O surgimento de um carnívoro em aves não pode passar despercebido. As galinhas ficam nervosas, constantemente coçam, arrancam penas para completar a calvície. Tais problemas são causados por um pequeno e discreto parasita - comedor de frango, difícil de ver mesmo a olho nu.
Quem são os comedores
Considere como esse parasita se parece. Este é um pequeno carrapato semelhante a um piolho, com um corpo estreito com no máximo 2 mm de comprimento. O inseto é marrom claro, quase amarelo.
O parasita tem 6 patas com um par de garras em cada uma. Eles são projetados para que o preguiçoso possa agarrar-se facilmente ao corpo do pássaro e também se mover com facilidade ao longo de sua superfície. Basicamente, o preguiçoso aparece devido a condições insalubres no galinheiro. Limpeza atempada, podridão e lixo - um excelente ambiente para o aparecimento deste parasita.
A reprodução ativa dos insetos começa a partir do momento em que atingem o corpo do pássaro. Eles comem cotão, base de penas e epiderme. Os parasitas são muito resistentes, suportam uma mudança acentuada de temperatura e falta de nutrição.Importante! O carvão é um excelente anti-séptico, razão pela qual deve estar presente no galinheiro. Você também pode usar conchas ou giz. As substâncias são colocadas em um pequeno recipiente e instaladas na casa, o que salva as camadas de parasitas irritantes.
Vias de infecção
O aparecimento de comer com penas nas aves é uma doença chamada malofagose. Não possui restrições de idade e pode ocorrer em galinhas jovens e velhas. Além disso, ele se espalha rapidamente. A aparência de um indivíduo infectado implica a infecção de todo o gado dentro de uma semana.Para evitar uma doença desagradável em sua casa e protegê-la de parasitas, é importante entender exatamente de que maneira os canibais podem entrar na casa:
- Um pássaro saudável pode ter uma doença como uma "recompensa" tomando os mesmos banhos de poeira com indivíduos infectados.
- Aves selvagens, que são suas transportadoras, também podem trazer peróides para o galinheiro.
- A manutenção de camadas doentes e saudáveis juntas, o uso dos mesmos poleiros, ninhos, a colocação de tais aves em uma gaiola.
- As pessoas também podem trazer esses carrapatos em suas roupas e sapatos se estiverem em uma sala onde o besouro já mora.
- Muitas vezes, os galos são uma fonte de infecção de galinha, pois são menos propensos a limpar penas e menos precisos do que as galinhas poedeiras.
Durante um aumento na atividade das galinhas, o risco de infecção aumenta bastante. Esses períodos caem na primavera e no outono. Existem outras situações que provocam um surto da doença:Você sabe Ao longo de sua vida, uma carnívora fêmea deposita cerca de 120 mil ovos. Este processo é cíclico e nunca para quase. E uma galinha pode se tornar um habitat para 10 mil parasitas ao mesmo tempo.
- baixos níveis de aves, umidade excessiva e sujeira, o que provoca a ocorrência de infecção;
- nutrição de galinhas, pobre em vitaminas e minerais, o que leva a um enfraquecimento da imunidade e do organismo das aves em geral;
- tamanho pequeno da casa, o que leva a uma alta concentração de pássaros.
Sintomas da aparência
Pela maneira como o pássaro se comporta, você pode determinar a presença de um parasita. O aparecimento de peróides certamente se fará sentir por vários sinais que apresentam diferenças notáveis em relação a outras doenças:
- o pássaro constantemente coça e se esforça para arrebatar penas;
- em alguns lugares é observada calvície, e buracos são formados no lugar das penas que caíram;
- a plumagem tem dano na base;
- os pássaros estão muito nervosos, limpam constantemente sua plumagem;
- o crescimento de jovens diminui, as galinhas adultas ganham peso lentamente porque perdem o apetite;
- galinhas deixam de correr.
Se você não prestar atenção ao comportamento anormal das aves por um longo tempo, isso pode levar a uma diminuição de sua produtividade. Além disso, galinhas poedeiras, descascando a pele, formam feridas que eventualmente apodrecem.
