus Compressa (Juniperus communis Compressa) foi originalmente descrito pelos botânicos Eli-Abel Carrier e Alfred Raeder em 1949. Porém, a partir das descrições dos viveiros da década de 1850, podemos concluir que essa planta já estava em suas coleções, mas com outros nomes.
Descrição da variedade:
- tipo: arbusto sempre-verde;
- familiaCypress (Cupressaceae);
- altura: até 3 m;
- largura: até 0,35 m;
- forma da coroa: colunas estreitas;
- hábitos de crescimento: crescimento lento, com crescimento anual de 5 a 8 cm;
- agulhas: 4-6 mm, fino, levemente pontudo, verde no verão, adquire um tom levemente bronze no inverno;
- o solo: úmido, pode ser empobrecido em nutrientes;
- acidez: qualquer;
- aplicação: montanha alpina, jardim de rochas;
- resistência do inverno: até -35 ...- 40 ° C;
- características: tolerante à seca, solo pedregoso e condições urbanas.
Aterragem e cuidados adicionais
A variedade é destinada ao plantio em uma área ensolarada. Embora algum sombreamento seja permitido. Se houver vários arbustos, a distância entre eles deve ser de 0,5 a 2 m.
O tipo de solo pode ser qualquer. Mas se os nutrientes são pobres, é necessário adicionar fertilizantes orgânicos durante o plantio: composto, turfa, estrume podre ou outros.
Importante! Algumas espécies de zimbro são venenosas. O veneno da planta que eles contêm causa envenenamento grave e abortos em animais.
O enredo é limpo de ervas daninhas. Eles removem pedras, quebram grandes torrões de terra. Cavar o solo a uma profundidade de 40 cm. O solo removido deles é misturado com o solo de turfa e turfa em partes iguais. Você pode adicionar areia para friabilidade e agulhas, que servirão não apenas como um meio de adornar o solo, mas também como um fertilizante de longa duração.
Instruções de pouso passo a passo:
- O tamanho do poço deve ser 2-3 vezes o diâmetro da raiz.
- A camada inferior é colocada drenagem. Deve remover o excesso de umidade das raízes. Portanto, sua espessura é de cerca de 15 a 20 cm.
- Um substrato preparado é colocado sobre ele.
- As mudas são embebidas por 12-24 horas em um estimulador de crescimento. Em seguida, plantam-no em uma cova e adicionam solo para que o colo da raiz fique no mesmo nível do viveiro.
- Compacte o solo ao redor do tronco.
- Abundantemente regada com água. 1-2 baldes são suficientes.
- Durante as primeiras 2 semanas, a rega é realizada em dias alternados.
- Círculo de cano polvilhado com cobertura morta. Previne o crescimento de ervas daninhas, a compactação do solo e a rápida evaporação da umidade.
Métodos de criação
Jardineiros propagam estacas de zimbro. Para fazer isso, faça uma sessão saudável em maio. Seu comprimento deve ser de cerca de 15 cm. Prepare uma panela e um solo nutritivo. Pode ser um substrato de uma loja de coníferas ou uma mistura de turfa, terra de grama, vermiculita e areia de quartzo em quantidades iguais. O final da alça é umedecido em "Kornevin". O solo é regado com uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. Faça um buraco com um lápis e plante um talo nele.
Cubra com um filme. Mas eles fazem isso para que o filme repouse nos suportes. Por exemplo, em paus, e não no próprio caule. A planta é instalada em uma sala com uma temperatura de +20 ... + 21 ° C para o enraizamento. Verifique periodicamente a umidade e regue o chão. Tempo de enraizamento - cerca de 3 semanas. Em seguida, o filme é removido e as mudas são cultivadas em ambientes fechados até a primavera do próximo ano, quando podem ser plantadas no chão em um local constante.
Você sabe O mais antigo arbusto de zimbro cresce na Crimeia. Os botânicos acreditam que ele já tem 2.000 anos.
A propagação do zimbro é outra maneira.. Mas é impossível aplicá-lo à variedade Compress, pois ela possui apenas um tronco. E não há como pressionar um dos galhos no solo para enraizar e formar uma nova planta.
O próximo método de propagação é por semente. Para isso, as bagas de zimbro são colhidas de setembro a dezembro. Maduras, elas devem ser azuis uniformes com um revestimento de cera. Os cones são muito resinosos, por isso é muito difícil obter sementes. Para fazer isso, coloque-os no liquidificador e adicione um pouco de água morna. Agora mexa em baixas velocidades. Quando as bagas estiverem rachadas, adicione mais água. Deixe por 5 minutos. Tudo o que apareceu deve ser jogado fora. Boas sementes neste momento vão afundar no fundo do tanque. Eles precisam ser removidos, deixados secar e colocados em um saco de papel para armazenamento.
Antes de plantar, eles devem brotar, assim como as donas de casa fazem com as sementes dos pepinos. Prepare um container de desembarque. A primeira camada é colocada drenagem de pequenas pedras. Em seguida, 50% do composto sem folhas ou turfa e 50% de areia são despejados nele. Coloque as sementes na superfície. Regada. Pressione-os no solo. Polvilhe areia por cima.
A panela é colocada em um local sombreado ao ar livre. Não se apresse. Demora 6 meses para aguardar a germinação das sementes. Durante esse período, o pote precisa ser regado se o solo secar e estiver protegido de pássaros que podem detectar sementes e comê-las. Quando o inverno chegar, o contêiner também deve permanecer fora. As coníferas precisam de um período obrigatório de tratamento a frio (estratificação). Esse período deve durar cerca de 120 dias.
