15 de maio de 2019 Durante a pesquisa, foi revelado que a maioria dos agrários do país não consegue finalizar a semeadura das colheitas no final da primavera no tempo ideal.
A maioria dos produtores agrícolas disse que os caprichos climáticos de maio deste ano influenciaram o trabalho no campo, diminuindo-os significativamente.
Portanto, em várias áreas, a tecnologia não pode entrar nos campos devido à precipitação. O maior número de reclamações sobre o clima veio dos agricultores das regiões de Poltava, Rivne e Dnipropetrovsk.Alguns entrevistados observaram que “assoreamento” do solo foi encontrado em suas terras, o que pode afetar adversamente o estado das culturas. Os agricultores que começaram a semear as colheitas no final da primavera deste ano em abril anunciaram a conclusão do trabalho de campo esta semana.
Segundo o Ministério da Política Agrária, em 15 de maio deste ano, a Ucrânia plantou 3,32 milhões de hectares com milho (71,1% da previsão), 4,22 milhões de hectares de girassol (73,8% da previsão) e 676 mil hectares de soja ( 37,1% da previsão).Anteriormente, foi relatado que chuvas e clima frio na região de Khmelnitsky dificultam o plantio em massa de batatas em parcelas domésticas da população.