Menções de pombos espreitam nos livros mais antigos; por muitos anos, esse pássaro teve um papel muito importante na vida de pessoas e estados, sendo uma maneira rápida e confiável de transmitir informações. Ela é linda e graciosa, inteligente e treinada. Parecia que se sabia muito sobre esses pássaros, mas alguns segredos ainda não foram revelados. Por exemplo, a questão de por que os pombos acenam com a cabeça enquanto caminha ainda permanece em aberto. O que já se sabe sobre isso, leia este artigo.
Várias versões científicas
Existem muitas versões, teorias e conjecturas, entre as quais existem diversas baseadas cientificamente, que devem ser consideradas com mais detalhes. Os pássaros sacudem a cabeça precisamente durante o movimento, e não em repouso. É isso mesmo?
Primeiro
A estrutura do corpo do pássaro permite que ele se mova com as duas patas lenta e graciosamente, e não uma bagunça, como muitos pássaros. Tudo isso graças à capacidade de equilibrar com o pescoço. Assentir com a cabeça ajuda a manter um centro de gravidade.
Segundo
De acordo com essa teoria, a razão está nas características estruturais do olho do pássaro. Nos pombos, o aluno fica imóvel e, para ter uma melhor visão do ambiente, eles precisam constantemente virar a cabeça. Para confirmar esta hipótese, uma série de experimentos foi realizada, que pode ser encontrada em mais detalhes em uma seção separada.
Terceiro
Esta versão explica a razão pela qual os pombos balançam a cabeça enquanto caminham, da seguinte forma: a visão monocular é a "falha" de tudo.
As capacidades visuais humanas são chamadas binoculares, pois os dois olhos estão próximos, no mesmo plano, na frente da cabeça. Os campos de visão dos olhos se cruzam e a pessoa recebe como resultado uma imagem visual tridimensional.
Pode ser bem orientado no espaço, como a maioria dos representantes do mundo animal (por exemplo, predadores).
Nos pombos, os olhos estão localizados nas laterais da cabeça, e a interseção dos campos de visão pode não ser de todo (ou é catastroficamente pequena). No entanto, o olho do pombo tem a oportunidade de ter uma visão lateral ampla, cujo raio, segundo os cientistas, é de 300 °. Isso significa a capacidade de ver tudo o que acontece por trás.
Se você precisar pegar um objeto pequeno com visão monocular, a tarefa se tornará quase impossível.No entanto, se você começar a fazer flutuações translacionais e insignificantes, o espaço ao redor se torna tridimensional (são essas informações que entram no cérebro devido à coincidência a curto prazo de diferentes pontos de vista com um pequeno atraso no tempo).
Quarto
Outra versão desse comportamento interessante é que o pombo balança ou balança a cabeça para atrair fêmeas durante a estação de acasalamento. Tais movimentos característicos podem indicar que o macho está pronto para adquirir filhos e está procurando um companheiro.
Importante! O processo fisiológico do movimento da cabeça do pombo é o seguinte: empurrão - retenção, que juntos formam um movimento para frente. Primeiro, a cabeça é jogada para frente e depois congela em uma determinada posição. É neste momento que o pássaro consegue considerar o meio ambiente, e então o corpo alcança sua cabeça.
Mitos comuns
Existem lendas que uma habilidade tão única de mover o pescoço foi para os pombos de seus ancestrais distantes - os dinossauros. Acontece que alguns representantes desses antigos tiveram um reflexo motor devido ao pescoço longo e ao corpo relativamente pequeno.
Há uma versão de que os pombos são aves insetívoras no passado que evoluíram e preferiram grama e sementes como alimento, e os reflexos para capturar suas presas ainda permaneciam.
Uma opção interessante é a capacidade imaginária dos pássaros para dançar. De fato, é exatamente isso que alguns habitantes de seus acenos explicam. Dizem que os pombos são musicais e gostam de balançar ao ritmo das vibrações do próprio corpo durante o movimento.Quando você liga a música, a amplitude de suas vibrações aumenta (supostamente por causa do amor à melodia e do desejo de dançar).
Você sabe Pombos selvagens podem atingir velocidades de até 185 km / h. Esses indivíduos podem viver no ambiente natural por até 5 anos, mas as aves podem viver quase 7 vezes mais. Os fatos são conhecidos quando indivíduos sob enfermarias humanas sobreviveram a 35 anos.
O que dizem os experimentos
Em 1978, o cientista canadense Frost ficou curioso e decidiu descobrir experimentalmente a causa do aceno de pombo. Para conduzir o experimento, foram utilizados o próprio pombo e uma esteira, em que foi içado em um cubo transparente para que o pássaro não pudesse voar para longe.
No decorrer do experimento, os cientistas aprenderam que, a princípio, o emplumado dá um passo à frente e depois sua cabeça faz um movimento atrás do corpo. Isso permite que o pássaro veja tudo o que está ao redor. Quando o pombo experimental se acostumou com a situação e habitualmente caminhou pela esteira, ele parou de acenar com a cabeça.
Os pombos são lindos pássaros que nunca deixam de surpreender uma pessoa com seus talentos, habilidades únicas e caráter amigável.