Este ano, os jardineiros da região de Kherson podem não contar várias toneladas de frutas e bagas.
Em 2019, depois das geadas da primavera, os ovários das árvores frutíferas foram danificados pelos fortes ventos e granizo.
Em particular, esses eventos climáticos foram observados nos distritos de Aleshkovsky, Belozersky, Berislavsky, Golopristansky e Kakhovsky da região de Kherson.
Segundo especialistas relevantes, devido aos caprichos do clima, a região pode perder de 1/4 a 1/5 da colheita total de cerejas, cerejas, maçãs, damascos e pêssegos. Isso significa que os jardineiros não representam uma parcela significativa dos lucros.
No ano passado, os jardineiros de Kherson enviaram seus produtos para venda em 11 países, incluindo a União Européia. Os países da UE receberam 6,6 mil toneladas de maçãs Kherson frescas.
Mas os jardineiros da região expressam confiança de que os problemas atuais são temporários. Eles continuam a colocar todas as novas plantas de baga e pomares. Nos últimos anos, a área de pomares de maçã na região aumentou para 2,7 mil ha, e a cereja - até 1 mil ha. É relatado pelo Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da Administração Estadual Regional de Kherson.
Anteriormente, foi relatado que este ano os jardineiros da região não conseguirão uma colheita de maçã no nível de 2018, quando foram colhidos 123 c / ha. As macieiras este ano recuperarão sua força após um recorde de frutificação em 2018.