A Violet Amadeus apareceu há relativamente pouco tempo, mas essa planta brilhante já conseguiu conquistar muitos jardineiros. Apesar de não exigir condições especiais de detenção, são cometidos erros durante o seu cultivo. Em seguida, as principais características da variedade serão examinadas em detalhes, os principais segredos de seu cultivo são divulgados.
Descrição botânica da planta
Violeta Amadeus é um dos gêneros vegetais mais comuns (Violeta), encontrado em quase todas as zonas climáticas e continentes. Essa variedade foi criada em 2012 pelo criador amador Konstantin Morev. Em sua criação, ele conseguiu concentrar todas as melhores qualidades de variedades conhecidas e criar uma planta doméstica com flores únicas.
Como todos os representantes da espécie, essa violeta pertence às plantas perenes herbáceas. Difere no sistema radicular do núcleo, que é caracterizado pela principal raiz de ramificação baixa com raízes laterais finas. O caule é ramificado, ereto ou levemente rastejante, até 40 cm de altura.
Galeria de Fotos
As folhas da planta são verde-escuras, alternadas, pecioladas. Eles estão localizados em pecíolos finos e longos. Nos espécimes jovens, as folhas são mais claras, nos adultos - saturadas, escuras, com uma característica pubescência uniforme na parte inferior. A saída no Amadeus é pura, principalmente proporcional, mas em plantas individuais às vezes pode crescer de maneira desigual.
As flores Amadeus são duplas, as bordas das pétalas não têm divisões, são bastante grandes, com uma média de 5-7 cm de diâmetro, mas em condições ideais podem crescer até 8 cm.Têm uma cor característica, com uma base rica em tonalidade de framboesa ou vermelho-framboesa . A flor é decorada com uma fina borda branca que vai do centro da flor até as bordas.
A variedade floresce ao longo do ano, mas na maioria das vezes - desde o início da primavera até o final do outono. No inverno, a planta entra no estágio inativo. Nas regiões do sul, com clima quente e ameno, a floração também pode ser observada no início do inverno.
Importante! A cor das flores da planta pode variar dependendo da temperatura do ar. No inverno, a sombra é mais escura, vermelho carmesim e no verão — leve, com uma ligeira tonalidade rosa.
Quais condições você precisa criar em casa
Cuidar do Amadeus não é mais difícil do que para outra variedade de violetas. O mais importante é fornecer à planta a iluminação certa, escolher o lugar certo. Caso contrário, a flor crescerá mal e poderá até morrer com o tempo.
Colocação e iluminação
Esta violeta adora luz difusa intensa, portanto o pote com ela deve estar necessariamente sombreado. O peitoril da janela nos lados leste e oeste da casa, onde não há luz solar intensa, é mais adequado para isso. Também é possível cultivar a planta no parapeito da janela sul, mas a planta deve ser protegida da luz direta do sol, caso contrário, queimaduras na folhagem das violetas não podem ser evitadas. Não é recomendável manter o Amadeus na parte norte da casa - o vaso de flores não estará adequadamente iluminado e isso levará ao alongamento da violeta.
Independentemente de onde o violeta é mantido, ele requer pelo menos 10 a 12 horas por dia. Se este requisito não puder ser cumprido, o vaso de flores deverá ser iluminado com uma mesa ou uma lâmpada de jardim especializada. Além do alongamento, a falta de luz pode levar à inibição geral das violetas e, em casos avançados, à secagem.
Temperatura e umidade
Uma temperatura ambiente estável dentro de +22 ... + 25 ° C é mais adequada para esta variedade. Uma flor também pode crescer a uma temperatura média diária de +20 ° C. No inverno, pode ser cultivada com sucesso a +18 ° C, e no verão - a temperatura do ar até +30 ° C. Mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar violetas são fatais, pois podem causar queda de flores e folhagem. Tudo isso afetará negativamente o período vegetativo subsequente.O indicador ideal de umidade do ar no habitat da variedade deve estar na faixa de 50 a 55%. Um aumento ou diminuição desse indicador afetará negativamente não apenas a floração, mas também a planta como um todo: será possível observar torções, murchamento das folhas e morte gradual das violetas.
Se houver falta de umidade na sala com a planta, um pequeno recipiente aberto com água é instalado próximo à violeta para regular este indicador. A pulverização da flor é proibida, pois pode provocar lesões putrefativas de brotos e folhas.
Importante! Amadeus não deve ser regado com água fria. Isso enfraquecerá a imunidade da planta.
