Thuja é uma planta popular que, devido à simplicidade do cultivo e despretensiosidade às condições ambientais, pode ser encontrada em grandes jardins botânicos e em pequenas hortas. O artigo considera a descrição botânica das espécies de thuja, a distribuição na natureza e as características de uso no projeto paisagístico.
A definição de "thuja"
Segundo o dicionário explicativo, thuja é um gênero de plantas coníferas que pertencem à família Cypress. A palavra "thuja" é emprestada do latim Thuja e introduzida no vocabulário no século XIX. No grego antigo, “thuja” significa “incenso”, uma vez que na Grécia e na Roma antiga, a madeira era usada pela população local nos principais feriados para acender fogueiras de agradecimento aos cultos aos deuses.
Você sabe No Canadá, o thuja é muito apreciado e usado para fazer chá; anteriormente, o chá das agulhas de pinheiro ajudava os moradores locais a se protegerem do escorbuto, cujo pico da epidemia caiu no século XVI.
Na América do Norte, a planta é chamada de "árvore vital", porque é famosa por suas propriedades curativas, e os moradores locais costumavam usar agulhas para tratar várias doenças.Na Sibéria, chamam de "cipreste do norte", porque na aparência é muito semelhante ao cipreste do sul.
Descrição botânica da planta
Thuja é representada por arbustos sempre verdes, em casos raros - árvores muito grandes, com até 70 m de altura, com um diâmetro de copa de 2,5 a 6 m. O arbusto é caracterizado por ramos esqueléticos curtos, abertos ou salientes, de cor cinza, com muitos brotos pequenos formando uma coroa estreita. Os rebentos castanho-avermelhados jovens são achatados, têm folhas pequenas e muito macias em forma de agulha, as agulhas de um espécime adulto adquirem uma estrutura escamosa e caem com o tempo.
Refere-se a plantas monóicas. Os botões de flores são colocados um ano antes do tempo estimado de floração. Para que a polinização seja bem-sucedida, a árvore é capaz de produzir uma enorme quantidade de pólen amarelo.
Importante! O aparecimento de agulhas de thuja pode determinar o estado de saúde da planta. Se as agulhas são suculentas, densas, têm uma cor característica uniforme, a árvore fica saudável. A amostra do paciente apresenta secura, letargia de agulhas, cor amarelada ou acastanhada.
Mais perto do outono, as frutas são formadas nas extremidades dos galhos - pequenos cones ovais de até 15 mm de diâmetro, com 4 ou 6 pares de escamas opostas, espessadas nas bordas e alongadas na parte superior. Sob cada escala, existem 2-3 sementes planas com um par de asas. O sistema radicular do thuja é compacto, fibroso, localizado horizontalmente à superfície da terra, não mais que 1 m de profundidade.
Onde cresce na natureza
Dependendo do tipo de thuja, os habitats em estado selvagem estão localizados em diferentes continentes:
- ocidental - cresce na parte oriental do Server America, no território dos estados atlânticos dos EUA. Prefere solos calcários e áreas pantanosas, nas quais forma arvoredos impenetráveis, também encontrados nas encostas rochosas dos rios das montanhas;
- dobrado - cresce nas planícies no solo úmido das costas dos lagos ou rios das montanhas. Um habitat de vida selvagem está localizado no oeste de Washington, Oregon, Califórnia, estendendo-se às montanhas do norte do norte de Montana;
- Chinês - cresce na parte montanhosa do norte da China, a uma altitude de até 1350 m acima do nível do mar, prefere áreas rochosas com solo pobre;
- japonês - cresce no Japão, prefere áreas montanhosas, encontradas nas ilhas de Honshu e Shikoku;
- coreano - difundida na natureza na Coréia, forma arbustos baixos nas encostas média e alta das montanhas, a uma altitude de 750-2000 m.