Na primavera, as sementes podem ser transplantadas cada uma em um vaso separado ou deixadas para crescerem juntas, se houver espaço suficiente para elas. O cuidado das mudas consistirá em rega regular. Quando as mudas crescem até 10 cm e as folhas aparecem, elas são transplantadas para um local constante de crescimento.
Uso em paisagismo
Uma composição padrão ou clássica consiste em 2-3 juníperos verticais do tipo Compress e 1-2 pequenos arbustos de coníferas aos pés. Esta composição é popular desde os anos 70.
Uma combinação mais moderna é um zimbro na vertical entre urze ou plantas alpinas.. Além disso, o Compress ficará bem em um jardim de rochas como uma planta de destaque. Você pode substituir a urze por samambaias. Isso confere à composição o efeito das florestas selvagens. Você pode tentar plantar outras plantas florestais ao redor de Compresses: phyllodoce, cálcio, Erica, anões e rodendros.
A forma estreita da coroa ajudará na criação de uma paisagem à beira-mar. Ficará ótimo se você traçar os caminhos com cascalho e plantar Compress ao longo deles. Para adicionar cores ao jardim, você pode sombrear o zimbro com lâmpadas brilhantes da primavera.
Doenças e Pragas
Se uma variedade é plantada no lugar certo e fornecida com os devidos cuidados, incluindo rega e cobertura, raramente fica doente. Mas existem várias doenças comuns que podem causar escurecimento das agulhas e morte de brotos.
Em fevereiro, a intensidade da luz solar aumenta. Portanto, o zimbro que cresce no lado sul dos edifícios pode ficar queimadura solar. Como resultado, as agulhas secam e começam a morrer. Para resolver o problema, em fevereiro, perto dessas fábricas, é instalada uma tela feita de lutrasil ou outro material. Ele deve cobrir a planta do sol.
Você sabe De acordo com as observações dos geólogos no ambiente natural, o zimbro geralmente cresce onde há depósitos de carvão.
No verão, você pode encontrar bolhas alaranjadas nos galhos. Então as agulhas ficam marrons e se desfazem. É ferrugem. Pode atingir agulhas e cones. Para prevenir a doença na primavera, a árvore é pulverizada com "Arseridum" (50 g por 10 l de água). Se houver sinais da doença, o tratamento é repetido até 4 vezes em intervalos de 10 dias. Galhos doentes devem ser destruídos.No tempo chuvoso, eles estão desenvolvendo ativamente Fungos de Fusarium. Se a planta estiver infectada, a partir de cima para baixo, as agulhas adquirem um tom avermelhado. Os galhos secam e a própria árvore seca. Isso é traqueomicose. Durante o tratamento, os galhos doentes precisam ser removidos e queimados, e a planta tratada com "Quadrice", "Fitosporin". O tratamento é repetido após 7-10 dias.Secagem de galhos possivelmente devido a várias doenças fúngicas. Isso contribui para a alta densidade da coroa. Nesta situação, os galhos doentes são cortados e a árvore é tratada com preparações de Skor, Ridomil Gold.Schütte brown - Outra doença comum. A cor das agulhas muda para marrom, morre e cai. E no final de agosto, corpos frutíferos pretos do fungo patógeno aparecem nele. A doença afeta as plantas que estão na sombra ou em locais muito úmidos. A luta contra a patologia será padrão: remoção de galhos doentes e pulverização com Skor, Ridomil ou outro fungicida.
Pragas são duplamente perigosas. Em primeiro lugar, sugam os sucos, o que torna a planta enfraquecida. Em segundo lugar, os fitopatógenos penetram nas plantas através de locais danificados, aumentando os danos. E isso pode causar a morte do zimbro. Para combatê-los, são usados fungicidas.
Você sabe A casca de zimbro foi usada pelos eslavos na confecção de pratos. Não azedou o leite nem por vários dias.
Pragas e medidas de controle:
- Pulgões - pequenos insetos marrons que se instalam em colônias em brotos jovens. Comprimento - até 1,7 mm. Um pequeno número deles pode ser derrubado por um forte fluxo de água. Mas se houver muitas pragas, pulverize com uma solução de sabão inseticida (10 g / 1 l).
- Shields parecem pequenas escamas marrons no tronco e nos galhos. Eles também comem suco. Um pequeno número de insetos é removido dos galhos com uma escova. O problema é que a casca quitinosa de insetos adultos não pode ser tratada com inseticidas. Depois que os adultos forem removidos dos galhos, borrife Aktara, Calypso ou Angio. Repita o tratamento após 2 semanas para destruir as pragas nascidas dos ovos.
- Em agulhas também podem ser encontrados lagartas. Estas são as larvas da mariposa zimbro. Ela põe seus ovos em espirais. E as larvas chocadas se alimentam de agulhas, roendo-a por dentro. Para o tratamento, é usada a pulverização com "Confidor" ou "Calypso". O primeiro tratamento é realizado em maio, antes do início do voo das borboletas, o segundo, com intervalo de 2 semanas.
- Placa pulverulenta em galhos e agulhas é mealybug. São insetos em miniatura de até 3 mm, que se depositam maciçamente em galhos jovens. Para combatê-los, passe a pulverização com a droga "Enzhio" em 3 tratamentos com intervalos de 10 dias entre eles.
A variedade Compressa é perfeita para o paisagismo de lotes particulares, praças urbanas e territórios próximos a edifícios, incluindo cafés, restaurantes, shopping centers e outros. É despretensioso e pode tolerar a seca leve, o ar da cidade e a geada. E isso fornece à planta uma popularidade bem merecida.