5634 de 21.060 aves morreram de gripe aviária em uma fazenda em Chhattisgarh (Índia). Os trabalhadores da fazenda foram forçados a destruir todos os pássaros restantes.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou o surto de gripe aviária H5N1 na Índia. Segundo o India Today, as aves restantes serão rejeitadas para impedir a propagação da doença.
O H5N1 é um tipo de vírus da gripe que causa uma doença respiratória grave e altamente infecciosa em aves chamada gripe aviária (ou "gripe aviária").
Casos de gripe aviária H5N1 em humanos ocorrem de tempos em tempos, mas é difícil transmitir a infecção de pessoa para pessoa. Quando as pessoas são infectadas, a taxa de mortalidade é de cerca de 60%.
Em 2005, David Nabarro, coordenador-chefe da gripe aviária e humana das Nações Unidas, alertou o mundo que um avanço na gripe aviária poderia matar de 5 a 150 milhões de pessoas.
Em 2019, Nepal e Taiwan também sofreram casos graves de gripe aviária, o que reduziu o desempenho do setor nos dois países e aumentou o ritmo das importações de aves.
Anteriormente, foi relatado um surto em larga escala de gripe aviária na Polônia, onde a doença foi detectada em várias grandes granjas de aves. Como resultado de medidas para conter a disseminação do vírus, 100 mil perus e 65 mil galinhas já foram destruídas.
- Gripe aviária na Polônia: 100 mil perus e 65 mil galinhas serão destruídos.
- Um surto de gripe aviária foi detectado em uma fazenda no Reino Unido.
- Os agricultores vietnamitas terão que repelir um ataque de gripe aviária.
- Taiwan confirma novos casos de gripe aviária.
- Os veterinários de Chelyabinsk demonstraram suas habilidades no ataque à gripe aviária.