O cedro é uma bela e majestosa grande árvore pertencente à família Pine. Caracteriza-se por decoratividade, despretensiosidade e longa vida útil, o que possibilita seu crescimento em diversas áreas adjacentes, nos parques da cidade. Como plantar adequadamente essa planta de coníferas e cuidar dela, o artigo dirá.
Como plantar cedro
Hoje, muitas plantas são chamadas de cedro, que não pertencem ao gênero de mesmo nome, mas pertencem a pinheiros. Assim, por exemplo, para muitos, será uma descoberta que os pinhões, de fato, são produzidos não pelo cedro, mas pelo pinheiro siberiano.
Você sabe A bandeira e o brasão de armas do Líbano representam uma árvore, que é um símbolo do país. Isto é cedro.
Cedro real se enraíza apenas nas condições da Crimeia. Na região de Moscou, na faixa do meio, não vai crescer. Além disso, é quase impossível obter mudas dessa planta. Mas o pinheiro siberiano ou cedro siberiano é fácil de plantar em uma casa de veraneio, jardim, horta. Pode ser encontrada em ambientes urbanos. É sobre o plantio dessa planta que será discutido abaixo.
Para que o representante conífero descrito seja bem-sucedido, é necessário selecionar um local para ele de acordo com suas preferências, prepará-lo adequadamente, adquirir material de plantio de alta qualidade e observar a tecnologia de plantio.
Como o cedro siberiano cresce em uma árvore muito grande - 40 m de altura e 3 m de largura - é necessário selecionar um local gratuito para ele, com uma área de pelo menos 7 m². Deve-se observar uma distância de 3 m de prédios e outras plantas.Se não houver uma área grande, as variedades decorativas de baixo crescimento devem ser compradas para o plantio.
Antes de plantar, você precisa saber sobre o nível de ocorrência das águas subterrâneas. Eles não devem se aproximar da superfície do solo a menos de 1,5 m. Se a água subterrânea for mais alta, você deve escolher outro local ou plantar uma árvore em uma colina criada artificialmente.Importante! O cedro siberiano pode ser cultivado não apenas a partir de mudas, mas também a partir de sementes, isto é, pinhões. No entanto, o processo de crescimento será mais longo e problemático.
Que solo é necessário
O cedro siberiano é pouco tolerado quando suas raízes são perturbadoras; portanto, é melhor comprar uma muda em um recipiente (no pior caso, na serapilheira) e plantá-la por transbordo sem destruir o coma de terra. Crianças de quatro a oito anos devem ser escolhidas. Ao comprar, você deve dar preferência a mudas fortes com agulhas verdes. Deve-se tomar cuidado para garantir que as pontas das agulhas não estejam secas.
As plantas coníferas crescem bem em mariscos e arenosos. O solo argiloso deve ser melhorado adicionando turfa e areia.
Quando plantar
Você pode plantar uma planta em campo aberto na primavera: em abril-maio e no outono: em setembro-outubro. A escolha das datas de plantio dependerá das condições climáticas na área onde o cedro é cultivado. A preparação do site começa com antecedência. Ele é limpo de detritos de plantas e cavado em uma pá de baioneta. Estas são as principais medidas para prevenir o desenvolvimento de doenças e a invasão de insetos.
Em seguida, prepare o poço de aterrissagem. Deve ser um terço a mais do que um pedaço de terra de mudas. A terra extraída durante a escavação deve ser fertilizada com estrume podre, cinza de madeira, terra de coníferas e turfa.Importante! O pinheiro de cedro deve ser plantado de forma que o colo da raiz da muda esteja no nível do solo. Caso contrário, a planta pode não se enraizar.
O desembarque deve ser feito da seguinte maneira:
- Um dia antes do plantio, regue o solo em um recipiente para deixá-lo melhor.
- No fundo do poço, havia uma camada de drenagem que drenaria o excesso de umidade.
- Polvilhe com a mistura de nutrientes preparada.
- Coloque o anel de liga no centro do furo.
- Coloque um pedaço de terra no centro do poço.
- Preencha os vazios com a mistura restante de nutrientes.
- Selar.
- Rega.
- Amarre uma muda a uma estaca.
- Palha.
