O pimentão ocupa o terceiro lugar entre as hortaliças mais populares em parcelas pessoais. Muitos jardineiros estão tentando escolher variedades clássicas e pouco exigentes, com alto nível de rendimento e excelente sabor. São essas características que a pimenta Belozerka possui, o que a tornou uma das variedades mais comuns em hortas - isso será discutido no artigo.
Seleção e caracterização de variedades
Pepper Belozerka foi introduzida em 1991 na Transnístria e foi originalmente chamada Lumina. Em 1995, esse híbrido foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa. Por suas características, Belozerka tolera um clima diferente, o que permite o cultivo dessa pimenta em várias regiões. Um alto nível de produtividade não muda em campo aberto ou em condições de estufa.
Você sabe A pátria do pimentão é considerada a América Central e do Sul.
Os frutos desta variedade diferem nos seguintes indicadores:
- forma cônica com extremidade pontiaguda;
- pimenta verde durante o período de maturidade técnica e amarelo ou vermelho durante o período biológico;
- superfície brilhante com duas faces;
- massa de pimenta - até 150 g;
- polpa densa e suculenta, com um sabor doce pronunciado;
- espessura da parede - 0,5–0,7 mm.
Os indicadores de sabor permitem que você use essa variedade fresca e no cozimento e conservação, mantendo a doçura da polpa e um grande número de vitaminas C. A vegetação de Belozerka dura 110-125 dias. A raiz e o caule principal são fortes e bem desenvolvidos. O arbusto não excede 70 cm de comprimento e possui muitas folhas verdes saturadas. O rendimento de um arbusto é de cerca de 8 kg. A pimenta desta variedade possui alta qualidade de manutenção e imunidade estável a várias doenças.
Prós e contras
- Essa variedade, devido às suas características, possui muitas vantagens:
- Alto rendimento.
- Uniformidade do tamanho do fruto.
- Excelentes características de sabor, mesmo na fase de maturidade técnica.
- Resistência às condições climáticas.
- Frutificação prolongada.
- Imunidade à maioria das doenças fúngicas e virais.
- As desvantagens de Belozerka são mínimas:
- Não há tanta massa e espessura de parede do feto em comparação com os híbridos modernos.
- Algumas dificuldades na germinação de sementes e mudas no clima médio.
Cultivo de mudas em casa
Uma colheita rica no futuro depende diretamente das sementes selecionadas e das mudas adequadamente cultivadas. É por isso que você deve usar algumas recomendações.
O momento
Dependendo do método escolhido para o cultivo da pimenta, o tempo de semeadura das mudas variará:
- se cultivada em estufas, a pimenta é semeada desde meados de fevereiro;
- quando cultivado em solos abertos, o material é semeado na última semana de fevereiro ou na primeira semana de março.
Você sabe Para obter a ingestão diária de vitamina C, basta comer 40 g de pimenta.
Solo
Para boas mudas, recomenda-se introduzir alguma variedade na composição básica do solo. A melhor opção é 40% da terra, 30% de húmus e 30% de areia, ou adicione três partes iguais de turfa, húmus e areia no chão. Além disso, imediatamente antes de semear as sementes, é necessário desinfetar o solo, o que ajudará a proteger a pimenta de infecções indesejadas por várias infecções fúngicas. Para isso, o solo preparado é infundido com água fervente.
Capacidade
No processo de preparação de sementes para semeadura, um dos principais problemas é a escolha da capacidade em que as mudas crescerão e se desenvolverão no futuro.
Considere as opções mais populares:
- Caixas de mudas - é muito conveniente usar esses recipientes, uma vez que todas as plantas estão em um só lugar e, se necessário, essa caixa pode ser fácil e rapidamente movida para outro local ou voltada para a luz. As desvantagens desta solução incluem a necessidade de desbaste e colheita em recipientes separados, o que é extremamente indesejável para a pimenta, que tem um rizoma central.
- Comprimidos de turfa - são tanques de turfa comprimidos, que incluem vários nutrientes. Além da grande quantidade de vantagens (falta de necessidade de colheita, facilidade de uso) dessa opção, existem algumas desvantagens, entre as quais há um custo bastante alto, a necessidade de um nível estável de umidade e a falta da possibilidade de reutilização.