Como cuidar em casa
Apesar do fato de que esta violeta requer cuidado e atenção mínimos, os Amadeus respondem positivamente à atitude escrupulosa dos proprietários em relação a eles. Além de regar regularmente e observar o microclima ideal, eles precisam de cobertura periódica e poda sanitária. Caso contrário, uma planta inferior com baixa imunidade a uma variedade de fungos crescerá.
Rega
Essa variedade, como outras variedades de violetas, é bastante exigente em molhar e umedecer o substrato. É estritamente proibido umedecer seus rebentos. Portanto, a água é introduzida apenas sob a raiz e com o maior cuidado possível.
A rega superior ao cultivar esta flor é usada com pouca frequência e apenas por jardineiros experientes; portanto, é melhor usar o método de rega inferior. Para fazer isso, a água é derramada em uma tigela ou bandeja pequena (para que a planta possa ser imersa em 2-3 cm), depois que os vasos são baixados em um recipiente com água por 20 a 30 minutos. O solo absorverá a quantidade ideal de umidade sem prejudicar a planta.As violetas são regadas dependendo da estação e da temperatura do ar, o procedimento é realizado 1-2 vezes por semana, usando apenas água macia bem defendida à temperatura ambiente. A água da chuva pura é mais adequada. Se você mora em regiões com uma situação ambiental desfavorável, é proibido o uso de água da chuva para irrigação.
Uma vez a cada 2 meses, para fins higiênicos, eles lavam a folhagem das violetas. É abundantemente umedecido com um frasco de spray, após o qual a água restante é completamente limpa. Gotas de umidade na planta não devem ser deixadas: focos podres podem se desenvolver em seu lugar, reduzindo a estética da flor.
Você sabe Além de fins decorativos, a violeta é frequentemente usada para tratar todos os tipos de doenças humanas. Os extratos desta planta têm efeitos coleréticos, antimicrobianos, sedativos, diuréticos e diaforéticos.
Aplicação de fertilizantes
Adubar com Amadeus durante toda a estação de crescimento, com um intervalo de 14 dias. No final do outono e inverno, as violetas não se alimentam. Neste momento, um período de descanso se estabelece, portanto, é irracional fazer fertilizantes no momento. Na primavera, o solo é fertilizado com compostos nitrogenados (isso ajuda a flor a restaurar a massa acima do solo e a dar brotos jovens). Desde o final da primavera, as violetas são alimentadas apenas com misturas de fosfato de potássio. Eles melhoram e prolongam a floração, o número de botões aumenta.
Para fertilizar a flor usando misturas minerais especializadas para violetas (melhorando a floração, acelerando o crescimento). Aplique-os nas concentrações recomendadas pelo fabricante. Esses fertilizantes podem ser substituídos por quaisquer análogos minerais para plantas de interior. Nesse caso, a concentração para a preparação da solução de trabalho precisa da metade do recomendado pelo fabricante.
Vídeo: Como fertilizar violetas
Para fertilizar adequadamente as violetas, siga algumas regras:
- as plantas não fertilizam dentro de um mês após o transplante;
- é proibido vestir-se a temperaturas abaixo de +20 ° C e acima de +25 ° C;
- a flor não fertiliza se for suscetível a lesões ou pragas infecciosas;
- adubar de manhã ou à noite (é proibido vestir-se sob luz solar direta).
Importante! Violetas são mais facilmente toleradas em março.
Poda
Poda Amadeus gasta conforme necessário. Apesar do fato de que, do ponto de vista botânico, esse procedimento é inútil, sem ele será difícil obter um efeito decorativo especial de uma flor. Realize o procedimento do início da primavera ao final do outono. No inverno, a poda não é recomendada, pois, neste momento, a planta está em um estágio dormente.Brotos e folhas velhas, bem como partes da planta que desacreditam sua decoratividade, são podadas. Isso ajudará os brotos jovens não apenas a aumentar a massa aérea, mas também a prolongar a floração. Muitos cultivadores de plantas no início da vegetação da primavera aconselham a remoção de vários dos ramos inferiores da roseta - nesse caso, a violeta dedica toda a sua força apenas a brotos eficientes e floridos.
Transplante
O transplante periódico de plantas é um dos procedimentos mais importantes. Execute conforme necessário 1-2 vezes por ano. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado com esta finalidade:
- substitua o substrato antigo;
- rejuvenescer a flor;
- mude o vaso que está apertado para o sistema radicular para um maior.