Pus e inflamação nas feridas são muito perigosos. Se não for tratada e prolongada a eliminação de parasitas, isso pode levar à morte de uma galinha poedeira.
Dano e Perigo
Se falarmos sobre os perigos desse carrapato para a saúde do frango, o principal dano pode causar a produtividade dessas aves. Sob a influência de comedores, o corpo da galinha enfraquece muito e não é capaz de funcionar normalmente. A produção de ovos das aves é reduzida em média 10%. As galinhas crescem muito mais lentamente que o normal, enquanto o desenvolvimento sexual diminui significativamente e a maturidade chega muito mais tarde.
As raças decorativas sofrem principalmente esteticamente, uma vez que a estrutura da plumagem é perturbada, a calvície aparece. As penas afetadas desaparecem.
Áreas desprotegidas da pele aparecem no corpo do frango, que são facilmente afetadas por infecções. A pele é coberta por feridas, nas quais a sujeira se acumula e cria um ambiente favorável para a multiplicação de microorganismos. Como resultado, além da derrota do canibal, a galinha poedeira começa a ferir outras doenças não menos perigosas.
Como lidar com peróides
Sentindo o parasita, os pássaros estão tentando se curar. Mas, por mais que tentem, é impossível se livrar dos ácaros sem intervenção humana.
É necessário iniciar a luta contra peróides desde o momento da detecção dos primeiros sinais de seu aparecimento no galinheiro. O indivíduo infectado deve ser reassentado imediatamente do resto, e galinhas saudáveis devem ser tratadas com inseticidas. A casa é bem limpa e desinfetada; além disso, as superfícies podem ser tratadas com maçarico ou vapor.Paralelamente ao trabalho preventivo entre animais saudáveis, medidas médicas estão sendo tomadas para aves doentes. Para se livrar dos parasitas, use frequentemente produtos químicos ou remédios populares.
Você sabe O comedor é perigoso não apenas para os pássaros, mas também para as pessoas. Este carrapato pode ser portador de febre tifóide ou salmonelose e também causar alergias. Suas mordidas causam coceira intensa, o que pode levar a inchaço.
Produtos químicos
O uso de remédios químicos para comer alimentos é uma maneira muito eficaz. Em todas as farmácias veterinárias, você pode encontrar muitas drogas parasitas. Esses venenos afetam o sistema nervoso das pragas, o que leva à sua morte rápida, sem afetar o organismo emplumado. Para tornar o uso de drogas mais eficaz, as seguintes regras devem ser observadas:
- Preparações em forma de gotas devem ser aplicadas na cernelha para que o frango não atinja as penas e o veneno. Os carrapatos morrem em alguns minutos; portanto, a amarração de bico pode ser outra maneira de proteger o frango.
- Os sprays são pulverizados a uma distância de 15 cm. Você pode proteger os olhos das aves contra o remédio cobrindo a cabeça com um pano.
- A ação de todas as drogas tem como objetivo a destruição de insetos adultos, mas não afeta seus ovos. A este respeito, o procedimento para a destruição de carrapatos deve ser repetido após 7 a 10 dias. Se você ignorá-lo, em duas semanas o frango voltará a sofrer de parasitas.
Importante! Os produtos químicos são muito tóxicos e não são adequados para galinhas; portanto, para seus organismos frágeis, vale a pena escolher meios mais suaves.
Inseticidas
Quanto a esses medicamentos, agora nas prateleiras de lojas cheias de vários fundos, mas os mais populares e acessíveis são os seguintes:
- "Lugar nenhum" - Esta é uma preparação humana na forma de um spray para remover os piolhos. Não tem efeito menos eficaz em pássaros. Seu preço é bastante alto, em relação ao qual costuma ser usado para processar um pequeno número de animais.
- Butox - bem exibe vários tipos de insetos. É feito sob a forma de ampolas. Você precisa diluir o medicamento na proporção de 1 ml para 1,5 litros de água. Ele é pulverizado em penas e também é usado para processar casas.
- Linha de frente - É vendido tanto na forma de gotas quanto na forma de spray. Só prejudica carrapatos adultos. O processamento subsequente é realizado após uma semana.
