O gazebo de jardim não é apenas um anexo prático em um terreno pessoal, mas também um design original e elegante que complementará qualquer projeto paisagístico. Hoje você pode solicitar um edifício de vários projetos e de qualquer tipo de material. Existem muitas propostas de desenhos individuais, em vários estilos - do japonês ao clássico.
Tipos de pérgulas
Uma grande variedade de tipos de edifícios permite que você equipe um canto bonito e tranquilo para relaxar no país. Existem muitas opções de produtos - desde simples e concisas até combinadas em design e material usado. O principal é que o tipo de estrutura seja o mais funcional possível e se encaixe harmoniosamente no estilo geral da arquitetura de uma casa de campo ou de campo. Pérgulas são divididas em vários tipos - dependendo da versão.
Você sabe As primeiras imagens de mandris foram encontradas nas tumbas dos faraós e nos afrescos do Egito, então os cientistas sugerem que essas estruturas apareceram pela primeira vez no Egito. Curiosamente, eles sobreviveram aos nossos tempos de forma quase inalterada.
Aberto
A construção é caracterizada por leveza e leveza. Consiste em uma moldura e vários pilares ao redor do perímetro, que podem ser decorados com trepadeiras. Acima está o telhado. A armação é geralmente feita de metal, tijolo ou madeira. Um gazebo de tijolo é feito se a instalação de um churrasco ou lareira for fornecida. Edifícios abertos são ideais para pequenas áreas, porque não ocultam outros edifícios.
Fechado
Prédios fechados são mais como mini casas feitas de tijolo ou madeira com portas e janelas.
Esse anexo é muito funcional, pois geralmente é dividido nas seguintes zonas:
- para descansar - equipar com cadeiras confortáveis, bancos e mesa;
- a cozinha - instala fogão, churrasqueira e lareira.
A pedido do proprietário, todas as comunicações de engenharia necessárias podem ser trazidas para a construção. Você também pode encontrar edifícios com uma armação de metal, na qual montam vidros sem moldura a frio ou sistemas deslizantes de alumínio. O tipo fechado inclui coberturas (pavilhões) costuradas com policarbonato.Em qualquer versão, o anexo protege perfeitamente dos caprichos do clima e é adequado para um piquenique de inverno.
Importante! Sob qualquer tipo de caramanchão, é necessário preencher o piso de concreto. Ele fornecerá resistência e durabilidade da estrutura, além de servir como uma montagem monumental para a estrutura de todos os tipos de material.
Meio fechado
As opções mais comuns para gazebos entre residências particulares. Na versão clássica, eles são feitos de madeira ou metal forjado. Para protegê-los da neve, chuva e vento, eles instalam janelas de PVC macio ou penduram cortinas. Molduras de madeira esculpida com colunas e padrões de metal a céu aberto tornarão o pavilhão não apenas uma bela adição ao jardim, mas também enfatizarão o bom gosto do proprietário da casa.
Viver
O Living Pavilion é uma obra-prima de design separada em seu jardim. Um mirante é realizado, com foco em plantas e árvores. Primeiro, é montada uma armação de metal, em torno da qual são plantados vários tipos de trepadeiras. Esta opção é um local de relaxamento de verão à sombra e fresco com aromas agradáveis de flores. Se desejado, pode ser refeito com a ajuda do revestimento do papelão ondulado (policarbonato) para a versão clássica.
Uma construção muito interessante e completamente natural é feita de árvores. Eles são plantados ao longo do perímetro da marcação da forma desejada do produto. Normalmente, cinza de montanha, tília, álamo chinês e abeto são usados como mudas. À medida que a coroa cresce, a árvore cresce e tece na parte superior, formando uma cúpula. Entre os troncos, você pode instalar elementos decorativos forjados, o que dará uma elegância adicional.
Você sabe Os primeiros gazebos monumentais foram construídos na Roma antiga e na Grécia. Naqueles dias, eles eram chamados pavilhões.
Com forno
Hoje, a pequena forma arquitetônica descrita é frequentemente equipada com fornos de várias modificações. Eles permitem que você evite o uso de churrasqueira portátil de metal. Os complexos de fornos são multifuncionais, podem ser embutidos e servem como cozinha de verão.
Os seguintes tipos de fornos são diferenciados:
- Incorporado. Construção de tijolos com churrasqueira, fumeiro, fogão ou forno integrados. Adequado para cozinhar qualquer louça, mas requer habilidades especiais na construção.
- Braseiro. Esse equipamento só pode ser cozido usando grelhadores ou espetos removíveis. Para a preparação de churrasco - ideal. O design do forno é simples e pode ser combinado com um fumeiro. Eles são erguidos simultaneamente com um dossel ou gazebo de tijolos.