- Copos de plástico - recipientes práticos que não exigem custos adicionais. A única coisa a lembrar é a necessidade de orifícios de drenagem, que são necessários para a saída de água.
Importante! Tendo em vista o sistema radicular desenvolvido da pimenta desta variedade, para evitar lesões no rizoma, o afrouxamento deve ser realizado com muito cuidado.
Seleção e preparação de sementes
Uma condição importante para a obtenção de plantas fortes e saudáveis nos canteiros e, como resultado, uma colheita rica é a abordagem correta para a seleção de sementes. Nas suas preferências, você precisa se concentrar apenas em fontes de vendas comprovadas. Um efeito significativo sobre a otimização de futuras mudas tem data de validade. Antes de comprar, preste atenção à data da coleta - o período máximo de armazenamento para as sementes de pimentão é de 3 anos.
Em seguida, todas as sementes são verificadas quanto a vazios - para isso, são imersas em água salgada por 20 a 30 minutos. As sementes que flutuam para a superfície são descartadas. O restante do material de plantio é embebido em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos, após o qual é cuidadosamente lavado e seco - isso desinfeta as sementes e elimina vírus e infecções que podem estar contidas no interior das sementes. Também é recomendável que eles sejam tratados com qualquer estimulante de acordo com as instruções.Para crescer rapidamente as mudas e obter brotos mais saudáveis, as sementes são germinadas antes do plantio no solo. As sementes devem ser colocadas em qualquer tecido feito de fibras naturais previamente umedecidas com água. A temperatura ideal do ar deve ser de pelo menos + 25 ° C, a umidade do tecido deve ser mantida com uma pistola de pintura. Durante a primeira semana, os primeiros brotos aparecem - assim que o comprimento atingir 2 mm, as sementes podem ser semeadas.
Semeando sementes
Vale ressaltar que essa variedade de pimenta não responde bem ao transplante; portanto, é melhor usar pequenos recipientes com um diâmetro de cerca de 8 cm para mudas. do solo. Todos os recipientes são colocados em um palete e cobertos com um filme ou vidro - até que apareçam as primeiras fotos, após o que o filme é removido. O regime de temperatura ideal será o intervalo de +23 ... + 25 ° C.
Cuidados com Mudas
Os brotos são colocados em locais com muita luz natural, evitando a luz solar direta. Para a formação completa de copos com mudas, vire diariamente para a luz do outro lado. É necessário proteger os primeiros brotos de temperaturas extremas e da presença de correntes de ar. A rega é realizada 1 vez em 3 dias.Após a formação de três folhas completas, as mudas são recomendadas pela primeira vez para alimentar. Para fazer isso, use uma solução de 5 l de água, 15 g de superfosfatos e 5 g de fertilizante de potássio. Após a formação de cinco folhas (após cerca de 2 semanas), as mudas são fertilizadas novamente usando o mesmo curativo, mas com uma concentração duplicada de nutrientes.
Endurecimento de mudas
A pimenta refere-se a plantas que amam o calor e, com toda a sua despretensão, é profundamente sensível ao agravamento das condições climáticas. Para desenvolver resistência às mudanças climáticas, é usado o endurecimento das mudas. Para isso, 2 semanas antes do plantio pretendido, a pimenta é retirada ao ar livre, cuja temperatura não deve ser inferior a +12 ... + 14 ° С.
O tempo de permanência no início do endurecimento é de várias horas, enquanto as mudas devem ser protegidas da luz solar direta. Todos os dias, o tempo gasto na rua aumenta em 1-1,5 horas, parte do tempo em que os brotos são substituídos ao sol. Por fim, as mudas passam todos os dias ao ar livre, pouco antes do plantio e várias noites.
Importante! A rega abundante leva ao alongamento e afinamento do caule, o que afetará negativamente as mudas durante o transplante.
Plantio de mudas em local permanente
Ao atingir a maturidade e após a execução de todos os procedimentos preparatórios, as mudas estão prontas para o plantio em local permanente.
