Os produtores de batata da Austrália Ocidental aderiram a uma campanha internacional para combater o declínio no consumo de batata causado pela popularidade das dietas com pouco carboidrato.
A campanha, desenvolvida pelo Centro Internacional de Batata, pede às pessoas que "imaginem um mundo sem batatas". O consumo de batata na Austrália está diminuindo, com menos batata fresca consumida do que batatas congeladas embaladas.
A nova campanha é baseada na campanha Todatoes existente (slogan: “as batatas não são apenas aos domingos”), criada após a desregulamentação da indústria de batata do WA em 2016.Essa reforma eliminou o rigoroso sistema de cotas existente desde a década de 1930 e levou a litígios consecutivos entre o regulador da batata e o maior produtor estadual, Tony Galati.
O excesso de oferta resultante é um dos problemas enfrentados pelo setor, que já enfrentou uma queda na demanda causada pela predominância de dietas com pouco carboidrato nas tendências mundiais da saúde. Esse é um problema com o qual os produtores de batata têm lutado nos últimos 20 anos. A Austrália não possui uma estratégia nacional de marketing de batata.