Ao ouvir a palavra pinho, imaginamos frequentemente uma alta conífera sempre-verde. Mas pequenas árvores e pequenos arbustos pertencem a esse gênero. Muitos deles vão crescer bem em sua casa de verão. Leia mais sobre como e quando plantar e transplantar um pinheiro jovem, leia o material.
Transplante de pinheiro
O gênero Pine reúne cerca de 130 espécies de plantas florestais de diferentes tamanhos: pequenas, chegando a um metro de altura e grandes pinheiros. Eles crescem no Hemisfério Norte em diferentes zonas climáticas.
Assim, nos subtropicais, representantes desse gênero despretensioso, como o pinheiro do Caribe, são encontrados nas montanhas em territórios pobres em substâncias úteis. E em um clima temperado, eles formam grandes florestas de pinheiros, embora possam crescer sozinhos em espaços abertos. Podemos até encontrá-los no jardim da casa de campo.
Você sabe A expectativa de vida do pinheiro depende da espécie e variedade. O espécime mais antigo conhecido tinha 4.800 anos.
Quando é melhor transplantar
Você pode plantar um pinheiro em um local permanente a qualquer momento durante a estação de crescimento: na primavera, verão, outono. O principal é que a terra não congela no momento do transplante. As temperaturas suaves da primavera e do outono são sempre mais toleradas pela planta do que as temperaturas quentes do verão.
O transplante é permitido apenas quando pinheiros, abetos, abetos, cedros, árvores de Natal e outras coníferas estão em repouso. Começa com a chegada do final do outono - em novembro.Durante os longos meses de inverno, a planta não é perturbada. O próximo momento adequado para o plantio de coníferas será em março, com o advento da primavera.
No caso de plantas florestais, será correto cavar uma árvore no mesmo dia em que você a transplantará. A temperatura do ar no momento do plantio deve ser de cerca de + 5 ° C, e não deve haver geada no solo.
Se a planta foi cultivada em um viveiro e você a comprou em um momento arriscado para o plantio, deixe-a no recipiente antes de plantá-la. Tais árvores serão plantadas no futuro quando o período de geada tiver passado. No verão, é melhor evitar o plantio em julho e agosto: por causa do calor, a planta precisará de rega frequente.
Qual deve ser o solo
Remova a grama e as ervas daninhas. Como regra, a melhor técnica agrícola nesse caso é a pulverização preliminar do território com um herbicida que destrói as raízes, à base de glifosato. Pode ser drogas "Roundup", "Raskal". Após uma semana, as ervas daninhas mortas são removidas mecanicamente. Mas você precisa planejar esta lição com antecedência, cerca de 3 meses antes de plantar árvores neste local.
O local é escavado a uma profundidade de 0,5-0,7 metros e afrouxado. No fundo do poço de aterrissagem preparado, é necessária a drenagem. Decidir se ele é necessário é muito simples. Encha o poço com água a uma profundidade de 30 cm e aguarde até que ele escorra. Se isso requer mais de 10 horas, é necessário criar uma drenagem. Se não houver como fazer isso, basta selecionar um local com boa permeabilidade à água.Importante! Não aperte o solo no poço de plantio. As raízes do pinheiro não se desenvolvem bem em solos densos.
Quanto à acidez e outros fatores, os pinheiros crescem mesmo em solos extremamente pobres. Em solo argiloso pesado, adicione esfagno moído ou outros produtos orgânicos. Em outros casos, fertilizantes não são necessários.
Que mudas escolher
Mudas jovens criam raízes melhor do que árvores maduras. Por esse motivo, se você pretende cavar um pinheiro na floresta, escolha uma muda jovem, com não mais de um metro de altura. Juntamente com ele, retire da floresta alguns baldes de solo em que ele foi plantado. As bactérias contidas no solo contribuirão para uma melhor sobrevivência em um novo local.
Ao comprar uma muda em um viveiro ou outra organização de jardinagem, preste atenção às diferenças de custo. Quanto mais jovem a muda, mais barata. Além disso, as mudas jovens criarão raízes muito melhores. Antes de plantar, verifique as raízes: elas devem ser saudáveis. É melhor podar os quebrados antes de plantá-los no chão.
Processo de transplante
A área de pouso deve estar localizada para que a árvore fique sombreada após as 16 horas. Além disso, certifique-se de que, quando o pinheiro crescer, ele não interfira nos prédios do local e nada o impeça de crescer em largura.
