Ao cultivar pepinos, por várias razões e fatores, os produtores de vegetais são confrontados com doenças das culturas. As preparações químicas para tratamento podem ser usadas apenas em um certo estágio de desenvolvimento das plantas, portanto, muitos preferem agentes biológicos, como a Fitosporina M.
Descrição da droga
O fungicida é um produto biológico projetado para prevenir e tratar plantas de uma lista de doenças. O componente ativo do agente sistêmico é a cultura do solo agressiva a esporos patogênicos de fungos e bactérias. Ao preparar uma solução de trabalho, os esporos da cultura são ativados e produzem oligopeptídeos que destroem microorganismos nocivos.
Você sabe Durante os experimentos, criadores dos Emirados Árabes Unidos criaram uma variedade de pepinos com frutas quadradas.
Além dos esporos biológicos, os ácidos húmicos estão presentes na composição. As instruções para o medicamento indicam com qual cobertura é compatível: a lista inclui estimulantes, inseticidas e fungicidas do tipo químico, exceto produtos alcalinos.
Vídeo: revisão da droga Fitosporin
Para que é utilizado o Fitosporin?
Aplicada aos pepinos, a Fitosporin M luta efetivamente contra essas doenças e problemas:
- antracnose;
- folhas amarelas;
- mancha de folhas de oliveira;
- oídio;
- podridão de frutas;
- podridão de raízes, caules e folhas;
- peronosporose (míldio).
- Os benefícios do aplicativo são os seguintes:
- eficiência 95%;
- baixa toxicidade, o que permite o uso de toda a estação;
- além do tratamento, o medicamento nutre e protege contra possíveis infecções;
- protege contra ataques de insetos;
- protege dos microrganismos patogênicos não apenas a parte do solo, mas também as raízes;
- restaura a microflora do solo após o uso de produtos químicos agressivos;
- também é um promotor de crescimento.
A taxa e frequência de processamento
Consumo ao ar livre 10 l / m²; na estufa 10 l / 3 m². O intervalo entre o processamento dos pepinos é ligeiramente diferente, dependendo do local de cultivo:
- na multiplicidade de estufa a cada 7-14 dias;
- em campo aberto a cada 5-7 dias.
Importante! Se a estação chuvosa começou, a pulverização é realizada imediatamente após a precipitação. Caso contrário, a água a lava e elimina o efeito protetor.
Como processar corretamente os pepinos "Fitosporin"
Antes de usar o produto, é aconselhável familiarizar-se com as instruções do medicamento para saber quantas vezes e em que proporções o medicamento é usado para regar e pulverizar em diferentes períodos da estação de crescimento.
Regras gerais de processamento:
- Uma solução em pó é preparada várias horas antes do trabalho.
- O concentrado de pasta deve durar cerca de um dia para ativar suas substâncias ativas. O concentrado é preparado diluindo com água na proporção de 1: 2.
- A água deve estar quente, nem quente nem fria.
- Para a profilaxia contra doenças, o solo ou a planta é regada sob a raiz, com uma doença, eles são pulverizados principalmente em uma folha.
- A estufa (estrutura interna e solo) é tratada duas vezes por estação: na primavera, 7 dias antes do plantio e após a colheita. Aqui é desejável usar um pó de 5 g / 10 l.
- Em camas abertas, o cultivo da terra é realizado após o derretimento da neve. Recomenda-se o uso de um concentrado de pasta de 6 ml / 10 l.
Importante! Para preparar uma solução de alta qualidade, a água deve ser natural: água da chuva ou de um riacho, mas não do principal.
Sementes
Para processar as sementes antes da semeadura, elas são embebidas na solução aquosa preparada por 2 horas, as proporções para cada forma de Fitosporina diferem:
- ao usar pó - 1,5 g / 100 ml;
- ao aplicar pasta - 2 gotas / 100 ml;
- solução pronta (forma líquida) - 10 gotas / 200 ml.
Mudas
Para a prevenção de doenças radiculares, as mudas são embebidas por 1-2 horas em uma solução aquosa nas seguintes proporções:
- pó - 10 g / 5 l;
- pasta (concentrado) - 4 gotas / 200 ml;
- líquido - 10 gotas / 200 ml.
Você sabe As primeiras estufas deviam sua aparição ao imperador romano Tibério, que amava tanto os pepinos que exigia o cultivo durante todo o ano.
Durante a floração e frutificação
Para o tratamento ou prevenção de arbustos com flores ou frutos, eles são pulverizados com uma solução aquosa nas seguintes proporções:
- pó - 10 g / 5 l (leito aberto), 7 g / 10 l (estufa);
- pasta (concentrado) - 4 gotas / 200 ml de água;
- líquido - 20 gotas / 500 ml.
Quando posso comer pepinos após o processamento
Muitos estarão interessados na questão: é possível pulverizar os frutos antes da colheita. "Fitosporin" é perigoso para os seres humanos apenas em caso de contato direto com a droga. Pepinos processados durante a frutificação são absolutamente seguros, não causam danos ao corpo humano. As frutas podem ser consumidas no dia seguinte à pulverização.
Condições de armazenamento do medicamento
A pasta e o pó são mantidos quentes e secos, a temperatura recomendada é de -2 ... + 30 ° C. Para uma solução líquida acabada ou concentrado de uma pasta, recomenda-se uma temperatura de + 15 ... + 20 ° C. É melhor armazenar medicamentos sem acesso à luz do dia, isolar fundos de crianças e animais. É indesejável colocar "Fitosporin" ao lado de alimentos para animais, medicamentos e produtos alimentícios.
Medidas de segurança no trabalho
Apesar de sua origem biológica, o fungicida pode causar intoxicação e queimaduras quando ingerido, na membrana mucosa dos olhos ou da pele.
Portanto, antes de regar as plantações de pepino, devem ser tomadas precauções:
- Para trabalhar com a solução, é recomendável levar roupas especiais que não são usadas na vida cotidiana.
- Prepare luvas de borracha para proteção das mãos, respirador e óculos de proteção.
- Durante o trabalho, não fume, beba ou coma.
- Para preparar uma solução fungicida, são utilizados utensílios, que são posteriormente armazenados separadamente dos talheres.
- Após o procedimento, você precisa tomar um banho.