- Insectol - Com esta ferramenta, o frango trata as áreas sob a cauda e as asas, pulverizando a droga em uma quantidade de 0,4 ml até que a pena seja umedecida levemente.
- Arpalit - um spray pronto para o processamento completo de aves, que protegerá a galinha de mais infecções.
Desinfetantes
A desinfecção das aves é obrigatória com a aparência de comer. Remédios convencionais não ajudarão a exterminar carrapatos, o efeito desejado pode ser alcançado apenas graças aos medicamentos que reagem em combinação com a água:
- Butox - preparação de ampolas para carrapatos e outros insetos parasitas. Para processar uma galinha, você precisa de uma ampola. A droga penetra na pele e é excretada pelo sistema digestivo, que produz um efeito complexo em vários parasitas. Divorciado com água na proporção de 1: 1.
- Entomozan - usado para processar galinhas. Antes do procedimento, todos os ovos são coletados no galinheiro e, em seguida, as aves são irrigadas com uma solução da droga e da água (5 ml de Entomozan por 1 litro de água). O re-tratamento é realizado após 9 dias.
- Neostomozan - o medicamento é utilizado na forma de uma emulsão. É formado como resultado da reação da droga e da água. Para as galinhas, basta misturar 1,5 ml de solução com 10 litros de água. O líquido é derramado na pistola e o pássaro é pulverizado.
- Tsifoks - este medicamento trata áreas específicas de acúmulo de carrapatos. A solução é preparada à taxa de 10 ml do medicamento por 5 litros de água. Após 12 horas a partir do momento do tratamento, o medicamento deve ser lavado com um pano úmido e uma solução com sabão.
Repelentes
Há também uma série de drogas que não têm um efeito fatal sobre os parasitas, mas repelem. Esta é uma profilaxia bastante eficaz para galinhas saudáveis, especialmente se um indivíduo infectado já tiver terminado na população. Os seguintes medicamentos são mais usados para eliminar a doença:
- Linha de frente - É usado como medicamento para carrapatos em cães, mas também é adequado para pássaros. Bastante eficaz e não tóxico. O medicamento é aplicado na cernelha. Sua ação dura várias semanas.
- Leopardo - É usado para destruir várias variedades de parasitas, não apenas em animais, mas também em pássaros. A ferramenta deve ser aplicada com uma pipeta no pescoço do pássaro, a dose recomendada é de 1,4 ml. Com a ajuda dessa ferramenta, o processamento da praga a partir de pragas também é realizado pelo método de pulverização da droga.
- Vitomax - disponível na forma de spray, tem baixo custo. É melhor pulverizar o produto a partir da cauda a uma distância de 30 cm da plumagem levemente umedecida. O spray deve penetrar na pele, mas tome cuidado para não entrar em contato com os olhos.
Remédios populares
A abundância de agentes químicos permite que você se livre rapidamente do mordiscador, embora também possa recusá-lo, uma vez que é possível remover a praga com meios mais ecológicos e, o mais importante, mais baratos.
Ervas
Em nossos campos e jardins, existem muitos tipos de ervas que podem salvar o galinheiro do besouro. As plantas mais dissuasoras para esses ácaros são absinto, camomila, tansy e alecrim. Tudo isso é seco e moído, após o que o pó é espalhado sobre a cama. Isso servirá como um excelente profilático contra pulgas de frango.
Outra maneira de se livrar dos carrapatos é o pó de uma amora e galhos de heléboro. O pássaro é regado com essa mistura, que ajuda a se livrar dos parasitas de frango já infectado. Mas esse remédio acarreta certo perigo para galinhas enfraquecidas; nesse caso, é necessário diluir o remédio com água (2 g por 0,5 l).
Decocções e infusões
Decocções de ervas não podem ser tratadas com menos eficácia do que com medicamentos. Por exemplo, a infusão de camomila é preparada como chá forte e esfregada nas áreas afetadas da pele por uma semana. Você também pode usar esse método para eliminar a doença em galinhas.