Como cuidar de cedro
Cuidar da cultura descrita não será difícil. Normalmente, as mudas, ao escolher o local certo, criam raízes bem. Para uma árvore, é necessário organizar cuidados de alta qualidade, consistindo em procedimentos obrigatórios como umedecimento, cobertura, cultivo, remoção de ervas daninhas, cobertura morta e adubação sanitária. Apesar do cedro siberiano ser uma planta muito resistente e com imunidade forte, é importante seguir medidas preventivas para impedir o desenvolvimento de doenças e o ataque de pragas.
Quanta água o cedro absorve
Nos primeiros meses após o plantio, o cedro siberiano deve ser regado com uma frequência de 1 vez em 2-3 dias. No futuro, você poderá reduzir gradualmente o número de irrigações para 1 vez por semana. As plantas adultas precisam ser umedecidas apenas durante períodos de seca prolongada. O resto do tempo, a árvore é capaz de extrair e consumir independentemente a quantidade de água necessária. Uma planta de coníferas de cada vez pode beber cerca de 10 a 30 litros. A quantidade de umidade necessária para uma determinada árvore dependerá da idade da árvore e das condições climáticas.
O cedro, como qualquer representante de coníferas, responde bem à aspersão - molhando a coroa ao redor do perímetro com um fluxo difuso da mangueira. Este procedimento é especialmente necessário para árvores que crescem em condições urbanas. Permite remover a poeira e a sujeira da coroa. Este procedimento possibilitará que as agulhas absorvam água e hidrate, tornando sua cor mais saturada.
Um dia após a rega ou a chuva, quando as raízes da árvore absorvem a maior parte da umidade do solo, é necessário soltar-se. Como o sistema radicular da planta está na camada superficial do solo, a terra precisa ser afrouxada, rasa e precisa. O procedimento de afrouxamento melhora a aeração e a condutividade da umidade do solo, evita a formação de uma crosta densa na superfície, o que impede o fluxo normal de água e oxigênio para as raízes.
Medidas importantes para o cuidado do solo na zona do caule próximo são a cobertura morta e a remoção de ervas daninhas. O primeiro deles é necessário para manter os níveis ideais de umidade. Se o círculo do tronco estiver coberto com cobertura morta, não será necessário regar, afrouxar, capinar com frequência.Você sabe O cedro comum possui madeira muito valiosa, cuja qualidade é mencionada na Bíblia. Palácios imperiais, navios foram construídos a partir dele em diferentes momentos, móveis foram feitos.
Mantenha o solo limpo. Como as ervas daninhas são portadoras de bactérias e insetos patogênicos, elas devem ser removidas a tempo das raízes.
Fertilizantes e fertilização
Pensar em alimentar o cedro siberiano é necessário não antes de 2 anos após o plantio. Se fertilizantes foram introduzidos no poço de plantio, a planta terá apenas o suficiente para esse período.
É aconselhável alimentar a cultura descrita uma vez por ano - no início do verão. É melhor usar fertilizantes prontos, especialmente projetados para coníferas, por exemplo, “Uniflora”, “Agricola”. Você precisa trazê-los para a terra úmida sob a raiz ao cavar. Ao se alimentar, vale a pena considerar que o cedro siberiano precisa urgentemente de potássio e não aceita excesso de nitrogênio.
Características dos cuidados de outono
No período de outono, a árvore precisa ser podada, removendo brotos secos e amarelados, bem como galhos que engrossam ou estragam a forma da coroa. Em regiões com invernos severos, é necessário providenciar abrigo para a planta aparada.
Você sabe O cedro é uma das poucas plantas que podem regular independentemente o movimento de sucos nos tecidos e outros processos biológicos, dependendo de fatores externos. Tais habilidades da árvore deram às pessoas nos tempos antigos uma razão para acreditar que ele tem uma alma.
Para que no inverno e primavera a árvore não sofra de seca, ela deve ser abundantemente regada, introduzindo gradualmente uma grande quantidade de água. A irrigação por carregamento de água deve ser realizada entre outubro e novembro. O círculo do tronco deve ser coberto com cobertura morta, que preserva a umidade e isola as raízes.
Em setembro, é necessário tratar a copa das árvores com fungicida e inseticida sistêmico para proteção contra doenças e pragas.
Doenças e Pragas
Infelizmente, o cultivo de cedro na casa pode ser ofuscado por doenças de plantas. Se o proprietário observar a tecnologia agrícola correta, as chances de entrar na área com doenças e insetos nocivos são mínimas.