- Churrasco. O complexo do forno é semelhante em design a um churrasco, apenas para produtos que utilizam uma churrasqueira, em vez de espetos. O modelo clássico é feito de tijolos. Hoje, um forno para churrasco também é equipado com pia e bancada.
- Lareira. Instalado em edifícios de qualquer tipo. Adequado para pavilhões abertos. Pode funcionar como um churrasco ou churrasco.
Existem versões interessantes na forma de um caldeirão. Quando em um prédio de tijolos, há um orifício especial para a instalação de um caldeirão para cozinhar pilaf, legumes cozidos, carne, shurpa, etc. Uma categoria separada são os braseiros que usam combustível sólido, que cozinha todos os tipos de pratos.
Gazebo na água
Crie um canto tranquilo e isolado do edifício na água, quando no interior houver acesso a um lago natural ou artificial. Geralmente, uma versão de madeira e metal do tipo aberto ou fechado é montada em estacas, mini-ilhas ou em um local especial, como se estivesse dentro de um reservatório. Tudo depende do projeto de design. A construção pode ser complementada por pequenas varandas remotas ou por uma passagem circular em torno dela.
Tipos de mandris
A grande diversidade de espécies do produto deve-se à ampla seleção de materiais para sua fabricação e às idéias criativas dos designers ou do proprietário da casa. Cada modelo pode ser equipado com equipamento adicional. Diferentes estilos arquitetônicos expandem as possibilidades de soluções de design. A tecnologia de construção fornece confiabilidade, praticidade, durabilidade, estética, resistência ao desgaste, resistência ao fogo e outras qualidades ao edifício econômico.
Você sabe No século XVIII, a Europa foi adotada pela moda dos gazebos de estilo chinês. No entanto, três tipos de desenhos europeus não perderam popularidade: um mirante, um mirante e uma pérgola.
Em forma
Desenvolvimentos e tecnologias inovadoras possibilitam a construção de estruturas de várias formas:
- Retangular. Um modelo bastante comum que é construído em madeira, tijolo ou metal. Formas estritas, linhas retas são adequadas para o design clássico de um edifício suburbano. Confortável e prático de usar. As peças forjadas e alvenaria suavizam os cantos afiados das estruturas.
- Rodada. Os edifícios são geralmente erguidos sobre pilares. Na fabricação de madeira de policarbonato, às vezes são tecidos a partir de varas de salgueiro ou junco. Notavelmente em harmonia com os arcos ou o formato incomum da varanda de um edifício residencial.
- Square. Pelo princípio da construção, eles são semelhantes aos mandris retangulares, apenas todos os lados têm o mesmo tamanho.
- Poligonal (seis, octogonal etc.). A forma complexa de construção cria uma visão sólida da área local. Antes da construção deste modelo, é necessário preparar o desenho corretamente e em detalhes. Tradicionalmente, essa opção é feita semifechada. Inicialmente, a fundação é preparada para a construção, depois a estrutura é instalada e coberta com um telhado. Adequado para pequenas áreas de qualquer projeto.
- Combinado. Essa opção de construção permite fazer transições entre formulários, para executar uma estrutura de vários andares.
Ao organizar um local com excelente design paisagístico, a escolha da forma correta do pavilhão desempenha um papel importante.
Importante! Antes da construção do caramanchão, é necessário selecionar racionalmente as dimensões da estrutura e levar em consideração a proporção proporcional de todas as pequenas formas arquitetônicas no local.
De acordo com o material de construção
Para a fabricação de vários tipos de materiais de construção, dependendo da classificação do produto:
- De madeira. Projetos simples, convenientes e leves que podem ser estacionários ou portáteis. Eles têm várias vantagens: prático, ecológico e multifuncional. Eles podem ser construídos com toras ou madeira, placas são frequentemente usadas.
- Tijolo e pedra. O material durável suporta fenômenos atmosféricos negativos e baixas temperaturas, é resistente à umidade e dura muitos anos. Esse mirante deve ser instalado em uma base sólida, para que uma fundação monolítica ou de tira seja mais adequada. Pode ser equipado com fogões embutidos, churrasqueira, lareiras ou cozinha de verão.
- De metal. Os produtos são instalados em praticamente qualquer fundação. Os detalhes da construção são fixados com solda ou parafusos. Você pode fazer um modelo com suas próprias mãos, fazer uma versão aquecida ou uma haste de verão. Suplemento com elementos decorativos de forjamento. Se um edifício é feito inteiramente de elementos forjados, seu objetivo é exclusivamente para as férias de verão.
