As impressionantes inflorescências espetaculares das hortênsias das panículas não deixam nenhum produtor indiferente. Todo mundo gostaria de ver um colar de flores no canteiro. Mas, para ter a oportunidade de admirar essa beleza, vale a pena fazer alguns esforços, porque a cultura tem seus próprios caprichos - especialmente quando se trata de cultivá-la nas condições da Sibéria. Como cultivar hortênsias de panículas na Sibéria, continue a ler.
As melhores variedades de hortênsias para panículas da Sibéria
A variedade variada de hortênsias em panículas é ideal para a tecnologia agrícola a baixas temperaturas, uma vez que essas flores têm boa resistência ao gelo. Além disso, suas impressionantes inflorescências de tamanho, de forma alongada e cores atraentes, são muito populares nas decorações de áreas de parques e jardins.
Você sabe Os japoneses chamam hortênsia a palavra Adzisai, que se traduz como "uma flor que se assemelha a um sol púrpura".
Recomenda-se aos floristas da Sibéria que dêem preferência às seguintes variedades de flores em panículas:
- Baunilha Fresca;
- Bobo
- Centro das atenções;
- Flauta médica;
- Diamante rosa;
- Sandai Fresco;
- Fogo Médico.
Bobo, Baunilha e Sandai Fresh são variedades anãs varietais cujo crescimento não ultrapassa um metro. Todo o resto pode formar arbustos impressionantes com até 10 m de altura.
Quando plantar
Transplantar variedades de panículas de variedades de panículas de hortênsias em terreno aberto no clima da Sibéria tem suas próprias características. E, antes de tudo, diz respeito à época do procedimento: a árvore é transplantada nos últimos dias da primavera ou no início do verão (final de maio - primeira semana de junho). As flores que crescem em recipientes podem ser plantadas durante todo o período em que a estação de crescimento ocorre, por meio de transbordo, juntamente com um pedaço de terra.
Aterragem
O procedimento para plantar uma colheita na Sibéria não exigirá esforços especiais do jardineiro, uma vez que inclui as mesmas etapas de qualquer outra flor, a saber, escolher um assento, cavar e preparar um buraco.
Importante! Não plante hortênsias em solos alcalinos, pois não criará raízes, crescerá lentamente. Sofrerá e suas qualidades decorativas, que serão manifestadas por flores desfiadas, folhagem retorcida, brotos enfraquecidos.
Seleção de assento
A hortênsia tem seus próprios requisitos para o local de desembarque. O local deve ser protegido dos fortes ventos e correntes de ar da Sibéria. As variedades em panículas não gostam da luz solar direta, por isso precisam fornecer condições para o cultivo em sombra parcial. Áreas abertas devem ser evitadas. É melhor escolher lugares sob muros ou cercas para cultura.
Quanto ao tipo de solo, deve-se dar preferência a solos ácidos leves ou médios, que devem incluir terra de turfa, turfa, húmus, folhas e areia. Aumentar a acidez do solo ajudará a introdução de agulhas de pinheiro no buraco.
Preparação do poço
Depois de escolher um assento, você deve começar a preparar o buraco, que inclui as seguintes etapas:
- Escavação direta. Se as mudas são de tamanho médio, os parâmetros das covas para o plantio devem ser de 50 × 50 cm, para mudas grandes - 80 × 80 cm.A profundidade padrão é de 60 cm.
- Verter poços com água. Cada um precisará de 3 baldes. Tudo isso é deixado por uma noite, para que o líquido seja completamente absorvido pelo solo.
- Preparação do substrato. A mistura de nutrientes do solo deve incluir partes da terra, húmus, areia e turfa na proporção de 2: 2: 1: 1 e fertilizantes (20 g de uréia, 20 g de potássio e 60 superfosfato).
- Preparando uma muda para plantar. Os brotos são cortados no nível de 5 a 6 brotos, as raízes pequenas também são encurtadas.
- Colocando uma muda em um novo local e preenchendo o buraco com substrato. O pescoço da raiz da planta deve estar acima da camada superior do solo.
Cuidados com as plantas
Cuidar da hortênsia na Sibéria não é essencialmente diferente de cultivá-la em outras regiões. Itens obrigatórios - rega, cobertura do círculo próximo ao tronco, poda e fertilização.
Rega
A flor em questão gosta muito de umidade e, portanto, precisa de rega regular. Como regra, a hortênsia é regada duas vezes a cada 7 dias. O cultivador de flores deve garantir que a terra ao redor da hortênsia esteja sempre úmida. Portanto, se o tempo estiver seco por um longo tempo, vale a pena hidratar a cultura diariamente. A quantidade ideal de fluido para uma planta é de 10 litros.
O arbusto exige uma qualidade especial da água: deve ser macia - a água dura afetará adversamente a vida útil da planta; portanto, é melhor usar água da chuva, descongelada, assentada ou filtrada para esse fim. Vinagre (cerca de 5 colheres de sopa por balde) ou suco de limão espremido de uma cítrica por 10 litros de água ajudará a amolecer o líquido.Importante! A hortênsia agradará com suas inflorescências especialmente exuberantes e espetaculares, se você periodicamente (por exemplo, 1 vez em 2 semanas) adicionar manganês (1 g por 1 litro) ao líquido de irrigação.
Mulching
Cobrir o solo com cobertura morta é uma medida obrigatória para cuidar de variedades de culturas em panículas em crescimento na Sibéria, pois a cobertura morta é responsável pela função de reter a umidade na camada do solo. Recomenda-se a cobertura do solo ao redor do tronco da planta usando lascas de madeira, lascas de turfa, agulhas ou folhagem. A camada de cobertura deve ter cerca de 10 cm de espessura.
