Este ano, os jardineiros ucranianos podem obter a colheita de cerejas mais generosa da história. Como especialistas prevêem, as entregas de exportação das bagas deste ano são capazes de atingir 5 mil toneladas.
Enquanto no ano anterior 80% do volume total de cerejas foi exportado para a Rússia, este ano está planejado estabelecer suprimentos de exportação para os mercados dos países do Oriente Médio.
O número de empresas agrícolas ucranianas que receberam certificados para exportar produtos para países europeus em 2019 aumentou mais. Nos países da UE, são esperadas falhas na colheita devido a desastres climáticos.
Na Ucrânia, os preços da cereja em junho deste ano serão iguais aos preços do ano passado. É possível que o custo das bagas neste verão seja ainda menor do que em 2018.
Há já algum tempo, os países da UE são importadores líquidos desta baga. Sua participação nas importações mundiais de produtos é de 25%. Ao mesmo tempo, as importações na Europa estão crescendo mais ativamente do que as exportações, e a concorrência está aumentando constantemente.
Para informação, em 2018, os países da Europa Ocidental e Oriental receberam uma das mais generosas culturas de frutas de caroço, incluindo cerejas. A oferta excessiva de frutas levou a um colapso dos preços nos mercados interno e externo.