É difícil passar por Variegatus jasmim e não parar para admirar sua beleza. A brancura das folhas funde-se com pétalas cremosas, criando uma composição delicada, e as próprias flores atraem um cheiro adocicado discreto. Uma planta coronal é fácil de cultivar no jardim, porque é cuidadosa e despretensiosa, exigindo apenas a criação das condições necessárias e a devida atenção.
Descrição botânica do Jasmine Variegatus
É hora de dissipar a ilusão popular e apresentar o arbusto em sua verdadeira forma, porque a planta é erroneamente chamada de jasmim por flores pequenas e com cheiro agradável. De fato, a variedade Variegatus pertence às mariposas - o gênero de arbustos da família Hortense e não tem nada a ver com jasmim.
Mas, como esse nome se tornou um nome familiar, o artigo continua a tradição desse nome. Espécie refere-se a plantas decíduas ou parcialmente decíduas com uma casca cinza fina.
O mato forma uma copa densa de até 2 m de altura. Pequenas flores são pintadas em branco ou creme, chegando a 3 cm de diâmetro. Eles são formados por inflorescências na forma de pincel, contando de 3 a 9 peças cada. A corola consiste em 4-6 pétalas de formato redondo e a caixa de frutas contém até 10 mil sementes pequenas. A estação de floração cai em junho-julho.
As folhas da variedade têm formato irregular, 7 a 9 cm de comprimento, verde escuro com bordas brancas (algumas são completamente brancas).
Condições de cultivo
Para cultivar um arbusto exuberante e saudável, você deve aderir às condições corretas da tecnologia agrícola, começando com o plantio de uma muda. Mesmo a planta mais despretensiosa pode não se enraizar em solo acidificado ou empobrecido, pode parar de crescer em condições climáticas inadequadas.
Você sabe O nome da variedade "Variegatus" é traduzido do latim como "heterogêneo", o que explica a cor espetacular e atraente dessa espécie de laranja simulada.
Como, no estágio de desenvolvimento, o mato é mais sensível a fatores externos, é importante garantir seu crescimento no ambiente mais aceitável, para reunir força, absorvendo as forças vitais do solo, do ar, do sol e da umidade.
Vídeo: Crescendo e cuidando de jasmim
Como escolher um lugar
Para obter uma floração abundante, é necessário plantar mudas do verme de variegatus coronário em áreas ensolaradas ou parcialmente sombreadas. Com uma grande quantidade de luz, o arbusto se desenvolve com força total, deliciando-se com flores grandes e ramificações exuberantes. Sua aparência decorativa e o plantio na sombra não estragam, mas neste caso as flores serão menores e o arbusto tenderá a subir.
Importante! Antes de plantar, você deve cuidar da vizinhança, pois o mato é um arbusto exuberante e perene. Nesse sentido, eles selecionam principalmente áreas abertas onde a planta pode crescer livremente.
Para escolher o local mais espetacular, pense nos objetivos da composição com antecedência. Se pequenas inflorescências e uma planta alongada "tocarem em suas mãos", você poderá escolher o segundo método sem sacrificar a beleza e a saúde naturais da planta, porque ela se desenvolverá igualmente ao sol e à sombra.
Mas com o que ter cuidado, é com áreas úmidas, pantanosas e muito úmidas. O jasmim também não cresce em calcário e paisagens rochosas.
Preparação do solo
O arbusto prefere solos de jardim cultivados e cultivados, que são plantados com fertilizantes orgânicos ou composto antes do plantio. Áreas não adequadas para o plantio de locais com alto nível de ocorrência de águas subterrâneas, áreas pantanosas, bem como solos abandonados e estagnados sem oxigênio. O jasmim não cresce em solo empobrecido e superfícies de argila sem drenagem criada artificialmente, para a qual areia, tijolo, cascalho e cascalho podem ser usados.
Importante! Nitroammophoska é um composto químico complexo que serve como fertilizante para as plantas. Contém uma alta concentração de nitrogênio, fósforo e potássio em diferentes dosagens, o que pode aumentar a produtividade e a fertilidade das culturas em até 70%.
A preparação do solo envolve várias etapas:
- Afrouxando o solo.
- Cavar buracos até 50 cm de profundidade.
- Dispositivo de drenagem com 10 cm de espessura.
- Tratamento do solo com solução de nitroammophoska.
- Plantando uma muda.
- Rega abundante.