- Policarbonato. O mirante é simples e despretensioso, pode ser instalado em qualquer tipo de fundação. O perfil de policarbonato é feito em várias cores. A construção é barata, prática, resistente a temperaturas extremas e ambientes agressivos.
- Tubos de PVC. Uma alternativa de baixo custo aos materiais tradicionais são geralmente tubos de plástico. Graças à sua leveza e flexibilidade, é possível montar um design dobrável de qualquer forma muito rapidamente. São duráveis, resistentes a fatores externos, não apodrecem e não enferrujam. Mandris de PVC são projetados exclusivamente para a temporada de verão. A baixas temperaturas, a estrutura é deformada.
Todos os materiais podem ser combinados na construção de vários tipos de mandris. Na maioria das vezes, é usada uma combinação de madeira e tijolo.
Por tipo de fundação
Com o tipo de fundação para o gazebo são determinados em primeiro lugar. Fornecerá durabilidade e praticidade da estrutura. Existem muitos materiais e técnicas para sua execução. A base é selecionada dependendo do tipo de estrutura do futuro edifício e do tamanho do último.
Você sabe Pássaros machos que vivem na Austrália e Nova Guiné, para atrair uma fêmea, constroem gazebos com um corredor e acesso aos locais para acasalamento. Eles decoram o design romântico com conchas, penas, élitros de cigarras e besouros, pedaços de ossos. Se eles se aninham perto das pessoas, roubam todas as pequenas coisas para decoração: jóias, moedas, alfinetes, colheres de chá, papel e assim por diante. Além disso, eles selecionam cores semelhantes às jóias naturais.
Com a fundação
Use os seguintes tipos de fundação como base para mandris:
- pilha - Coloque em superfícies irregulares e solos instáveis que congelam a grandes profundidades. Existem dois tipos: parafuso e entediado. Antes do arranjo requer cálculos precisos usando um programa de computador;
- colunar - Pode ser usado em solos de todos os tipos, incluindo argilosos, pantanosos perto de lagoas, areia movediça. Os pilares de sustentação dessa fundação são distribuídos ao redor do perímetro (a distância entre os apoios é determinada dependendo das dimensões da estrutura, profundidade de imersão, por tipo de material e tipo de solo);
- monolítico - para mandris grandes com instalação dentro de churrascos e lareiras. Projetado para solos que congelam e cedem facilmente. Suporta todos os tipos de edifícios após completa solidificação;
- fita - adequado para todos os tipos de mandris, especialmente combinados, a melhor escolha para áreas com uma camada superficial em solo arenoso e seco;
- lado a lado - espalhar-se sob o mirante de tamanho pequeno, de 4 × 4 m ou menos; antes disso, o local é coberto de cascalho;
- materiais improvisados - matérias-primas alternativas para estruturas de baixo peso e tamanho, por exemplo, a base pode ser uma moldura de madeira ou pneus de carro.
Fundações de qualquer tipo são colocadas abaixo do nível de congelamento, recomenda-se que as camadas superior e inferior sejam reforçadas com reforço e impermeabilização nas juntas.
Importante! Se a água subterrânea estiver próxima ao solo superficial, é necessário fazer uma camada de drenagem ao depositar a fundação.
Sem fundamento
Existem opções para mandris que podem ser instalados sem uma base. Antes de instalá-los, é necessário proteger contra movimentos do solo, inundações e alta umidade. Para isso, são utilizados vários tipos de aterro (solo, cascalho, cascalho, etc.). As estruturas dos edifícios são fáceis de montar, você pode mover e alterar o local e também usá-lo como uma estrutura temporária.
A desvantagem de tais edifícios é sua curta vida útil. É melhor instalá-los em metal, pois as molduras de madeira estão apodrecendo. É necessário fornecer abrigo contra o vento e boa fixação no solo.
Por estilo
Existem muitos estilos de execução dos pavilhões, por isso há muitas opções para o design original da área da casa. Aqui você pode realizar com segurança sua imaginação. O principal é que há uma interseção com os estilos de paisagismo. Uma grande variedade de estilos permite que você realize as idéias mais ousadas e torne a área de recreação confortável e única.
Vamos analisar o mais popular deles:
- Japonês. O teto da estrutura é em camadas, de várias camadas. Sua forma pode ser redonda, apontada para o topo, poligonal (6-8 ângulos), ventilador, com bordas curvas. No perímetro da estrutura, são instalados ikebans, cuja carga são pedras e lâmpadas de rio. As aberturas das janelas devem ser grandes para proporcionar boa iluminação e movimento do ar. As partições fechadas são feitas com ligações quadradas, que visualmente criam uma sensação de leveza. O interior deve ser espaçoso, com móveis em miniatura: bancos e mesas baixas, cadeiras - vime, se bancos, depois com esculturas. Decoração tradicional - painéis temáticos e persianas de bambu, vidro fosco translúcido claro em bege, cinza ou branco. A moldura é escolhida em tons de nogueira escura, sakura, papel de arroz, bétula clara, lírio d'água.
