Entre as plantas domésticas, às vezes você pode encontrar as amostras mais incomuns. Isso inclui a poliscia - uma planta perene cujos galhos crescem e podem chegar a dois metros em casa. A folhagem de diferentes espécies varia tanto em forma e cor que é difícil classificá-las, à primeira vista, em um gênero. Vamos nos familiarizar com as variedades de poliscias cultivadas em casas, as condições ideais para sua manutenção e reprodução, e também aprenderemos como cuidar adequadamente delas e evitar dificuldades.
Descrição botânica da planta
Esta sempre-viva perene da família Aralian tem raízes ramificadas. Em caules jovens, a cor da casca é verde-acinzentada e em tons antigos, amadeirados e marrom-claros. Eles são muito flexíveis, podem até ser amarrados, e isso não os machucará de forma alguma: à medida que o caule se expande, o caule é exposto e as políscias se tornam como uma árvore em uma panela.
A forma das folhas pode ser muito diferente para diferentes representantes deste gênero. Eles podem ser redondos, estreitos, cirros, largos. A cor da folhagem é verde ou manchada, com brilho. A planta floresce apenas no ambiente natural, com inflorescências simples de guarda-chuva com pequenas flores brancas. Após a floração, os frutos são formados com um grande número de sementes, perdendo rapidamente sua capacidade de germinar.
Sistema raiz | Fibroso |
Caule | Woody |
Forma de folha | Uma grande variedade de formas |
Cor | Verde ou colorido |
Forma da flor | Raso |
Cor da flor | Branco |
Tipos principais
Este gênero numeroso inclui mais de 100 espécies, mas apenas algumas são usadas na floricultura de interior:
- Poliscias Balfour. É um arbusto com folhas grandes (7 cm) com lóbulos. A folhagem tem uma cor verde desigual com uma moldura branca e manchas da mesma cor.
- Poliscias Guilfoyle. Ele tem folhas oblongas de cirro. Sua cor é heterogênea - há uma borda em branco ou amarelo.
- Shrubby. Este arbusto de tamanho pequeno é semelhante a samambaias, já que sua folhagem consiste em folhas de dois pinos e três pinos de uma forma lanceolada ou arredondada.
- Em pânico. Um arbusto pequeno com folhas grandes (15–20 cm de comprimento) com uma configuração dissecada por penas. A cor da folhagem é verde claro, às vezes existem espécimes com uma estreita borda amarelada.
- Folha de samambaia (folisypholia). Sua folhagem é representada por longas folhas dissecadas em cirros (30–50 cm) firmemente adjacentes uma à outra.
- Tupolistny. Um arbusto com folhas de três lóbulos, arredondado nas extremidades, o que as torna um pouco semelhantes às folhas de carvalho.
- Capacete. Destaca-se entre outras espécies pela presença de tronco grosso e galhos finos. A coroa é bem desenvolvida e frondosa, com guarnição branca. As folhas jovens têm uma forma arredondada e, com o tempo, tornam-se três lóbulos.
- Curly. Um pequeno arbusto completamente frondoso. As folhas dissecadas de cirros são verdes saturadas, às vezes apresentam manchas amareladas ou uma borda clara estreita.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para polisias, você precisa encontrar um bom local para seu desenvolvimento e fornecer a ele condições ideais, para que não haja problemas com ele.
Localização e Iluminação
A iluminação deve ser abundante, mas sem a luz direta do sol, para que os peitoris das janelas nos lados oeste ou leste da casa sejam os mais adequados. No entanto, durante o período de sol quente, as polisões precisam estar sombreadas. No verão, recomenda-se transferi-lo para janelas orientadas para o norte e, no inverno, retire-o do frio ou através do parapeito da janela e mantenha-o afastado de aparelhos de aquecimento.
Importante! As plantas da família Araliaceae, que incluem polissias, são tóxicas e podem causar alergias ou distúrbios alimentares. Eles devem ser isolados de crianças e animais de estimação.
No inverno, você também deve fornecer boa iluminação; portanto, durante esse período, recomenda-se que a planta seja iluminada com fitolamps até a duração do dia de verão. A planta pode tolerar sombra parcial e terá luz suficiente entre 2,5 e 4 mil lux. As variedades com folhas monofônicas toleram bem a sombra parcial, e as plantas com folhagem variada parecem mais decorativas sob luz mais intensa.
Temperatura e umidade
A planta cresce bem na faixa de temperatura de +18 a +24 ° C. A temperatura no inverno não deve ser inferior a +17 ° C. As polícias são plantas dos trópicos asiáticos e adoram alta umidade. Eles são adequados para pulverização e um banho quente. As plantas são bem colocadas ao lado de fontes ou recipientes de água. Se não for possível borrifar a flor com frequência, para saturar o ambiente com umidade, ela é colocada em uma bandeja com seixos molhados, mas observe que o fundo da panela não deve entrar em contato com a água.
Home Care
Com os devidos cuidados, a planta cresce rapidamente e geralmente atinge de 1 a 2 metros de altura.
Rega
Regar as políscias é necessário com moderação, à medida que o topo da terra seca. O coma de terra não deve secar completamente, mas não se deve encher demais a planta ou regá-la com muita frequência. No inverno, a rega é menos comum. É necessário regar a planta com água bem defendida, sem cloro, um pouco mais quente que a temperatura da sala onde cresce. Seria bom amolecer a água ao mesmo tempo com vinagre ou ácido cítrico, pois as polícias adoram água macia.
Você sabe Uma forma interessante pode ser alcançada se as hastes das jovens poliscas plantadas na mesma panela forem torcidas com nós na base. Os nós devem ser fixados com faixas elásticas, caso contrário, desatam com o tempo. Se você os desdobrar, as hastes parecerão encaracoladas.