É muito importante executar medidas preventivas anuais, incluindo:
- Outono limpeza do site a partir de detritos de plantas.
- Cavar profundamente a zona próxima do tronco até a baioneta de uma pá todo outono.
- A escolha para o plantio de mudas saudáveis.
- Realização de sucatas sanitárias anuais.
- Inspeção regular das plantas.
- Reforçar a imunidade da planta através da aplicação de pensos minerais.
- Cuidado oportuno do solo na forma de afrouxamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta.
Se não foi possível evitar doenças, é necessário a tempo, com base em sintomas característicos, fazer o "diagnóstico" correto e prosseguir com o tratamento. Você pode descobrir qual patógeno o cedro atingiu lendo as informações da tabela:
Nome da doença | Sintomas de infecção | Métodos de tratamento |
Ferrugem |
|
|
Câncer de resina (Seryanka) |
|
|
Além de doenças, muitos insetos nocivos representam um perigo para o cedro siberiano.
Entre eles estão:
Nome da praga | Sintomas da lesão | Métodos de eliminação |
Hermes |
|
|
Pulgões |
| Tratamento duplo de primavera com a preparação “Karbofos” com um intervalo de 10 a 12 dias. |
Escudo |
| Pulverização sistêmica de inseticida. |
Scoop |
| Processar significa "Lepidocida" (de acordo com as instruções). |
Traça |
| O uso de "Lepidocida" ou outro inseticida. |
O que dá uma vacina em um cedro
Cedro siberiano - uma árvore com crescimento lento. Seu rolamento ocorre com a idade de 50 a 60 anos. A vacinação permite acelerar o crescimento das plantas e o aparecimento de frutas. A frutificação nas amostras enxertadas ocorre após 4-6 anos.
Como plantar um cedro
Não é difícil plantar cedro siberiano. No entanto, esse processo requer certos conhecimentos e habilidades.
Existem duas maneiras de plantar uma árvore:
Para que a vacina seja bem-sucedida, você precisa se familiarizar com o manual para sua implementação e prática. Também é importante conhecer suas conseqüências - a expectativa de vida das árvores enxertadas é significativamente reduzida. Devido ao fato de não haver compatibilidade total do descendente com o estoque, atingindo 30 anos, os cedros se tornam instáveis; por isso, muitas vezes acontece que eles morrem sob fortes rajadas de vento.
No cedro
A vacina deve ser planejada para a primeira quinzena de maio ou junho. O enxerto - uma panícula de cedro com rim - deve ser preparado em fevereiro. Até o momento da vacinação, ele precisará ser armazenado na geladeira ou no porão. É bem-sucedido se a parte apical atingir uma espessura de 0,8-1 cm.
Você sabe O cheiro do cedro real é usado ativamente na cosmetologia, na indústria de perfumes e na medicina tradicional. Acredita-se que ele seja capaz de aliviar a ansiedade e a irritação.
O processo de vacinação "na bunda" é o seguinte:
- Corte um lado da alça no núcleo, deixando uma fatia de 5 a 7 cm de comprimento.
- Da outra extremidade do rebento, retire a casca por 2-3 cm.
- Separe a casca no estoque, expondo uma faixa de câmbio.
- Prenda a haste na faixa de câmbio.
- Pressione a casca do porta-enxerto.
- Não aperte com fios macios.
- Lubrifique o local de enxerto com o jardim var.
Vídeo: enxerto de cedro em cedro
No pinho
Outro método simples de descendente pode ser feito em junho. É necessário escolher a parte apical, alinhada ao meio. Sua parte superior deve ser cortada. Na parte lignificada, faça uma incisão na forma de uma cunha. Inserir nele a base em forma de cunha do rim descendente de pinheiro. Amarre o descendente e o porta-enxerto com um fio.
Assim, o plantio de cedro siberiano na casa de campo, jardim, horta não é difícil. O principal é seguir as recomendações sobre tecnologia de plantio e cuidados básicos com árvores. Crescer como um representante de coníferas tem muitas vantagens: decorar o local, obter frutos saborosos e saudáveis, a possibilidade de cura, ficar perto dele por um longo tempo e respirar o aroma do pinheiro.