Você sabe A noz de pinheiro branco chinês é moderadamente tóxica: cria um sabor metálico na boca, que passará em alguns dias. Essa condição é chamada de "síndrome da boca do pinheiro" na medicina.
O processo de transplante consiste nas seguintes etapas:
- Cavar um buraco maior e maior que o diâmetro da raiz.
- No fundo, despeje o solo trazido da floresta junto com o pinheiro.
- A profundidade do plantio deve ser a mesma em que a árvore cresceu antes. Adicionando gradualmente o solo, atinja a profundidade de plantio desejada. Se o terreno estiver úmido, é permitido plantar árvores acima do nível em que elas cresceram.
- Regue o pinheiro após o plantio.
- Se necessário, faça uma estaca para amarrar a árvore até que ela se enraíze.
Pinheiros, como outras mudas de coníferas, são propensas a queimaduras solares e desidratação. Portanto, mesmo que você tenha uma amostra que pode crescer em condições subtropicais, tente fornecer sombra e rega regular nos primeiros meses após o plantio. A melhor sombra é uma folha de madeira compensada sobre uma muda. Outros materiais são menos eficazes.
Importante! A tela de compensado usada para proteger as mudas no verão pode servir de proteção para ela no inverno - contra coelhos e outros animais que comem brotos jovens.
Quais variedades são melhor usadas para parcelas pessoais
Para transplantar para o seu site, é melhor escolher uma instância das seguintes variedades:
- Pinheiro da montanha (Pinus mugo) é uma árvore baixa que pode crescer em qualquer lugar. Seu valor reside no fato de que não é muito grande por si só. E se você apertar a parte superior, poderá definir o tamanho em que ela crescerá.
- Familiar a todos pinho comum (Pinus sylvestris) também é adequado para o cultivo no jardim. Obviamente, esta é uma árvore alta, mas não requer cuidados especiais.
- Abeto vermelho comum (Picea abies) e Abeto canadense (Pyramidata) também é adequado para o cultivo no local. Eles não excedem 4 m, possuem uma vegetação densa e podem crescer em qualquer condição.
- Pinho de cedro europeu (Pinus cembra) é caracterizada por grande fluffiness e densidade. Esta planta pequena é diferente, pois cresce muito lentamente, e você terá tempo para desfrutar de sua forma compacta.
Como transplantar um pinheiro grande
O transplante de árvores maduras não vale a pena, pois elas se enraízam apenas em 10 a 15% dos casos. Se você ainda decidir plantar uma árvore assim, escolha-a na floresta, pegue uma que não exceda uma altura de 70 cm. Ela é cavada no diâmetro da zona das raízes (25 cm) e cuidadosamente removida do solo, transportando-a para casa com um pedaço de terra.
Se a árvore precisar ser transportada para longe, as raízes serão embrulhadas em uma estopa úmida e em um saco plástico. As casas da trama selecionam um local com solo arenoso. O nível requerido de acidez da terra é de 5,5 a 6,5 pH. O desembarque é realizado de acordo com as regras gerais.
Erros de transplante
Os erros mais comuns incluem tudo relacionado à escolha errada de local ou planta para o plantio.
Entre eles estão:
- plantio em solo fértil ou pantanoso;
- falta de boa drenagem;
- lote muito ensolarado e falta de sombreamento para as mudas;
- o uso de plantas adultas demais ao transplantar
- a terra não foi tomada para transplante da floresta com microflora, necessária para o pinheiro se enraizar em um novo local.
Assim como na poda, a melhor época do ano para um transplante de árvore é o período adormecido. Plantar uma árvore em crescimento ativo significa que você bloqueou o fluxo constante de umidade e nutrição. Como resultado, sofrerá choque e levará mais tempo para se enraizar.
Ao longo do ano, a árvore depende das raízes. Se eles não conseguirem obter nutrientes do solo, eles morrerão. Solo úmido não permite que as raízes recebam nutrição. Além disso, os microrganismos do solo processam alguns dos componentes difíceis de digerir, como o fósforo, e os que o pinheiro pode absorver. Por essas razões, o solo do local de pouso anterior é necessário: ele contém a microflora necessária.
Os pinheiros podem dar beleza ao seu site por muitos anos. Você não precisa limpar as folhas, tratá-las regularmente de doenças e fertilizar. Observe as regras simples de plantio e cuide das mudas até mesmo de um jardineiro iniciante.