Top vestir
A planta deve ser alimentada 2 vezes por mês durante a estação de crescimento (maio-agosto). Para fazer isso, use fertilizantes para o grupo de folhagem decorativa. No inverno, a cobertura é reduzida para uma vez por mês ou completamente interrompida.
Poda
As polisias são capazes de crescer por conta própria, mas com molduras e acabamentos adequados, elas podem ter uma aparência mais decorativa. Seria prudente aparar plantas nuas por muito tempo. Se você aparar a parte superior, despertará os brotos laterais. O beliscar causa uma boa ramificação.Em geral, a poda é realizada na primavera, removendo galhos desnecessários ou doentes.
Transplante
As plantas são transplantadas na primavera. Os jovens transplantadores precisam organizar um transplante anual e um transplante antigo a cada três anos.Para o transplante, prepare solo neutro ou levemente ácido (universal ou cítrico) e adicione perlita ou esfagno.
O principal requisito para essas misturas é friabilidade e nutrição. Essa mistura de solo pode ser feita com suas próprias mãos misturando partes iguais de húmus, turfa, terra com grama e areia. Em seguida, deve ser derramado com permanganato de potássio ou calcinado no forno para desinfecção.
O transplante em si é realizado por transbordo. A planta antes disso é abundantemente regada. Amostras muito grandes apenas alteram a camada superior. Para plantas jovens, é escolhido um recipiente 10 cm maior que suas raízes. Você não pode transplantar a planta em um vaso muito espaçoso, pois o excesso de solo pode se acidificar antes que as raízes se enraízem.
Certifique-se de fazer a drenagem de tijolos quebrados ou argila expandida, coloque um pouco de terra por cima e mova a planta transplantada junto com um pedaço de terra. Depois adormecem com o solo restante e o carneiro.Uma nova planta pode ser levada a transplante se o vaso não for pequeno e as raízes não se destacarem da superfície da terra.
Propagação por estacas
O principal método de propagação de poliscias são as estacas. Para criar, escolha uma instância forte e completamente saudável. Recomenda-se que o processo de reprodução seja realizado no início da primavera. Para fazer o enraizamento, você pode pegar os topos jovens dos brotos, bem como galhos mais velhos e lenhosos.
As estacas cortam cerca de 10 a 15 cm de comprimento. Recomenda-se que o local do corte polvilhe com carvão e seque por 2-4 horas. Se desejado, as estacas podem ser tratadas com fito-hormônios ou estimulantes. O material de plantio é então colocado em uma profundidade rasa em uma mistura de areia e turfa.Recomenda-se cobrir o recipiente com estacas com um saco plástico ou vidro. Todos os dias, a tampa deve ser aberta por 10 a 25 minutos para ventilação. Hidrate o solo conforme necessário, pulverizando. A temperatura deve estar em + 23–25 ° C. As raízes aparecem dentro de 21 a 28 dias. Estacas enraizadas são transplantadas em vasos pequenos.
Importante! Ao comprar poliscias, você deve ficar com amostras com raízes bem desenvolvidas. Mas uma planta com uma coroa luxuosa não deve ser comprada, pois provavelmente eram usados estimulantes para isso.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar poliscias, você pode encontrar as seguintes dificuldades:
- Folhas caindo. Essa situação geralmente ocorre com luz excessiva. A planta precisa ser movida para um local ligeiramente sombreado e a folhagem umedecida periodicamente com um frasco de spray. Vale ressaltar que o problema de deixar cair as folhas também ocorre quando as condições de detenção mudam (quando se move, quando muda a temperatura e a umidade, quando aparecem correntes de ar).
- Deterioração da variegação de folhas. Pode ocorrer devido à falta de luz. Se isso acontecer no inverno, você poderá usar uma fonte de luz artificial para eliminar esse incômodo.
- As folhas ficaram marrons. Isso geralmente ocorre com a falta de umidade. É necessário reforçar a rega e não se esqueça de borrifar.
- O aparecimento de placas marrons e placas pegajosas nas folhas. Sinaliza a aparência de insetos escamados. Para se livrar dessa praga, as folhas são lavadas com água e sabão e depois tratadas com qualquer inseticida.
- O aparecimento de teias de aranha e pequenas manchas brancas. Estes são sinais de um ácaro. Para combatê-lo, são utilizados preparados químicos (Fitoverm, Actellik).
- Nematóides. Estes são pequenos vermes leves com cerca de 1 mm de tamanho. Tais pragas infectam as folhas e as raízes da planta. Infelizmente, é impossível se livrar deles, você só pode reduzir o número deles. Nesse caso, é melhor descartar a planta, para que as pragas não se desloquem para as flores de interior vizinhas.
- O aparecimento de manchas escuras nas folhas. Sinaliza a aparência de podridão. A principal causa desse problema é a umidade excessiva. A rega deve ser reduzida e os inseticidas aplicados.
- Retardando o crescimento e o desenvolvimento da planta. Ocorre devido à falta de nutrientes. Nesse caso, você precisa fazer a alimentação apropriada.
Energia da planta
Os esoteristas acreditam que as polisias da casa afetam favoravelmente seus moradores, porque:
- fortalece o sistema nervoso;
- aumenta a resistência a doenças infecciosas;
- protege da exposição à radiação.
Você sabe No esoterismo, acredita-se que surjam conexões invisíveis entre uma planta doada do coração e seu doador. Se a polissemia, sem motivo, começar a desaparecer ou morrer, você deve descobrir se é necessária ajuda para a pessoa que a apresentou.
Poliscias em casa não é difícil. Só é necessário fornecer a esta planta termofílica pulverização constante e boa iluminação difusa durante todo o ano.