- Minimalismo. O estilo é caracterizado por formas lacônicas. Os materiais de construção são selecionados em cores brilhantes ou cores naturais. A decoração do espaço interior é mínima, sem itens extras. A ênfase está na decoração com acessórios luminosos: têxteis, pratos e muito mais.
- Rústico. O edifício é montado em madeira, na qual os motivos rurais de cada detalhe são visíveis ao máximo - da forma arquitetônica às telhas. Rodas de carrinho, vários bichos de pelúcia, flores naturais, girassóis etc. são usados como atributos decorativos. Eles não têm sinais de modernidade, como churrascos automáticos e iluminação moderna.
- Escandinavo. São principalmente versões de madeira e pedra, feitas em cores vivas e claras. Essa tendência é explicada pelos duros invernos longos e curtas horas de luz do dia, inerentes aos países do norte. Eles são mobiliados com cadeiras bizarras, bancos funcionais de contêiner, móveis de vime, espreguiçadeiras.Ao longo do perímetro do edifício, muitas plantas trepadeiras são plantadas.
- Marine. O estilo tem um tema marinho clássico. Use a combinação básica de cores - branco e azul, com fragmentos individuais de amarelo, bege e vermelho. A decoração requer atributos marinhos (trechos de cordas, nós náuticos, janelas de vigia, redes de pesca e muito mais). De móveis - cadeiras de vime, uma rede, almofadas coloridas, um baú com rebites de metal. Perto do mirante, uma área de recreação é equipada com cadeiras de balanço, guarda-sóis amplos, espreguiçadeiras, etc. Além disso, o tema marinho pode ser enfatizado com areia ao redor da estrutura, uma cobertura de uvas e plantas de “palmeiras”.
- País de origem. Simboliza a vida suburbana, que em cada país tem sua própria individualidade. O conceito geral é simplicidade de formas, materiais naturais, simplicidade. O edifício é sempre erguido de madeira com decoração no sabor rústico do país, que será exibido em estilo (americano, inglês, russo, etc.). O principal é não exagerar na decoração.
- Hi-tech. A ênfase principal está no espaço, luz e concisão. A estrutura tem menos paredes, mais espaço e ar fresco. Não há elementos forjados, esculturas em madeira e ornamentos florais. Use linhas retas estritas. Tons brancos, pretos e cinza prevalecem no conjunto geral. Dos materiais, são preferidos polímeros, metal, pedra, concreto e vidro. Ao decorar com tecidos, opções exclusivamente criativas e funcionais são escolhidas. A iluminação é complementada por fitas de LED com modo cintilante, luminárias de rua e luminárias embutidas.
Por tamanho
O tamanho da estrutura deve ser selecionado individualmente para uma área suburbana específica. É necessário levar em conta o número de pessoas que nele descansarão.
Por tamanho, eles são divididos em três tipos - pelo número de pessoas postadas:
- Pequeno. O tamanho padrão de 2 × 2 m foi projetado para 8 pessoas. Colete estruturas de madeira de árvores de folha caduca, abetos, pinheiros. Peças de metal podem ser usadas. Também pertencem a elas as hastes 2 × 3, 3 × 3 m e são montadas a partir de vigas usando suportes de montagem, um feixe diagonal e perfis. Um telhado de quatro inclinações é instalado na parte superior, o piso é revestido com tábuas. Isso também inclui complexos retangulares de 3 × 4 m na fundação.
- Médio. Os parâmetros clássicos nesta categoria são 4 × 4, 6 × 4 M. Os mandris são construídos com material de qualidade com predominância de formas diretas. Geralmente, uma árvore bem seca é usada.
- Grande. Seus tamanhos são 5 × 5, 6 × 6 M. Tradicionalmente erigido uma forma hexagonal ou octogonal. Pode acomodar mais de 10 pessoas.
Dependendo do tipo de gazebo e seu tamanho, você pode equipar o edifício com vários dispositivos técnicos, como: lareira, fogão, churrasqueira. A opção de construção de uma fazenda - inverno ou verão - é decidida pelo proprietário da área local. No entanto, é necessário levar em consideração todas as nuances - desde o material e as dimensões até os elementos decorativos, pois o estilo da estrutura deve estar em harmonia com o design geral da paisagem.