Árvores de cedro são grandes sempre-vivas de coníferas. Eles são representantes do gênero Cedrus. A cultura Evergreen oferece excelente proteção contra o vento em grandes áreas imobiliárias. A planta é adequada para decoração de ruas ou parques, usada com sucesso em qualquer projeto de jardinagem ao ar livre. Os cedros são encontrados em uma grande variedade de zonas climáticas. A vida útil dessa cultura de coníferas depende da localização, fatores ambientais e muitas outras nuances.
Quanto tempo vive o cedro
A família das árvores de cedro inclui as 4 principais espécies. Estes incluem:
- Atlas (C. atlantica).
- Cipriota (C. brevifolia).
- Deodar (C. deodara).
- Libanês (C. libani).
Importante! O homem afeta o ecossistema florestal. De acordo com a lei, sem permissão especial, os cidadãos não têm o direito de se envolver no desmatamento.
Existem centenas de variedades de coníferas de cedro. Naturalmente, cada um deles tem sua própria expectativa de vida. É impossível dizer exatamente quanto vive uma planta de cedro. Existem variedades que podem crescer por 200 a 500 anos. Também são encontrados fígados longos: sua idade é de um século e meio a três séculos.
A variedade e as espécies afetam a vida útil
Sem dúvida, as características varietais têm uma vida útil para as plantas de cedro. Para comparação:
- Pinho de cedro siberiano pode viver por meio século. No entanto, existem amostras em que 850 anéis. O cedro siberiano pode atingir essa idade quando cultivado na região de Moscou, no centro da Rússia, nos Urais e, é claro, na Sibéria. Sob condições naturais, na taiga, a frutificação da planta começa em 40 a 50 anos. Quando cultivado, o cedro pode começar a dar frutos após os quinze anos;
- nos EUA, todo mundo que quiser visitar o Parque Olímpico em Washington com seus próprios olhos pode ver o vermelho cedro de longa duração canadense. Existem 1460 anéis nesta árvore. Basicamente, essas coníferas da família Sosnovy tendem a atingir 800 anos de idade e uma altura de 60 metros com um diâmetro de tronco de 1,8 a 2 m;
- crescendo no mar Báltico cedro, passado um século e meio;
- a longevidade de um deodar (morador de coníferas do Himalaia) pode realmente surpreender a todos. A marca milenar para ele é a norma, mas existem espécimes com cerca de 3 séculos de idade;
- Cedro libanês adorna a bandeira do Líbano. Essas sempre-vivas cobrem cadeias de montanhas durante todo o ano há 2 a 3 mil anos. Além disso, a cultura conífera libanesa da família Pine pode ser encontrada no território de Israel, no estado palestino, no noroeste da Jordânia, no oeste da Síria e no sul da Turquia;
- As árvores de cedro resistentes ao gelo do Extremo Oriente têm, em média, 6 séculos de idade;
- Cedro coreano parece um pinheiro siberiano. Na idade adulta, com 400 a 450 anos, atinge uma altura de 45 a 60 m. A árvore tem um tronco reto, com um diâmetro de cerca de 2 m.O habitat natural é a Coréia do Norte e a ilha de Hondo na terra do sol nascente;
- cedro europeu listado no Livro Vermelho da Ucrânia. Vive até 1000 anos.
Você sabe Os cedros libaneses são anotados na Bíblia como uma das maiores árvores do mundo.
Impacto ambiental
Luz solar, umidade, geada e calor do verão, nutrientes e plantas concorrentes influenciam a formação da coroa e a vida útil das plantas de cedro. Em um ambiente confortável, o cedro crescerá mais rapidamente e condições favoráveis afetarão sua aparência.
A poluição ambiental é um problema urgente para toda a humanidade. Voluntários, autoridades municipais e chefes de conselhos regionais da Federação Russa começaram recentemente a prestar muita atenção à organização da colheita de florestas de cedro nas proximidades das aldeias, onde o cedro siberiano pode crescer até duzentos anos. Este é um trabalho enorme que ajuda a proteger não apenas as plantações de cedro que crescem especialmente nos primeiros anos de vida (8–15 cm por cinco anos), mas também toda a natureza.
Você sabe A madeira de cedro foi usada pelos nativos americanos para fazer canoas, cestos e armas.
Como uma árvore morre
A vitalidade reduzida do cedro pode ser causada pela idade das árvores, estresse ambiental ou competição de plantas. Além disso, uma planta conífera pode começar a morrer se se tornar um local de nidificação em massa de esquilos ou pássaros.
O processo de morte de uma cultura sempre verde começa com a queda de agulhas. Mais tarde, ocorre a destruição da estrutura da madeira, que pode durar vários milhares de anos. Mas mesmo o cedro seco pode continuar a nutrir plantas e insetos, além de servir como um novo lar para vários pássaros grandes.
Importante! Herbalists recomendam tomar chá de agulhas de cedro para doenças dos brônquios.
Cedar certamente atrai a atenção com sua aparência magnífica, e não importa quantos anos ele tem. Ao cultivar esta planta de coníferas, é necessário considerar seriamente a escolha da variedade e cuidar adequadamente dela.