Mais recentemente, o conceito de "estufa rural" tem sido associado a uma estrutura improvisada, construída com estantes e postes de resíduos, coberto por todos os lados com um filme plástico, na melhor das hipóteses - vidro. O artigo discutirá a estufa de uma nova geração - uma estufa de forma esférica, chamada "cúpula".
O que é uma estufa com cúpula
Dome (geodésico)uma estufa é uma estrutura, cuja base é uma plataforma em forma de círculo, e a própria estrutura é um hemisfério.
Você sabe Na Islândia, as estufas são "alimentadas" de uma maneira incomum: calor dos gêiseres.
Recursos da forma da cúpula:
- Eficiência energética. O design exclusivo da estufa permite um longo período de tempo para manter o calor dentro do edifício sem o uso de aquecimento adicional.
- Resistência ao fenômeno climático (ventos fortes, queda de neve) - a forma aerodinâmica e a base redonda proporcionam resistência estrutural adicional.
- Aparência atraente - não estraga o design da paisagem.
- A cúpula consiste em triângulos feitos de filme plástico, vidro ou policarbonato.
Os seguintes materiais são usados para o quadro:
- De metal Tratada com agentes anticorrosivos, a estrutura de metal é muito durável, adequada para uso durante todo o ano.
- Uma arvore É notável por sua acessibilidade e baixo custo, mas requer impregnação regular com meios especiais (proteção contra precipitação, insetos moedores).
- De plástico É caracterizada pela durabilidade, não torna o design da cúpula mais pesado e é conveniente para o trabalho de instalação.
- Os benefícios de uma estufa em forma de esfera:
- Fácil de desmontar.
- Não há necessidade de construir uma base poderosa. É caracterizada pela estabilidade.
- O consumo de material de cobertura é muito menor do que a construção de uma cubatura e área útil semelhantes, mas com uma forma diferente.
- O design da cúpula suporta cargas pesadas. Quedas de neve não são terríveis.
- Adequado para áreas propensas a terremotos.
- As plantas recebem a quantidade máxima de luz devido à transparência da cúpula de todos os lados.
- O calor acumulado durante o dia nas camadas superiores do ar à noite cai, aquecendo uniformemente as plantas. Nenhuma fonte de calor adicional é necessária.
- Desvantagens:
- A área da fundação circular deve ser grande, caso contrário, haverá um problema associado à incapacidade de cuidar das plantas "em toda a sua altura".
- Na construção artesanal de uma estufa do tipo cúpula, são necessários cálculos técnicos precisos, desenhos e diagramas cuidadosamente verificados.
- A abundância de juntas implica vedação.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos
A construção de uma estufa de forma esférica requer uma preparação detalhada e agradável de cada estágio da construção da estufa.
Importante! O principal postulado para os construtores - os moradores do verão é a altura da estrutura que tem metade do diâmetro da base.
Instruções passo a passo
As principais etapas da construção de uma estufa geo-domo consistem nas seguintes etapas.
Dimensionando e criando um desenho
O tamanho da estrutura futura está diretamente relacionado à área do local, planejada para uma estufa. Também é necessário ter uma idéia clara de quais culturas e em que quantidade se planeja crescer em uma estufa. Geokupol é uma estrutura técnica complexa, portanto, desenhos e cálculos devem ser feitos com precisão.
Para executar o desenho, são necessários os seguintes cálculos:
- área da base (fundação);
- altura da sala;
- área de superfície do hemisfério;
- número de arestas, seu comprimento;
- ângulos intercostais (quantidade e graus);
- elementos de conexão (quantidade e tipos).
Você sabe A Holanda é um país recorde em número de estufas. O material de cobertura neles é de vidro, não de plástico moderno.
Seleção e cálculo de materiais
Após os cálculos feitos, ficará claro quanto material será necessário. No nosso caso, o policarbonato será o material de cobertura e a base da armação poderá ser de metal, madeira, ripas de plástico.
Para todos os tipos de materiais de estrutura, são necessários chapas, tiras de aço, conectores de flange, ferragens de montagem (parafusos, parafusos, etc.), selantes e compostos de impregnação (para metal e madeira). Tubos de amianto serão necessários para as estacas de fundação. Equipamento necessário: pá, nível, fita métrica, broca, chave de fenda, martelo, ferramenta de corte.
Seleção e preparação do local
O principal critério na escolha da localização da estrutura é uma área perfeitamente plana. Se o local tiver elevações, solavancos, solavancos - trabalhar para nivelar a superfície é inevitável. Além disso, a área selecionada deve ser o mais clara e aberta possível, não apenas em um determinado período de tempo, mas também após alguns anos. Como a estufa é uma construção de longo prazo, arbustos e árvores com potencial escurecimento não devem crescer ao seu redor.
