O uso de brotos de pinheiro, pólen e óleos essenciais é muito útil para curar o corpo. As partes restantes da árvore também são aplicadas na culinária e nas receitas da medicina tradicional. Em mais detalhes sobre como cozinhar a geléia a partir de pinhas e suas propriedades benéficas, leia mais no material.
A composição química dos cones
Quando as sementes são extraídas das frutas maduras, elas podem ser usadas para fazer artesanato decorativo e aplicado ou usá-las como combustível. Mas as nozes coletadas são comidas. Sua utilidade reside no fato de serem saborosos, nutritivos e curativos.
Você sabe Se você usar mel de pinho pela manhã com o estômago vazio com um copo de água morna, poderá se livrar do excesso de peso.
A composição inclui:
- polissacarídeos;
- compostos fenólicos;
- lignina;
- alfa celulose.
As nozes são uma boa fonte de tiamina (B1), vitamina K, magnésio e proteína vegetal nutritiva. Seu uso é uma oportunidade para reabastecer a dieta com uma excelente fonte natural de manganês, fósforo e zinco. As nozes também podem ser tomadas como medicamento devido ao fato de conterem muitas substâncias biologicamente ativas. Mas cones verdes estão preparados para geléia. Eles ainda não formaram sementes. Portanto, a composição será ligeiramente diferente. O conteúdo calórico das matérias-primas verdes coletadas será de 100 g: 10 kcal. A principal coisa em que os cones jovens são ricos é nos componentes resinosos. Eles incluem borneol, terpenos, bioflavonóides, lipídios, ácido oleico e linoleico. A porcentagem de cada componente depende de qual solo e sob quais condições a árvore cresce.
A composição também contém vitaminas:
- B1 - participa da normalização do sistema nervoso de crianças e adultos, órgãos de formação de sangue e melhora da defesa imunológica do corpo.
- Um - O benefício é um simples efeito antioxidante. Melhora a saúde dos olhos, evita o desenvolvimento de cataratas, aumenta a acuidade visual e retarda os processos oxidativos nas células, além de ajudar a manter a pele jovem, fresca e livre de rugas, eliminando os radicais livres.
- E - afeta o funcionamento do sistema genito-urinário e processos metabólicos no corpo.
- N - especialmente importante para a saúde intestinal. Juntamente com a vitamina E, torna os cabelos, unhas e pele saudáveis.
- Com - participa da produção de colágeno necessário para a criação de novas células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos e também acelera o processo de cicatrização, previne a queda de cabelo.
Eles também têm cálcio, potássio, fósforo, magnésio. Cada um desses elementos desempenha um papel importante na manutenção da saúde e no desempenho de vários sistemas e órgãos. Uma sobremesa medicinal feita de pinhas que se assemelha a mel é fabricada na Rússia, Geórgia e em alguns outros países da CEI.
Importante! Pacientes diagnosticados com diabetes mellitus, bem como idosos após os 60 anos de idade, não são recomendados a usar geleia, pois ela contém uma grande quantidade de frutose.
Para a sua preparação, frutas verdes jovens são tomadas. O produto resultante é usado como uma droga simples para um sistema imunológico enfraquecido. A geleia é usada há séculos para tratar bronquite, tosse, asma, doenças respiratórias, tuberculose, artrite e câncer.
Propriedades úteis
Do ponto de vista das propriedades medicinais, o mais útil no produto é o óleo essencial. Aumenta a imunidade e estimula o bom funcionamento do sistema circulatório e a produção de glóbulos brancos. Os cones têm propriedades antioxidantes que impedem doenças crônicas.
- Entre as propriedades úteis, vale destacar:
- antibacteriano;
- antifúngico;
- purificador de sangue;
- calmante;
- colerético;
- diuréticos;
- antivírus;
- anti-inflamatório;
- expectorante.
Contra-indicações
A combinação dos ingredientes ativos das matérias-primas verdes colhidas com os medicamentos prescritos a uma mulher grávida pode ser perigosa. Portanto, antes de comer geléia e prová-la, consulte um médico.
Além disso, algumas variedades de cones podem ser tóxicas. E esse é outro motivo para uma mãe grávida ou amamentando abandonar alimentos exóticos. Especialmente se esse congestionamento não foi incluído na dieta antes da gravidez. Além disso, não dê o produto a uma criança com menos de 3-5 anos de idade.
- A geleia de pinho pode ser prejudicial nas seguintes situações:
- em pessoas com distúrbios circulatórios, o sangramento pode abrir;
- pacientes com hepatite;
- o atolamento de cones não é usado se você fizer uma operação de banda nas próximas 2 semanas para não aumentar a probabilidade de sangramento.
As contra-indicações também se aplicam àqueles que têm intolerância individual a esta sobremesa, apesar do sabor e do fato de as crianças geralmente gostarem. Pessoas com doença renal também precisam consultar um médico.
Que doenças ajuda
Os cones proporcionam benefícios para o corpo se você pretende comer corretamente. Eles contêm gorduras poliinsaturadas que ajudam a manter um peso saudável.
