Se você cultivar coníferas no site, precisará cuidar delas adequadamente. A aparência e a taxa de crescimento da planta dependem disso. Este artigo discutirá as regras básicas e a tecnologia para podar o abeto azul.
Os principais objetivos da circuncisão
Existem vários objetivos principais para podar o abeto vermelho azul:
- A remoção de galhos secos e danificados de uma árvore que consome muitos nutrientes e provoca uma desaceleração no desenvolvimento de coníferas.
- Rejuvenescimento de plantas adultas.
- Fornecendo a nutrição necessária para os galhos. A poda também contribui para uma melhor penetração de ar na árvore.
Importante! Se você aparar a planta tarde demais, elas podem diminuir o desenvolvimento e perder sua forma bonita.
Melhor hora
É possível determinar o momento ideal para a poda dos abetos pela tecnologia das ações. O trabalho sanitário pode ser realizado em qualquer época do ano, se necessário. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado quando um galho quebrado ou danificado representa uma ameaça para animais ou pessoas.
Outros tipos de poda são realizados na seguinte estação:
- a primavera é considerada a melhor época para formar uma coroa. É necessário realizar trabalhos antes do início do fluxo de seiva nos rins, ou seja, no final de março ou no início de abril;
- para remover brotos e galhos que são arrancados da estrutura geral da coroa, a melhor época é o verão (meados ou final de julho).
Instruções passo a passo
Se você começar a podar coníferas, em especial o abeto azul, precisará cortar no máximo 1/3 da massa verde. Se a planta é saudável, pode se recuperar rapidamente. É melhor não tocar em plantas doentes e enfraquecidas, pois elas não terão tempo para cultivar agulhas no inverno.É importante escolher as ferramentas certas para cortar coníferas: tesouras de podar, tesouras ou uma serra manual.
Para não prejudicar as árvores, é necessário tratar os equipamentos de jardinagem com desinfetantes (álcool, manganês ou peróxido de hidrogênio). Siga as instruções passo a passo para não provocar uma violação da estrutura da coroa ou da taxa de crescimento de agulhas.
Beliscar
Muitas vezes, os jardineiros recorrem a beliscar para tornar a copa da árvore mais exuberante e espessa. O procedimento deve ser realizado no início do verão, quando o crescimento de brotos jovens para.
Importante! Se a pitada for realizada tarde demais (no final do verão), novos brotos não terão tempo para aparecer antes do início da geada, de modo que só se formarão na primavera.
O procedimento de beliscar é o seguinte:
- Quebre parte da vela completamente.
- Corte pequenos galhos com uma poda.
- Remova os grandes com uma serra ou um arquivo de jardim.
Os rebentos devem ser cortados com cuidado para que os rins adormecidos não sejam danificados. Destes, novos brotos aparecerão. Em árvores saudáveis, na base do galho podado, são formados cerca de 3 brotos.
Formação
É habitual começar a formação de abetos azuis no meio do verão. Se o trabalho for realizado no final do outono ou inverno, o local deixado após o corte dos galhos será atingido por fortes geadas e sofrerá. Muito provavelmente, o crescimento da coroa irá parar. Na maioria das vezes, a formação da coroa começa quando o topo da árvore é danificado.
Um procedimento passo a passo para a reserva é o seguinte:
- Remova o ápice do ramo lateral desenvolvido.
- Amarre um trilho apertado ao tronco, com o qual você pode endireitar a parte superior. Isso permitirá que ela fique constantemente na posição vertical.
Vídeo: formação de abetos azuis
Poda sanitária
Se você quiser ajudar a planta a crescer melhor, a poda sanitária é necessária. Inspecione regularmente as árvores quanto a galhos danificados ou fracos e remova-as em tempo hábil. Se isso não for feito, as árvores serão afetadas por infecções por fungos. Isso se deve ao fato de que parte do abeto azul está no estado aberto, onde vários vírus e bactérias podem passar livremente.
Você sabe As agulhas de abeto azul foram usadas pelo marinheiro Cook para criar uma poção contra o escorbuto. Isto é devido ao fato de que ele contém uma grande quantidade de vitamina C.
O procedimento de poda sanitária é o seguinte:
- Inspecione cuidadosamente a árvore.
- Se forem encontrados galhos quebrados ou doentes, eles devem ser cuidadosamente cortados com uma serra.
- Não é necessário processar o local de corte, pois as coníferas emitem alcatrão, o que cria um revestimento hermético.
Cuidados com o corte de cabelo
Depois de cortar o abeto azul, você deve cuidar adequadamente dele. A qualidade e o ritmo da restauração das árvores dependem disso. Antes de tudo, você deve ajustar a rega e a cobertura. As coníferas também devem ser apoiadas por estimulantes do crescimento.
Alimentação e rega
Molhar o abeto vermelho após a poda é necessário por aspersão. Ou seja, a água precisa ser derramada não apenas sob a raiz, mas também na coroa. A rega é realizada uniformemente. O abeto vermelho não tolera inundações e secas. Pelo menos 40 litros de água são derramados sob cada planta. Intervalo de rega - 3 semanas. Fortes estimulantes do crescimento também devem ser usados para restaurar a planta ao gelo. Na coroa você precisa derramar "Epin" (50 g por 10 litros de água) e sob a raiz - "Zircão" (30 g por 10 litros de água).
A cobertura é introduzida apenas no final de outubro, a fim de aumentar a resistência ao gelo de uma árvore enfraquecida. Para fazer isso, use uma solução forte de superfosfato (100 g por 10 litros de água). Todo o volume é derramado sob cada planta.
Mulching e afrouxamento do solo
Como proteção adicional contra a geada, o solo é coberto com palha. Para fazer isso, coloque uma camada de 15 cm de palha, folhas caídas ou serragem. Além disso, não é necessário cobrir o solo superficial com nada, pois as agulhas, que criam proteção, caem no outono.
Solte o solo antes de cada aplicação e rega. O sistema radicular do abeto azul é bastante desenvolvido. Por esse motivo, o afrouxamento é realizado a uma profundidade de 10 cm. Além disso, as ervas daninhas devem ser removidas a cada semana, o que pode inibir o desenvolvimento de raízes e provocar o aparecimento de doenças e pragas.Você sabe Abetos azuis, que crescem perto do Kremlin, foram trazidos para a Rússia da América do Norte.
Então, agora você sabe como aparar um abeto azul para que ele cresça espesso e exuberante. Todos os procedimentos devem ser realizados no momento ideal. Isso permite que a cultura se recupere e não seja afetada por doenças fortes e perigosas.