Instalação básica
As estufas geodésicas podem ser construídas com uma base sobre estacas ou fita (é assumida a operação da estrutura durante o ano todo) ou - diretamente na superfície da terra. Neste último caso, a área de base da estufa é coberta com qualquer material não tecido (por exemplo, palmo), para que as ervas daninhas não "penetrem" posteriormente na estufa, sobre a qual é derramada uma camada de entulho ou cascalho, que servirá como base dos canteiros.
Importante! O revestimento da estufa com folhas de policarbonato deve ser realizado a uma temperatura do ar de +18 ... + 20 ° C.
Antes de montar a cúpula, a base da estrutura deve ser feita. Para fazer isso, você pode usar pranchas colocadas ao longo do perímetro da base no chão, formando uma caixa poligonal de 10 a 12 cantos, a cerca de 80 cm de altura do chão.
Criação e montagem de quadros
Usando uma calculadora geodésica, eles calculam os comprimentos de tubos em forma de metal ou blocos de madeira, a partir dos quais são feitos triângulos - os principais elementos da cúpula. A escolha dos materiais é com você. Os tubos são tratados com um composto anticorrosivo de madeira - com impregnação especial.
Em seguida, seguindo o esquema de montagem da estufa, eles começam a conectar os triângulos entre si. O quadro é montado de baixo para cima. A base do triângulo é fixada na superfície da fundação (usando colchetes especiais) ou na superfície da plataforma de terra, de modo que o ângulo agudo do elemento triangular seja perpendicular para cima.A próxima linha é "construída" para a linha inferior de triângulos, transformando gradualmente os triângulos em uma superfície de losangos e hexágonos. Na parte superior da cúpula geodésica, dobradiças com dobradiças prendem as asas da popa para ventilação. No processo de montagem usando parafusos, conectores.
Revestimento de policarbonato e isolamento de armação
O policarbonato, como material de cobertura, ocupa indubitavelmente uma posição de liderança. É durável, retém bem o calor, difere por proteger as plantas da radiação ultravioleta, enquanto transmite perfeitamente a luz para o edifício, suporta baixas temperaturas e, principalmente, é fácil de usar.
Ao instalar folhas, deve-se levar em consideração que o tamanho do elemento de policarbonato varia até 5 mm em faixas de temperatura de -30 ° C a + 30 ° C. O trabalho preparatório ao cobrir a armação com chapas de policarbonato consiste em cortar, selar as faces finais do elemento, fazer furos.
Você pode usar parafusos comuns. Para evitar o processo de destruição do material, é necessário observar lacunas tecnológicas, os furos devem exceder o diâmetro do material de montagem em cerca de 2 mm, usar arruelas térmicas.
Disposição do interior da estufa abobadada
As principais etapas da organização do interior da estufa geo-dome:
- A parte norte da esfera é colada com materiais refletivos por dentro, além de atrair calor para a sala.
- Instale um barril de água ou vários recipientes. Quanto mais vasos com água estiverem dentro da estufa, mais estável será o microclima na sala. Aquecida durante o dia, a água esfria gradualmente à noite, liberando calor para as plantas. O nível de umidade também estará em um nível específico.
- Instale sistemas de aquecimento (sujeito a uso durante todo o ano) e de ventilação. Como elementos de aquecimento, use tubos sob as camas (aquecimento de água), aquecedores elétricos de infravermelho.
- Se desejar, você pode fazer um sistema de irrigação automático.
Como escolher a estufa com cúpula certa do fabricante
Os principais critérios para a escolha de uma estufa com cúpula para produção industrial devem ser idéias claras:
- As dimensões externas do edifício, que dependem diretamente da área da fundação proposta.
- Que tipos de plantas e em que época do ano serão cultivadas em ambientes fechados. O "enchimento" interno e, consequentemente, o custo da construção, dependerão disso.
- A qualidade do material de cobertura. O policarbonato deve ter um certificado de qualidade.
- Materiais dos quais o quadro é feito.
- A qualidade da montagem das peças da cúpula.
- A reputação comercial do fabricante da estufa no mercado de produtos similares.
A instalação de uma estufa abobadada em um lote pessoal é um processo oneroso, responsável e caro, que requer certas habilidades de engenharia e construção. No entanto, observando estritamente a tecnologia de construção, é possível erigir independentemente não apenas uma construção que seja eficiente em termos de rendimento e custos de mão-de-obra, mas por muitos anos para desfrutar da aparência esteticamente atraente de um poliedro transparente.