Na semana passada, os produtos da chamada categoria "social" aumentaram significativamente de preço nos mercados russos em diferentes regiões do país.
Em particular, o repolho branco, que alguns dias atrás custou ao consumidor russo 10% mais barato, atingiu um preço recorde durante a semana. As cebolas aumentaram quase 3,5% e o custo das cenouras voou mais de 2%. Em outras palavras, o preço do "conjunto de borsch" aumentou.
Analistas de mercado, tendo estudado a situação atual, emitem um veredito decepcionante para agricultores e consumidores russos: os agricultores domésticos não foram capazes de aprender a colher, distribuir e armazenar legumes de maneira adequada.Note-se que a carne está se tornando mais cara. Assim, na semana passada, o cordeiro aumentou significativamente. Especialistas atribuem o aumento do custo (em 2%) desse tipo de carne nos estabelecimentos russos com um aumento na demanda por esse produto.
O fato é que os muçulmanos que vivem no território da Federação Russa comemoraram recentemente o Dia equinócio vernal de Navruz, que sugere um tratamento abundante e satisfatório sobre a mesa, onde o cordeiro ocupa quase a posição de liderança na composição de vários pratos. frango (menos de 1%) e ovos de galinha (0,4%).