Poda
Dando às variedades panículas de hortênsias uma boa forma decorativa é realizada por poda regular. Os procedimentos da primavera incluem a redução dos rebentos do ano passado em um terço da duração. Os galhos fracos e danificados, bem como os que crescem dentro do mato, são completamente eliminados.
Importante! Até a planta ter 3-4 anos de idade, é proibido cortá-la.
Young não vale a pena tocar. No outono, vale a pena remover todas as inflorescências que floresceram. Se o mato não é mais jovem, no outono todos os seus rebentos precisam ser encurtados para que seu comprimento não exceda 5 a 6 cm acima do nível do solo.
Top vestir
Para que a planta se sinta bem, cresça qualitativamente e floresça abundantemente, ela deve ser fertilizada regularmente.
Se em regiões quentes a fertilização é feita duas vezes por temporada, em condições siberianas severas é necessário alimentar uma planta 4 vezes:
- No início da primavera, aproximadamente o início - meados de maio. Para cada 1 m² de área, são adicionadas uréia (20–25 g), superfosfato (cerca de 30 g) e sulfato de potássio (20 g). Após 2 semanas, o fertilizante é repetido com essas substâncias.
- No período de brotação. Alimentam a colheita ao mesmo tempo que regam. O superfosfato (70–80 g) e o sulfato de potássio (cerca de 50 g) são diluídos em 10 litros de água, e o mato é regado com esta solução nutritiva.
- Após a floração, uma certa quantidade de estrume ou húmus (6-7 kg) é colocada sob cada arbusto.
Quando transplantar na Sibéria
O transplante de mudas de hortênsias na Sibéria é permitido quando a rua é final da primavera. O período ideal é meados de maio: a camada de solo durante os meses da primavera aquece e derrete.
Reprodução
Os métodos mais populares de propagação de hortênsias em panículas na Sibéria são considerados estacas e semeadura de sementes. O primeiro método é preferível, pois permite que você obtenha rapidamente o resultado.
Você sabe Hydrangea recebeu o nome da irmã do explorador francês - Príncipe Nassau-Siegen, que participou de uma expedição mundial liderada por Louis Antoine de Bougainville. Prince o tempo todo ele contava a seus companheiros sobre a beleza indescritível de sua irmã Hortênsias, portanto, vendo uma linda flor nas Ilhas Maurício, eles são decidiu nomeá-lo após a menina.
Estacas
As estacas são preferencialmente realizadas no momento em que a planta está florescendo ativamente. Estacas frondosas com dois a três botões são cortadas do mato. Para fazer isso, você deve escolher os brotos laterais do crescimento do ano passado. Os pecíolos são colocados em um estimulador de crescimento por duas horas (por exemplo, "Heteroauxin" ou "Kornevin").
O enraizamento deve ser realizado em campo aberto, mas é recomendável cobrir as mudas futuras com um filme. No inverno, as plantas jovens são transportadas para um contêiner especial e transportadas para condições fechadas e frescas. Um transplante de mudas deve ser realizado apenas no final da primavera do próximo ano.
Sementes
Uma semente para cultivar mudas de hortênsia em casa deve ser comprada em uma loja especializada.
Você sabe A cor azul das inflorescências da hortênsia é explicada pelo fato de a cultura ser capaz de absorver o alumínio contido em solos ácidos.
Em seguida, você deve seguir as seguintes etapas:
- Antes da semeadura, as sementes adquiridas devem ser desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio ou vitríolo.
- É preferível semear as sementes em fevereiro, antes de germinarem (coloque gaze molhada ou algodão e espere até que inchem).
- Enquanto as sementes brotam, você precisa preparar um substrato das mesmas partes de terra frondosa, turfa e areia. O substrato é colocado em um recipiente e as sementes são colocadas sobre ele, que são um pouco polvilhadas com areia. Em seguida, o recipiente é coberto com um filme ou vidro.
- Duas vezes por semana, o material de plantio deve ser regado de um frasco de spray, certificando-se de que não haja umidade excessiva.
- As primeiras sessões começarão após 3-4 semanas. Quando as segundas folhas aparecem nas mudas, elas podem ser mergulhadas em recipientes separados.
- Somente após 2 anos, mudas cultivadas a partir de sementes podem ser transplantadas para um local permanente.
Preparação para o inverno siberiano
A preparação da hortênsia de panículas de jardim para os invernos siberianos tem características próprias. Mesmo se você plantou a hortênsia de panículas mais resistente à geada em sua parcela, ela não será capaz de sobreviver ao inverno rigoroso da Sibéria, a menos que você a cubra e execute procedimentos passo a passo para se preparar para o período frio.
Antes do início da geada e da neve, vale a pena tomar as seguintes medidas:
- Hilling a planta com o solo e mulching o círculo do tronco. Recomenda-se o uso de estrume podre, turfa, agulhas e folhagem seca como cobertura morta.
- Cobrindo arbustos com estopa ou agrofibra. Os galhos da planta devem ser dobrados no chão e fixados. Em seguida, coloque uma camada de material de cobertura e polvilhe por cima o chamado. materiais de aquecimento (ramos de abeto, folhagem seca, serragem). Para arbustos grandes, vale a pena formar um abrigo de armação de arame - uma espécie de cabana que deve subir 10 cm acima do solo. O espaço é preenchido com folhas e coberto com um filme.
- Com o advento da neve, vale a pena fazer um monte de neve ao redor do arbusto, desempenhando funções protetoras e hidratantes.
Assim, as hortênsias podem crescer mesmo na Sibéria - você só precisa fornecer bons cuidados a esta atraente flor de jardim e seguir todas as regras da tecnologia agrícola. Em geral, são semelhantes aos que operam em regiões quentes, apenas com características próprias.