Como plantar Jasmine Variegatus
Se a técnica de plantio for a mesma, existem várias maneiras de cultivar jasmim no seu terreno, pois ele pode ser propagado por estacas, sementes, divisão do mato e camadas. Cada método envolve a execução do procedimento em diferentes épocas do ano e seu próprio algoritmo de ações.
Importante! O método generativo de reprodução (semente) tem uma capacidade de germinação de 100%.
Os métodos vegetativos para o plantio de traças varigatus requerem uma preparação menos demorada, porém não são menos eficazes e estão disponíveis até para jardineiros iniciantes. Abaixo estão as descrições de cada método com etapas passo a passo e uma foto.
Estacas
As estacas são um dos métodos mais simples para plantar jasmim. Eles realizam o procedimento, via de regra, no outono, deixando os brotos para o inverno no porão para o plantio da primavera. Galhos curtos e lignificados com flores e um topo verde são usados em estacas.
No verão, o desembarque é realizado no final de junho, seguindo as instruções passo a passo:
- Corte as estacas com as mãos da parte principal, para que na base haja uma parte da madeira (“cinco”).
- Despeje a drenagem no fundo da panela e a mistura de turfa e areia por cima, que deve estar levemente umedecida.
- Cubra o solo com areia limpa, uma camada de 3-4 cm.
- Despeje o solo preparado com uma solução de qualquer fungicida (Trichoderma, Topázio, Falcão, etc.).
- Na alça, remova as folhas inferiores e as inflorescências.
- Coloque o broto por meio dia em uma solução do estimulante ("Epin", "raiz quântica", "flâmula").
- Despeje o pó que ativa a formação da raiz em um recipiente plano e mergulhe o corte do corte nele.
- Plante o broto em uma panela com o solo preparado em um ângulo de 45 °.
- Cubra com um saco ou frasco transparente, enviando para um local fresco e com sombra para fazer o enraizamento.
- Se possível, pulverize periodicamente as estacas com água.
Sementes
O método das sementes de plantar jasmim é mais demorado, por isso é frequentemente usado não em plantações de jardins, mas em eventos de reprodução. Mas se você tem sementes e deseja praticar o cultivo delas, pode fazê-lo em seu site, seguindo as regras da tecnologia agrícola.
Com esse método, o arbusto floresce por 7-8 anos após o plantio. O procedimento é realizado no outono ou na primavera, e as próprias sementes são coletadas de cápsulas de frutas formadas após a floração.
Importante! A semeadura de outono é realizada a uma temperatura não inferior a + 10 ° C. Para isso, as sementes devem sofrer estratificação preliminar (envelhecimento na geladeira por 2 meses).
Se você decidir plantar sementes na primavera, é melhor fazer isso no início de março, seguindo o esquema:
- Mergulhe as sementes em água em temperatura ambiente por 2-3 horas, colocando-as em um saco de tecido.
- Por alguns dias, enterre um saco de sementes em turfa úmida.
- Prepare uma caixa com um substrato com base em turfa, composto e terra folhosa (também se pode usar turfa com grama).
- Cubra a camada de substrato com areia misturada com sementes, com 3 cm de espessura e umedeça a superfície com água (de um frasco de spray).
- Cubra o recipiente com filme, criando um efeito estufa.
- Abra a "estufa" todos os dias por algumas horas para ventilação e borrife areia com água.
- Após a emergência, trate os brotos com uma solução de permanganato de potássio.
- No início do verão, transplante mudas em terreno aberto - em uma área sombreada e protegida do vento.
- Antes do início da geada, as mudas de até 20 cm devem ser cobertas com turfa.
- Com a chegada da próxima primavera, corte as partes acima do solo para obter uma ramificação abundante.
- No outono, transplante mudas para um "habitat" permanente e cubra o inverno com cobertura morta.
Além disso, as sementes podem ser cultivadas por mudas em casa e depois movidas para a horta.
Camadas
Por estratificação, a planta é propagada no início da primavera, até o período de brotamento. Antes disso, no outono, a poda antienvelhecimento é realizada no cânhamo para estimular a aparência de brotos frescos. O processo de poda é melhor realizado a partir de um arbusto adulto ou jovem com um sistema radicular já forte.
Este método é simples e eficaz, pois permite o cultivo de vários brotos ao mesmo tempo para o plantio subsequente. O algoritmo para a reprodução do mockingbird Variegatus por camadas consiste nas seguintes etapas:
- Em abril, com o início da fase ativa da vegetação, escolha o ramo com o maior número de gemas.