Vídeo: variedades de thuja
Tipos de Thuja
Existem muitos tipos de arborvitae, mas os mais comuns para cultivo em casa são os seguintes:
- ocidental - É chamado "cedro branco do norte" e "cedro branco oriental". Cresce muito lentamente, não excede 20 m de altura, possui uma coroa piramidal ou ovoide compacta. O tronco e os brotos são cobertos com casca lisa, marrom-avermelhada ou marrom-cinza. As agulhas têm uma estrutura escamosa, no verão uma cor verde saturada, e no inverno adquirem um tom marrom ou marrom. A madeira do thuja ocidental é muito apreciada, devido à sua resistência à deterioração e à ausência de passagens de resina;
- Chinês - Eles também chamam de ramo plano, representado por uma pequena árvore, que cresce muito lentamente e não excede 10 m de altura, sob condições ambientais adversas sob a forma de arbusto. A cor da casca do tronco é marrom-avermelhada, os galhos têm um tom vermelho-amarelado e formam uma coroa na forma de um cone. As agulhas em forma de escamas, verde-claras no inverno, adquirem um tom marrom;
- coreano - cresce em forma de árvore ou arbusto, com até 10 m de altura, o tronco, coberto de casca marrom-avermelhada, tem uma espessura de até 80 cm.Os galhos são planos, na parte superior são cobertos por agulhas verdes claras, que se tornam prateadas no fundo;
- japonês - É encontrado sob o nome thuja Stendisha, cresce sob a forma de uma árvore cuja altura não excede 35 m, possui uma copa piramidal larga. Os brotos são cobertos com casca marrom-avermelhada, as agulhas são verde-maçante, achatadas;
- dobrado - uma árvore que atinge 75 m de altura, tem um diâmetro de tronco de 120 a 240 cm, a copa é piramidal ou cônica com galhos caídos localizados horizontalmente. Os brotos são cobertos com agulhas verdes brilhantes, cobertas com listras esbranquiçadas na parte inferior da coroa.
Uso em paisagismo
Uma das perguntas mais comuns entre os clientes de composição da paisagem é "quanto tempo um thuja vive", já que geralmente não é rentável comprar plantas tão caras. Não vale a pena se preocupar com isso, pois as plantas vivem há mais de 200 anos e, com os devidos cuidados, mais de uma geração poderá admirar o jardim criado. É o thuja que é escolhido como uma das melhores sempre-vivas do paisagismo.
Dependendo do tipo de thuja, várias composições são criadas no site:
- O tipo piramidal é plantado principalmente isoladamente, mas a formação de um pequeno grupo de plantas também é possível.
- As formas em forma de cólon tornam-se pequenas, para que se pareçam melhor com uma sebe.
- A variedade em forma de alfinete também é usada para criar sebes ou várias formas, uma vez que as plantas diferem em galhos densos.
- Thujas em forma de guarda-chuva decoram canteiros ou territórios adjacentes.
- Espécimes esféricos, que diferem na densidade e na densidade dos galhos, são usados para criar composições em um grupo com outras plantas.
Thuja é muito popular no projeto paisagístico, não apenas devido às características externas, mas também devido à sua alta resistência às condições de crescimento nas cidades. Além disso, as plantas têm boa resistência à geada e não congelam com cobertura suficiente de neve em condições de geada intensa. Os arbustos e as árvores são um excelente material para a arte topiarial, de modo que os designers podem criar várias figuras bonitas decorando-as com território.
Doenças e Pragas
Quase todas as pragas de thuja pertencem a oligófagos, portanto, podem ser encontradas em outras espécies de plantas de cipreste, especialmente se crescerem próximas.
Podem ser distinguidos três grupos ecológicos de pragas de thuja:Você sabe As agulhas de Thuja são usadas para produzir óleo essencial, o que ajuda a aliviar o estresse e a superar a insônia.
- sucção;
- mineiros;
- xilófagos.
Vídeo: sugando pragas no jardim
A sucção inclui pragas que se alimentam de sucos de plantas, que causam sérios danos à parte do solo do thuja.
As pragas mais comuns nesse grupo são:
- Escudo - inseto oval alongado, com até 2 mm de tamanho, marrom. Afeta cones, bagas e agulhas, torna-se uma causa de retardo de crescimento de plantas jovens e uma mudança na cor das agulhas para marrom. Um método eficaz de controle é considerado tratamento sistêmico com inseticidas, como Actara, Confidor, Calypso, de acordo com as instruções para os preparativos. Para obter o efeito máximo, recomenda-se alternar o tratamento com diferentes meios 2 semanas após a pulverização anterior.