O momento
O plantio é realizado após o aparecimento dos primeiros ovários nas mudas. Ao mesmo tempo, para evitar o superaquecimento do sistema radicular, o que pode levar à inibição do desenvolvimento de toda a planta, é necessário levar em consideração a temperatura do ar - pelo menos + 18 ° С e a temperatura do solo - não abaixo de +10 ... + 12 ° С. Geralmente, dependendo da região, esse regime de temperatura é observado no final de maio - no início de junho.
Seleção de assento e rotação de culturas
O melhor solo para o plantio de mudas é o solo argiloso e argiloso, sem teor excessivo de nitrogênio. A acidez desse solo deve estar em um pH de 6 a 6,6. Com indicadores insuficientes, materiais de cal (giz, cal e outros) são adicionalmente introduzidos no solo.
Ao escolher um local para o plantio de pimenta, é necessário levar em consideração que as mudas se desenvolverão melhor e darão uma colheita maior no local:
- sem ventos;
- bem iluminado;
- umedecido, mas sem estagnação da água.
Esquema e profundidade do desembarque
Ao plantar pimenta em terreno aberto, deve-se ter em mente que o espaçamento entre linhas deve ser de cerca de 50 cm, a distância entre os furos e a largura do furo - 40 cm e 8 cm, respectivamente. Ao cavar buracos, o tamanho do sistema radicular é levado em consideração para que a localização do pescoço fique no nível do solo. Também é aconselhável adicionar um pouco de fósforo, nitrogênio e potássio a cada poço.
O próprio processo de plantio possui várias regras:
- Mudas cuidadosamente saem do tanque com um pedaço de terra nas raízes.
- É colocado em um buraco pré-regado.
- Polvilhado com terra e abarrotado
- É regada com água sedimentada à temperatura ambiente.
Vídeo: plantando pimenta em campo aberto
Dicas de cuidados
A variedade Belozerka é muito despretensiosa em termos de cuidados e, para obter uma colheita de qualidade, você precisa seguir algumas recomendações.
Rega
O solo nos canteiros de pimenta requer umidade moderada. Antes da primeira floração, Belozerka precisa ser regada por aspersão (usando um regador ou spray), depois disso - somente sob a raiz da planta. A rega é recomendada à noite, quando o solo tiver esfriado o suficiente, com água limpa. Para enriquecimento adicional de oxigênio, uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio é adicionada à água. A melhor opção para regar é de cerca de 5 litros por planta, 2-3 vezes por semana.
Cuidado do solo
Durante o processo de crescimento da pimenta, é necessário lembrar o cuidado constante do solo no jardim.
Entre os principais procedimentos, destacam-se:
- remoção de ervas daninhas e ervas daninhas - permite economizar a quantidade necessária de umidade e nutrientes no solo;
- afrouxando o solo - enriquece o sistema radicular com a quantidade certa de oxigênio para um crescimento e desenvolvimento saudáveis;
- mulching - protege o solo da secagem e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Aplicação de fertilizantes
Para promover o desenvolvimento do sistema radicular, bem como aumentar a produtividade, recomenda-se alimentar as plantas:
- Duas semanas após o plantio de mudas em campo aberto, ocorre o primeiro curativo. Pode consistir em uréia (20 g), superfosfato (50 g) e sulfato de potássio (25 g) ou pode ser realizado com uma solução de excremento de aves (na proporção de 1:20). Os fertilizantes são aplicados ao solo com água em uma quantidade de 1-2 litros.
- Na primeira floração, o esterco de vaca é usado como fertilizante (na proporção de 1:10), os canteiros também são polvilhados com cinzas.
- Durante a frutificação, recomenda-se adicionar mais uma cobertura adicional, que é melhor usada como solução de fezes de frango.
Liga de arbustos
A pimenta Belozerka pertence a arbustos de tamanho médio, porém, por ter caules muito frágeis, precisa ser amarrada. Plantas não ligadas, mesmo plantadas de perto, podem ser quebradas e tombadas durante a chuva ou o vento. Para esses fins, são utilizados suportes, nos quais não apenas o próprio caule está bem preso, mas cada ramificação separadamente.Devido às suas características e despretensiosidade absoluta ao sair, Belozerka permite obter uma colheita rica e de alta qualidade com o mínimo esforço. É por isso que essa variedade é merecidamente popular não apenas entre os jardineiros profissionais, mas também entre os cultivadores amadores de vegetais.