- Incline a fuga para o chão e desenhe uma linha para criar um sulco.
- Cavar um buraco de 7 a 10 cm de profundidade e colocar um galho nele, pressionando a parte superior com uma estaca ou cavando-a no chão.
- Água e batata - à medida que os brotos crescem.
- Com o início da geada do outono, cubra a cama com composto.
- No próximo outono, separe os galhos jovens do mato e transplante para um local permanente.
As mudas podem ser plantadas mais cedo; nesse caso, as mudas são separadas, plantadas em uma área especialmente designada (como mudas) e, aos dois anos de idade, já se mudam para uma área de crescimento "permanente". Para a formação mais rápida de jasmim jovem, os sulcos podem ser batidos com uma mistura de areia, turfa e solo.
Jasmine Care Variegatus
Cuidar de uma trava coroada não causará muitos problemas; no entanto, você também precisará alocar tempo para cuidar dela. Mesmo a planta mais despretensiosa precisa de rega, fertilização, cobertura vegetal e desbaste periódicos.
Importante! Não se esqueça da remoção semanal de ervas daninhas, afrouxando o solo estagnado.
Jardineiros experientes também recomendam a poda de rejuvenescimento e modelagem para que o arbusto cresça corretamente, forme uma coroa magnífica, sem perder seu efeito decorativo.
Rega adequada
A rega abundante é especialmente necessária para uma muda jovem, ganhando força. Um círculo de barril é feito ao redor e irrigado, mantendo a umidade moderada do solo. Quando o jasmim "envelhece", o procedimento é realizado de acordo com as condições climáticas.
Com a falta de umidade, as folhas da planta perdem o turgor (elasticidade das células vivas), ficam amarelas e caem e as flores não florescem. A rega do arbusto deve ser feita com água morna e sedimentada, evitando a formação de cal no solo.
No início da primavera, antes do início da floração, será útil pulverizar as folhas (dissolvendo os estimuladores de crescimento listados acima na água) e cobrir o círculo do tronco com uma espessa camada de turfa, o que permitirá que a umidade retenha o maior tempo possível.
Importante! Deve-se lembrar que, assim como o teor de água do solo, o mockwort não tolera a seca; portanto, durante o período quente (de junho a julho), até 2 baldes de água são derramados sob cada arbusto.
Fertilizantes e fertilizantes
No estágio inicial da formação, a planta não é fertilizada, mas fertilizada no segundo ano após o plantio em local permanente. Recomenda-se adicionar substâncias minerais e orgânicas duas vezes ao ano - antes da floração (abril - maio) e depois (julho). Antes da floração das folhas, o mato pode ser regado com infusão de verbasco, preparado em uma proporção de 1:10 de água ou soluções minerais de uréia, potássio e superfosfato (cada componente 20 g por 10 l de água).
Isso irá acelerar o crescimento da lambida simulada, estimular seu crescimento abundante e ativar a floração. Uma alternativa ao complexo mineral pode ser uma mistura de cinzas de madeira, que é derramada com um balde de água, insistida por 3 dias e regada com uma solução do mato. Este componente contém um grande número de macro e microelementos, sem os quais o desenvolvimento normal da planta é impossível.
Importante! O segundo curativo após a floração é feito “seco”, introduzindo componentes minerais no solo do círculo próximo ao tronco.
Iluminação
Chubushnik é uma planta fotófila, mas brotos ou mudas jovens e imaturos devem ser protegidos da luz do sol, o que pode afetar negativamente as folhas e queimar a planta (especialmente no que diz respeito ao sol agressivo da primavera).
Depois de plantar um arbusto em local permanente, pelo contrário, é necessário fornecer uma abundância de luz suficiente, provocando a formação de grandes inflorescências e uma exuberante floração. O jasmim, que cresce em áreas com sombra ou vento, adquire uma forma deformada, uma coroa alongada e pequenas flores.
Cuidado do solo
Para que o ar penetre no solo, o afrouxamento deve ser feito periodicamente, especialmente durante períodos de seca prolongada. Após o procedimento, a crosta superficial afrouxa, os brotos de ervas daninhas são destruídos, as raízes de ervas daninhas grandes são desenterradas.
Durante a ausência de chuva nos meses quentes de verão, é muito importante afrouxar as seções próximas ao tronco para que o solo fique saturado com oxigênio e forneça substâncias úteis para as raízes. Com os cuidados adequados com o solo, o arbusto cresce e floresce profusamente, o que afrouxará o jasmim a uma profundidade de 3-4 cm.