Você sabe FIalki ajuda a combater pragas domésticas. A planta secreta substâncias específicas que repelem baratas, formigas e outros pequenos insetos.
Esse solo deve ser esterilizado:
- assar no forno (20 minutos, a +125 ° C);
- congelamento na geladeira (2-3 dias, a -20 ° С ...- 25 ° С);
- rega abundante com solução a 1% de permanganato de potássio.
Quaisquer recipientes de jardim são adequados para transplante: de plástico, argila, cerâmica, metal. Um pré-requisito é a excelente drenagem; portanto, na parte inferior, é necessária a presença de 1 ou mais orifícios de drenagem. Para transplante, não selecione recipientes excessivamente grandes. Um vaso ideal deve ser 2-3 cm mais largo que o sistema radicular da violeta, e sua profundidade deve ser 2/3 a mais que o diâmetro das raízes. O fundo da panela geralmente é coberto com argila ou cascalho expandido pequeno (3 cm de espessura).
As principais etapas do transplante:
- Prepare uma nova panela. É esterilizado com uma solução de permanganato de potássio a 1% ou com álcool a 70%.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo e, em cima, despeje o solo com uma camada de 3-5 cm.
- Pegue a planta junto com o sistema radicular de uma panela velha.
- Prepare uma violeta para transplante. Se for necessário substituir o substrato, o sistema radicular é lavado em uma bacia com água morna. Para rejuvenescer, você precisa remover metade das raízes antigas e abaixar os ramos inviáveis. Quando o replantio é feito para substituir o vaso, o solo antigo é levemente sacudido (a camada basal do solo deve permanecer intacta).
- Coloque a planta em um novo recipiente, preencha a cavidade entre o sistema radicular e as paredes da panela com novo solo.
- Despeje a violeta e coloque-a em um local quente e bem iluminado, com luz difusa.
Como propagar em casa
Propague a violeta tanto vegetativamente (em partes do caule ou rizoma), como com a ajuda de sementes. A melhor maneira de obter uma nova planta é enraizar mudas de folhas. O método não é apenas simples, mas também 100% eficaz. As sementes recebem flores novas muito raramente, e isso se deve à baixa germinação e ao longo período de aclimatação dos brotos.
Para propagar a violeta Amadeus com um corte folhoso, você deve:
- Corte uma folha jovem e cheia na camada inferior 2-3 dos brotos.
- No fundo da folha, faça um corte oblíquo em um ângulo de 45 °.
- Mergulhe o pedúnculo em um recipiente raso com água limpa. Depois que as raízes jovens aparecerem no corte, transplante o caule em uma panela pequena e leve-o para um local quente e bem iluminado.
- Para acelerar o aparecimento de raízes em um recipiente com água, adicione algumas gotas do estimulador de crescimento Epin-Extra.
- Assim que uma planta crescida do caule, ela é mergulhada em um vaso maior (a folha precisa ser removida).
Possíveis dificuldades ao crescer
Muitas vezes, o cultivo de violetas não causa dificuldades, mesmo para os cultivadores iniciantes, portanto, problemas com esta flor surgem apenas em casos excepcionais. Freqüentemente, com a eliminação prematura de erros, a morte da fábrica é inevitável. Portanto, a solução de problemas relacionados ao cultivo e cuidado da planta deve prosseguir imediatamente.
Os principais problemas que surgem durante o cultivo das violetas Amadeus e como eliminá-las:
O problema | Razão | Remédios |
Lesões putrefativas de folhagem e caule | Mancha tardia causada por alagamento do substrato ou ar | O número de regas é reduzido, a flor é tratada com uma solução de Fitosporina (1 g / 5 l de água) e depois mergulha em uma nova panela com solo limpo |
Decadência da raiz | Solo velho saturado com secreções de plantas | A flor precisa ser transplantada para um novo substrato. |
Folhagem branca | Derrota de oídio | A planta é tratada com uma solução da droga "Fitosporin" (1g / 5l de água) |
Murcha, torção das folhas às vezes é acompanhada por um leve revestimento fosco | O aparecimento de pulgões, ácaros | Duplo tratamento com Actellic (1 ml / l de água) |
Apesar do violeta Amadeus ser uma variedade amadora de flores domésticas, esta planta pode impressionar com a beleza e as flores duplas únicas de cada cultivador. Essa variedade é considerada despretensiosa, mas uma planta saudável e florida só pode ser obtida se todas as regras de cuidado e manutenção adequada das violetas forem rigorosamente observadas. Caso contrário, ela ficará doente por um longo tempo e morrerá com o tempo.