O agricultor, engajado na criação de gado e aves, deve se lembrar de que são observadas as condições corretas para manter os animais, caso contrário, as doenças não podem ser evitadas. Entre as doenças de galinhas associadas a conteúdo impróprio, o papel principal é desempenhado pela micoplasmose, que geralmente é combinada com outras infecções e pode prejudicar seriamente toda a população. Considere as principais características e perigos desta doença abaixo.
O que é micoplasmose?
Micoplasmose Respiratória - uma doença viral perigosa de galinhas. Afeta o sistema respiratório. É mais fácil prevenir do que tratar. Os organismos mais simples que causam a doença, os micoplasmas, não são vírus nem bactérias, mas ocupam um nicho intermediário. Eles penetram facilmente no trato respiratório das aves, espalhando-se muito rapidamente nos tecidos e embriões, portanto, esta doença é especialmente perigosa para as galinhas.
Causas de ocorrência
O menor não cumprimento das condições de criação de galinhas é perigoso com um surto de micoplasmose. Galinhas imunocensadas e galinhas geralmente são as primeiras a adoecer.
Você sabe Os frangos de corte são os mais suscetíveis à doença, pois são cultivados em recintos fechados com pouca ventilação, onde a ninhada fica molhada e provoca a doença.
Entre os principais motivos, estão os seguintes:
- Aves de alta densidade por aviário de metro quadrado.
- Má ventilação.
- Alta quantidade de poeira e sujeira no galinheiro.
- Calado, frio.
- Aquecimento ruim.
Patogênese
O principal método de infecção é através do ar e da água. O vírus também é transmitido à prole. As galinhas têm quase 100% de probabilidade de serem infectadas pela mãe no ovo ou após o nascimento pelo trato respiratório.
A epidemia começa com o resfriamento do outono e chove quando a temperatura no galinheiro cai drasticamente e a umidade aumenta.Importante! Galinhas caipiras fora do composto são indesejáveis, especialmente em áreas propensas a surtos frequentes de infecções e vírus.
Sintomas
O período de incubação da doença dura muito tempo - de 2 a 4 semanas, para que a infecção possa capturar 100% do gado. A própria doença prossegue lenta e cronicamente.
Existem quatro estágios de desenvolvimento de micoplasmose com os sintomas correspondentes:
Primeira etapa escondido. O vírus se espalha ultimamente no corpo da galinha.Segunda etapa - 5-10% das aves doentes apresentam os primeiros sinais:
- falta de apetite;
- apatia
- letargia;
- diminuição da taxa de crescimento;
- diarréia de cor incomum: amarelo ou verde.
Terceira etapa - ativo, no qual o corpo do pássaro resiste à doença. Neste momento, os principais sintomas aparecem:
- espirros
- falta de ar
- muco secretado pelas narinas;
- inchaço das pálpebras;
- dificuldade em respirar.
- os olhos estão corando.
- a produção de ovos diminui;
- o número de ovos não fertilizados aumenta;
- muitos embriões morrem;
- a córnea fica inflamada.
Quarta etapa - uma diminuição no estágio ativo, os sintomas diminuem e a doença entra em um estágio crônico.
Uma galinha doente permanece uma fonte do vírus por um longo tempo, inclusive para sua prole.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é bastante complicado, porque, nos primeiros estágios, a doença prossegue secretamente, e não há razões para o exame.Se o criador de frango notou sintomas de resfriado, bronquite no frango, ele deve mostrá-lo imediatamente ao veterinário, já que no caso de micoplasmose eles já aparecem no estágio ativo e o pássaro se torna perigoso para o gado circundante. O diagnóstico é feito apenas por um veterinário.
Você sabe Muitas vezes, a micoplasmose é confundida com uma doença infecciosa muito perigosa, o Gamboro, que afeta apenas galinhas nascidas. No entanto, é uma doença dos rins e da bolsa de fábrica, não do trato respiratório.
O exame deve excluir:
- bronquite;
- hemofilose;
- pneumonia
- infecção por pneumovírus.
- Reação de aglutinação - análise do soro sanguíneo usando um kit de diagnóstico especial.
- O estudo de esfregaços em uma placa de Petri com ágar é o isolamento de bactérias micoplasmas.
- Reação em cadeia da polimerase gênica, que permite identificar a possibilidade de micoplasmose muito antes do início da infecção.
Como tratar a micoplasmose em galinhas?
O tratamento é prescrito por um veterinário. Remédios populares não existem. Alguns agricultores dão o leite de cabra ou preparações à base de plantas (por exemplo, erva de São João, camomila, sabugueiro) às aves, mas isso só pode aumentar sua imunidade, devido à qual a galinha suprime os sintomas ativos, mas a doença não será curada, mas somente entrará no estágio crônico.
Isolamento
À menor suspeita de micoplasmose, a ave infectada deve ser isolada do resto do rebanho e colocada em quarentena, pois a doença respiratória é transmitida muito rapidamente.
Antibióticos
Se um especialista não puder fazer um diagnóstico preciso, são prescritos antibióticos contendo tilosina, tiamulina e enrofloxacina.Os antibióticos devem ser diluídos em uma dose diária de água (200-300 ml para uma galinha adulta), calculando a norma:
- "Farmazin" - 1 g / l;
- "Eriprim" - 1 g / l;
- Enroflox ou Hylodox - 1 ml / l;
- "Tilosin" - 0,5 g / l;
- "Tilmicovet" - 3 ml / l.
Se houver poucas aves, você pode aplicar injeções em cada galinha separadamente, injetando por via intramuscular:
- "Tilosin 50" - 0,2 ml por kg de peso;
- "Tilosin 200" ou "Tilokolin AF" - 0,05 ml;
- "Tialong" - 0,1 ml.
É perigoso para os seres humanos?
As pessoas sofrem de micoplasmose, mas não são os tipos de micoplasma que são causados pelas aves. No entanto, na maioria das vezes essa doença em galinhas é combinada com outras doenças virais - enterobacteriose, tricomoníase e podem ser perigosas para os seres humanos. Mesmo um pássaro saudável em contato com o paciente é enviado para o abate em primeiro lugar.
Importante! Não é recomendável comer carne e ovos de aves que tiveram micoplasmose.
Prevenção
Para evitar a ocorrência de infecção e sua propagação, devem ser tomadas medidas preventivas:
- Todos os novos indivíduos devem estar em quarentena.
- As condições corretas para manter o galinheiro: regulação da temperatura e umidade, ventilação, desinfecção da roupa de cama.
- Vacinação oportuna de aves.
- Saneamento do ar com desinfetantes.
- Nutrição de alta qualidade, incluindo alimentos que aumentam a imunidade.
- 2-3 dias após a eclosão, as galinhas recebem uma solução de tilan (0,5 g / l) por 3 dias.
- Pássaro doente vai para o matadouro.