Umidade
Chubushnik Variegatus não tolera longos períodos com um alto nível de umidade, enraíza-se mal em solos úmidos. Se a sua área de jardim estiver decorada com jasmim, não se esqueça de observar as condições do solo ao seu redor. A seca e a falta prolongada de rega podem ser fatais para o mato, como resultado das quais as folhas de jasmim enrolam, escurecem e caem.
O ar úmido é transportado pelo mato um pouco mais fácil. É a umidade do ar moderada que aumenta a decoratividade da planta; portanto, quando é deficiente, as folhas são pulverizadas. Para fazer isso, use água morna e regularizada e execute o processo manualmente para cada arbusto ou aplique o método de aspersão, com base na pulverização de umidade na forma de chuva sobre a planta e a superfície do solo.
Quais são os erros ao crescer
Mesmo o variegatus mockworm não é imune a doenças e como todas as plantas podem ser afetadas. Na maioria das vezes, sua causa é a imunidade enfraquecida - resultado de cuidados inadequados ou condições inadequadas para o mato. Para que, no processo de cultivo de um jasmim saudável e exuberante, sem problemas, você se lembre do curativo, da poda sanitária e do tratamento preventivo com inseticidas.
Importante! Jasmine Variegatus pode se tornar vítima de um ataque de ácaro, pulgão, gorgulho. Nesse caso, o tratamento com um dos medicamentos acima é usado em conjunto com inseticidas (Aktara, Aktofit, Provado).
Os sinais de erros de tratamento podem incluir:
- Brotos de secagem. A complicação é a alcalinização da terra devido à irrigação com água dura. Tente defendê-lo antes de usar ou "refazer" o substrato usado.
- Dicas de folhas amareladas. A doença está na falta de umidade no solo e no ar. Você pode resolver o problema com água em abundância ou aspersão para manter um nível ideal de umidade.
- Ondulação de folhas, sua secagem e queda. O motivo pode ser a rega insuficiente, o ar seco e as altas temperaturas. Para resolver o problema na estação quente, é necessário realizar a rega e a pulverização com mais frequência.
- Manchas marrons na folhagem e inflorescências. Uma causa provável é a luz solar direta que queima folhagem. Você deve sombrear a área com plantas altas ou de tecelagem. Os arbustos jovens devem ser transplantados imediatamente para outro local.
- Falta de floração. Esta situação pode ocorrer devido à falta de luz e a planta está em plena sombra. Além disso, o mato não floresce devido à poda irregular e ao esgotamento do solo. Adicione curativos minerais e transplante de jasmim em um local com sol suficiente.
- Folhas caindo. Isso acontece ao aprofundar o pescoço da raiz. É necessário remover a camada superior do solo "em excesso" (é recomendável fazer isso na primavera).
- A aparência na placa verde e branca. Esta doença indica uma derrota por podridão cinza. Os ramos afetados são removidos, enquanto os saudáveis são tratados com fungicidas (Tricodermina, Horus, Fundazol, Fitoverm).
Dicas de cultivo
Para que o maquinista o agrade com flores grandes, a cada ano se tornando mais magníficas e mais bonitas, as principais conclusões necessárias para lembrar a todos que planejam cultivar um arbusto em seu site são apresentadas abaixo:
- para o plantio, você deve escolher um local semi-sombreado, mas com luz suficiente, sem luz solar direta ao longo do dia;
- aprofundar o pescoço da raiz no solo não mais do que 3 cm;
- todo outono para fazer podas de formação para obter brotos jovens na primavera;
- uma vez a cada 2-3 anos para fazer a poda sanitária com a remoção de galhos antigos que tiram a vida de galhos novos;
- duas vezes por ano para fazer curativos minerais e orgânicos - antes e depois da floração;
- Atribuir tempo para soltar o solo nos meses quentes;
- em junho-julho, durante o período de seca, irrigue abundantemente com 20 a 30 litros de água para cada arbusto;
- nos meses de verão para remover ervas daninhas semanalmente;
- monitorar a umidade moderada do solo e realizar pulverizações periódicas.
Único em beleza, o arbusto perene e com uma flor luxuriante é especialmente atraente sob o disfarce da variedade Variegatus, que se distingue por uma fabulosa combinação de flores creme e folhas com linhas brancas. É o rei das plantas de arbustos de jardim com um aroma sedutor, fácil de cuidar, o que torna a planta atraente para os cultivadores com qualquer experiência.