- Eles também são capazes de:
- fortalecer o sistema imunológico;
- melhorar a visão;
- estimular o sistema circulatório;
- proteger o corpo de microrganismos patogênicos;
- melhorar a saúde das vias aéreas;
- fortalecer o coração;
- baixar colesterol;
- melhorar o balanço energético.
Chá, geléia, decocção ou picaretas são anti-sépticos naturais. Eles eliminam patógenos e fortalecem o sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de doenças. Os elementos orgânicos em sua composição permitem melhorar a circulação sanguínea, normalizar o trabalho de todos os sistemas do corpo. Eles aumentam a produção de glóbulos vermelhos, aumentam os níveis de energia e previnem a anemia. Também é capaz de aliviar a fadiga muscular e o comprometimento cognitivo.
Você sabe Os pinheiros vivem muito tempo. O espécime mais antigo conhecido tinha 4800 anos.
Uma das razões mais comuns para consumir conservas de cone é prevenir infecções respiratórias. O chá é preparado e bebido com ele para aliviar a inflamação das vias aéreas, aliviar a tosse e a dor de garganta. Essa bebida é um excelente expectorante, que ajudará a eliminar o excesso de muco e escarro nos brônquios e também neutraliza quaisquer patógenos ou bactérias encontrados nos seios maxilares.
Regras para coletar cones
Geléia viscosa e alcatroada, incrivelmente aromática e saborosa é um meio de prevenir doenças. Muitos o tratam como um deleite. Mas devemos lembrar que produtos com propriedades medicinais não podem ser consumidos incontrolavelmente.
Cozinhar sobremesa em cone é muito simples. Planeje uma viagem para a floresta na última década de maio. Neste momento, os rebentos jovens atingem um comprimento de cerca de 3 cm, o suficiente para colecionar. Os cones devem ser facilmente separados dos galhos e cortados com uma faca, se necessário.
Importante! Prepare uma panela de aço inoxidável para cozinhar. Os cones em processo de ebulição emitem alcatrão e será bastante difícil retirar a panela esmaltada.
Para fazer geléia, colete matérias-primas das árvores femininas. Seus cones se distinguem por um filme resinoso, uma maior densidade de escamas e uma nervura mais pronunciada. A adequação para cozinhar as matérias-primas coletadas é determinada de maneira muito simples: os cones devem ser cortados sem esforço. Todas as amostras são adequadas para uso, cujo tamanho será de 1 a 5 cm.
Vídeo: escolher pinhas
Como fazer geléia
Para fazer geléia, você precisa levar um quilograma / litro:
- jovens cones verdes;
- água;
- açúcar
Instruções de cozimento passo a passo:
- As matérias-primas coletadas devem ser separadas, lavadas com agulhas e lixo.
- Despeje a água em um recipiente grande para que o líquido fique acima da peça em 2-3 cm.
- Deixe de molho durante a noite.
- De manhã, escorra a água.
- Em uma panela, coloque o xarope fabricado com açúcar e água.
- Quando ferver, adicione saliências.
- Aguarde até começar a ferver. Quando a peça de trabalho começa a mudar de cor, é necessário reduzir a chama ao mínimo e ferver por cerca de 1,5 horas.
- A espuma que se forma durante o processo de cozimento deve ser removida.
- Dê um solavanco. Se é macio e fácil de mastigar, o cozimento acaba. Nesse ponto, o produto deve adquirir um belo tom marrom avermelhado.
- Despeje a geléia em frascos estéreis. Enrole as tampas.
- Armazene em um local escuro e fresco.
Você pode fazer alterações na receita. Você pode adicionar limão, baunilha, canela e outras especiarias, além de groselhas e cranberries. Ao adicionar bagas, observe a proporção principal: para 1 kg de açúcar, a mesma quantidade de material vegetal e 1 litro de água.
Vídeo: pinha jam
É possível comer cones
Claro, na forma bruta do cone não vale a pena. Se apenas porque não é saboroso.
Importante! Jam é útil para comer de manhã com o estômago vazio, bebendo 2 colheres de sopa. eu produto com um copo de água morna. Isso será útil para quem deseja recuperar o peso normal.
Mas você pode preparar com eles muitos remédios úteis:
- decocções, infusões e chás;
- tinturas de álcool;
- mel ou geléia.
Todos eles têm um efeito benéfico no corpo, tonificando-o de manhã e à noite, ajudando a aliviar o estresse após um dia difícil. Estas receitas de cozinha são simples. Eles não levarão muito tempo. Portanto, você pode comer cones saudáveis, mas apenas na forma cozida. A sobremesa tem um aroma intenso de coníferas. É fácil de mastigar e é muito útil.Se você come geléia diariamente, pode esquecer para sempre a deficiência de vitaminas, gripes, resfriados, amigdalite. Nas situações em que é urgentemente necessário aumentar a imunidade, melhore a eficácia do tratamento de várias patologias do corpo: nasofaringe, pulmões, estômago, tal tratamento virá em socorro. Como este é um produto sazonal, não se esqueça de coletar os cones no final de maio e fazer geléia saborosa e saudável para você e seus entes queridos.