O Gabinete de Ministros da Ucrânia acordou termos de cooperação com o Banco Europeu de Investimento, que prevê o financiamento do complexo agroindustrial no valor de 800 milhões de euros.
O BEI financiará agricultores ucranianos pagando 400 milhões de euros em fundos de empréstimos. O co-financiamento sob a forma de empréstimos de outros bancos ou fundos próprios de empresas também estará disponível, informou o serviço de imprensa dos relatórios do Ministério das Finanças.
Pequenas e médias empresas agrícolas do país poderão usar o dinheiro.
Em particular, pode ser obtido um empréstimo para a produção de oleaginosas, a renovação das capacidades de armazenamento de grãos, bem como para estações experimentais, laboratórios de pesquisa e teste, equipamentos para pesquisa e treinamento em profissões, serviços de extensão para conhecimento e certificação agrícola e sistemas de controle e monitoramento pescarias.
O Ministério das Finanças espera que os recursos arrecadados tenham um impacto positivo no clima de negócios na Ucrânia e se tornem pré-requisitos para atrair investimentos. Com a ajuda do crédito, os agricultores poderão aumentar a capacidade de produção e abrir novos empregos.
Os empréstimos serão concedidos por até 10 anos.