Também é recomendável preparar uma solução de tansy e absinto, que depois lava prateleiras, paredes, alimentadores e taças em casa. Para fazer isso, você precisa preparar uma das plantas em água fervente na proporção de 1: 1 e deixá-la fermentar durante a noite.
Ash
Ash provou-se muito bem na luta contra as pulgas de frango. Sua mistura com areia remove rapidamente os parasitas.
Para preparar esta ferramenta, você precisará de cinzas e areia nas mesmas proporções. Esses ingredientes são misturados e colocados em um recipiente instalado na entrada do galinheiro. É melhor que existam vários banhos, então será mais fácil para as camadas tomar banho sem interferir umas com as outras.Os insetos não podem tolerar tais procedimentos e morrer ou fugir.
Um creme também pode ser feito de cinzas adicionando vinagre ou querosene. Com este medicamento, o frango é lubrificado e deixado até o início do efeito. O acesso aéreo dos parasitas é bloqueado e eles morrem. Mas esse procedimento só pode ser feito com galinhas adultas.
Como se livrar de comedores de cocô em um galinheiro
Para se livrar completamente dos parasitas e impedir sua ocorrência no futuro, bem como para a prevenção, é necessário desinfetar a casa.
Compostos de cloro e aerossol podem ajudar dessa maneira. Mas o que exatamente para processar o galinheiro, considere abaixo:
- Limão picado. Nesse caso, é realizada uma lavagem comum das paredes; também o produto deve ser pulverizado na roupa de cama do galinheiro. O cal seca a superfície e evita o aparecimento de umidade. Assim, um ambiente favorável para a propagação de pragas é eliminado. Após a secagem completa, o pássaro é devolvido ao galinheiro.
- Cal clorídrico. Um dos desinfetantes mais fortes é a combinação de água e água sanitária, que deve ser infundida por um dia, com agitação periódica nas primeiras 6 horas. Depois disso, o recipiente com a mistura pode ser colocado no galinheiro por 24 horas, a sala deve estar fechada. O cloro é liberado no ar, desinfetando-o e a superfície. Além disso, você pode polvilhar as paredes e poleiros. Após o procedimento, o galinheiro é bem ventilado.
- Chloroskipidar. Durante a mistura de água sanitária e aguarrás, ocorre uma reação durante a qual os gases que matam os parasitas são liberados no ambiente. Misture os ingredientes em uma proporção de 4: 1. Após a mistura, o líquido é derramado em vários recipientes e colocado em um galinheiro bem ventilado. Este procedimento pode ser realizado na presença de aves por cinco dias.
- Cloreto de Iodo Para fazer esse controle de pragas, você precisará de 10 g de alumínio triturado e 200 ml de solução de ácido clorídrico. É colocado em um recipiente de vidro, cerâmico ou esmaltado. Durante a reação, a fumaça violeta será liberada, o que afeta adversamente os parasitas.
- Verificador de iodo. Este produto pode ser usado para tratar uma casa sem retirar galinhas dela. Uma caixa com o medicamento é colocada em uma superfície refratária e incendiada.
Vídeo: Tratamento da casa com monocloreto de iodo
Medidas preventivas
Para não desperdiçar tempo e energia na luta contra a alimentação, é melhor prevenir oportunamente a ocorrência desses parasitas. Isso ajudará a conformidade com regras simples:
- Retire imediatamente os excrementos de frango e troque a ninhada.
- Desinfete a sala pelo menos uma vez por mês.
- Uma boa ação preventiva seria pendurar os ligamentos repelindo os parasitas das ervas, além de adicioná-los ao lixo.
- Observe atentamente o comportamento das galinhas.
- Se um frango doente for encontrado, isole-o a tempo.
- Certifique-se de que suas aves não entrem em contato com a natureza.
- Verifique se o galinheiro tem espaço suficiente para todos os seus habitantes.
Você só pode manter seus pássaros saudáveis quando todas as regras para manter a higiene no galinheiro forem seguidas.É importante lembrar que um bom dono sempre monitora as condições de suas enfermarias e age dentro do prazo, se encontrar alguma alteração no comportamento das galinhas.