Os agricultores acusaram a União Européia de "sacrificar" sua própria avicultura, concordando com uma cota de 180.000 toneladas de carne adicional dos países do Mercosul.
Um acordo histórico entre a UE e o bloco do Mercosul, incluindo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, foi assinado após 20 anos de negociações.
Os países da América do Sul pretendem aumentar as exportações de carne bovina, açúcar, aves e outros produtos agrícolas para a União Europeia.
Mas o grupo pan-europeu de lobby de aves, AVEC, destacou as preocupações dos agricultores de que a UE concordou com uma “cota colossal de 180.000 toneladas de aves adicionais dos países do Mercosul.
A AVEC disse: “Não é apenas mais carne. É sobre as pessoas e os meios de subsistência que serão afetados por este acordo. Um adicional de 180.000 toneladas de carne de aves importadas para a UE significa uma perda significativa de empregos na UE para o nosso setor, principalmente localizados na zona rural. ”
A Europa já importa quase 900.000 toneladas de carne de aves por ano de países terceiros. Para comparação, a importação de carne bovina é de cerca de 300.000 toneladas e carne de porco - cerca de 20.000 toneladas.
“O setor avícola na UE se sente traído pela Comissão Europeia. Nosso setor foi sacrificado aos interesses de grandes players ”, disseram representantes do setor avícola da União Européia.