Jardineiros da empresa "Pidgur’vsk", da região de Nikolaev, cultivam mudas de árvores de fruto com qualidade certificada. Existem muitas variedades de alto rendimento e crescimento precoce, para pomares intensivos, que produzem de 50 a 60 toneladas de maçãs por hectare a cada ano, sem um período de descanso e de 25 a 35 toneladas de ameixas por hectare com um plantio escasso, informou o serviço de imprensa da UHBDP.
Há mudas em crescimento de maçã, pêra, pêssego, ameixa, damasco, cerejas, cerejas para jardinagem intensiva. Essas árvores jovens pertencem a variedades de alto rendimento. Uma pequena muda já possui um conjunto de qualidades inerentes a uma planta adulta: crescimento rápido, resistência a doenças e condições adversas, produtividade, tipo e sabor dos frutos.
As mudas foram obtidas a partir de material de plantio livre de vírus na Alemanha e na Bélgica.
Demora três anos para preparar as mudas para colocar um jardim jovem. Durante o primeiro ano, a planta está no licor mãe, outros dois anos - no viveiro. Durante esse período, o sistema radicular se desenvolve bem, não há danos aos galhos e ao caule, disse Dmitry Bushilov, chefe da Pidgurvske LLC.
A fazenda possui 100 hectares de jardins. Destes, as sementes de pome (maçã e pêra) crescem em 60 ha, e as culturas de frutas de caroço crescem em 40 ha. Os jardins jovens produzem culturas já em 2-3 anos após o plantio.
“Nós garantimos a pureza da variedade - 100% de limpeza! Atualmente, esse é um critério muito importante para quem planeja plantar um jardim. Além disso, nossas mudas são saudáveis, o que é confirmado por certificados do Laboratório de Virologia do Instituto de Horticultura da Academia Nacional de Ciências Agrícolas ”, disse Viktor Bushilov, agrônomo.