- Pulgões - possui um corpo em forma de pêra de 3 mm de comprimento, de cor marrom acinzentado, com um ligeiro revestimento ceroso. Afeta os galhos, o tronco e as agulhas e causa a secagem de partes do mato. Para a luta, são utilizados os preparativos Confidor, Calypso, Mospilan, de acordo com as instruções.
Os insetos minerais incluem pragas, cujas larvas comem agulhas, fazendo movimentos na espessura de um rebento crescente. Eles podem viver na planta durante o período de desenvolvimento e após a sua morte. A mariposa mais comum no thuja é uma mariposa - uma borboleta, cuja envergadura é de cerca de 11 mm, de cor marrom com uma tonalidade de bronze.
Importante! Com uma derrota severa por pragas do caule, provavelmente não é possível salvar a planta; portanto, é melhor removê-la do território e queimá-la para proteger as coníferas restantes.
As lagartas da mariposa são representadas por um corpo castanho claro com três faixas avermelhadas e uma cabeça brilhante. Propague no meio da coroa, teca enormes ninhos de teias de aranha, afetando a maior parte da planta. Torne-se a causa de uma diminuição no número de agulhas nos brotos, um tipo doloroso de árvore. Pragas-tronco (xilófagos) incluem insetos que comem casca, madeira de galho e partes folhosas. Muitas vezes, atingem amostras enfraquecidas, velhas e ressecadas.
Como um meio eficaz para a destruição de traças e larvas de mineração, os pesticidas "Angio", "Confidor" são usados de acordo com as instruções.
Entre os xilofig comuns que se instalam no thuja, existem:
- Besouro de Tuevaya - o besouro é marrom escuro, variando de 1,2 a 9 mm. Faz movimentos na casca da árvore, deixando grandes buracos, que no futuro se tornam a causa do desenvolvimento de fungos e bactérias. Para tratamento e prevenção, Bordeaux é usado de acordo com as instruções.
- Besouro de zimbro - besouro preto com um brilho marrom brilhante, até 4 mm de comprimento. Afeta não apenas a casca, mas também a madeira da planta; se o tratamento não for iniciado a tempo, a árvore poderá morrer. Para a luta usar drogas "Actellik", "Decis" de acordo com as instruções.
Além das pragas, o thuja pode ser exposto a várias doenças, as principais das quais são:
- Necrose de cabatina - uma doença fúngica que afeta brotos e agulhas jovens, como resultado da qual adquire uma cor marrom avermelhada. Com uma derrota severa, a casca da planta também sofre, aparecem tubérculos retorcidos, marrons e pretos. Para o tratamento, Topaz ou Fitosporin-M é usado de acordo com as instruções.
- Shyutte marrom - uma doença de natureza fúngica, que afeta apenas a parte inferior das agulhas. O desenvolvimento do fungo ocorre no inverno, e as agulhas penduradas no solo são mais suscetíveis à infecção. O fungo danifica as agulhas, seca e cai. Para interromper os efeitos nocivos da doença, sulfato de cobre e bordeaux são usados de acordo com as instruções.
- Fusarium - o agente causador do qual é um fungo, é capaz de afetar não apenas a parte terrestre da planta, mas também as raízes, levando à falta de nutrição e à morte adicional do thuja. Para o tratamento, use drogas como Fundazol, Skor, Chorus, de acordo com as instruções.
- Alternariosis - uma doença fúngica que causa uma mudança na cor das agulhas para marrom, aparece um revestimento preto. Recomenda-se a remoção de ramos doentes, e os saudáveis devem ser tratados com Fundazolum ou Skor de acordo com as instruções.
Vídeo: doenças thuja e seu tratamento
Dependendo do tipo de arborvitae, ele pode ser usado no paisagismo de vários locais para criar composições únicas. Para thuja sempre parecia espetacular, recomenda-se combater oportunamente doenças e pragas que apareciam no território.