Na apicultura, um dos problemas comuns é o enxame de abelhas, quando as famílias saem da colméia em busca de um novo lar. Hoje existem técnicas para evitar esse fenômeno, mas se o enxame já voou, é preciso usá-lo para não perder pessoas valiosas. Como fabricar este dispositivo com suas próprias mãos - leia abaixo.
O que é um enxame?
Uma armadilha de abelha (enxame) é um dispositivo na forma de uma caixa ou cesta leve, com uma tampa que abre / fecha livremente. Destina-se à captura, transporte e superexposição temporária de enxames de abelhas em seus próprios apiários ou à captura de indivíduos selvagens, a fim de aumentar sua própria população de insetos e realizar trabalhos de melhoramento.
Você sabe Uma abelha nunca pica uma pessoa, mesmo quando está brava.
Recursos de design
As características da armadilha para abelhas são determinadas por suas características comportamentais durante o enxame. Assim, a parte já separada da família voa para fora da colméia e, depois de fazer vários círculos no ar, pousa em um novo local de residência. Geralmente, os insetos escolhem áreas elevadas para isso - galhos de árvores grandes e enormes, parapeitos no telhado. Com base nisso, o dispositivo em consideração deve ser bastante espaçoso para acomodar um enxame de abelhas e sugerir a possibilidade de anexar elementos de fixação complexos que permitirão uma localização confiável a uma altura alta.
Sua principal característica é o peso leve e a resistência - se a caixa for muito pesada, ela não poderá ser fixada a uma altura suficiente. Além disso, o design deve fornecer ótima circulação de ar para que as abelhas se sintam confortáveis durante o período de superexposição temporária.
Os benefícios
- As principais vantagens deste dispositivo são:
- a oportunidade de devolver os "fugitivos" sem ameaçar sua saúde;
- com a abordagem correta da pesca, assegurando um enxame livre, o que trará muitas vantagens na forma de aumento da resistência a insetos, abate natural de famílias antigas e aumento de subornos;
- a capacidade de capturar não apenas seus próprios enxames, mas também abelhas selvagens;
- conveniência em operação;
- versatilidade - com a ajuda de um rugido, você pode não apenas pegar famílias já voadas, mas também transferir trabalhadores que estão se preparando para isso em outro lugar.
A principal vantagem do design é a possibilidade de produção própria sem desembolso significativo de caixa.
Desvantagens
Não há deficiências significativas no enxame. Pelo contrário, eles estão associados não à construção em si, mas a aspectos organizacionais da captura de abelhas. Isso inclui a dificuldade de remover o dispositivo de uma grande altura junto com os insetos dentro. A segunda nuance é a necessidade não apenas de montar uma armadilha, mas também de atrair os fugitivos, para os quais você precisa usar vários sprays ou moagens da coleção de grama. Além disso, um enxame pode, mesmo na presença de iscas de alta qualidade, escolher um lugar completamente diferente, e não um que seja benéfico para o apicultor. Com base nisso, você deve adquirir vários enxames e colocá-los nos locais mais atraentes para insetos.
Você sabe Drones não participam da coleta de néctar. Eles são necessários para a fertilização do útero e morrem imediatamente após o acasalamento.
Como fazer um enxame de bricolage para abelhas
Para a construção de uma pá, você precisa preparar desenhos e todas as ferramentas necessárias. O mais popular entre os apicultores experientes é o design de Butlerov. É uma caixa com capacidade de 40-50 l, com uma tampa de abertura.
Ferramentas e materiais necessários
Uma armadilha de enxame pode ser feita de madeira ou poliestireno. O segundo material é mais leve, mas friável, portanto, quando preso a uma árvore, pode ser danificado por galhos. É melhor fazer um varrão de madeira (você pode usar madeira compensada ou aglomerado) - esse material é bastante durável, leve e dura mais. Além disso, é necessário um mosquiteiro, cola de madeira e algumas tábuas.
Das ferramentas que você precisa para trabalhar:
- tesoura;
- cravos para sapatos;
- uma caneta;
- dobradiças (para fixar a tampa);
- régua;
- um lápis;
- faca de papelaria;
- um martelo;
- parafusos para prender a tampa e as dobradiças;
- prendedores convenientes para o usuário;
- trava.
Desenhos e dimensões
O design em si é uma caixa com dimensões:
- inferior - 35 × 45 cm;
- paredes laterais - 30 × 45 cm;
- parede traseira - 35 × 45 cm;
- capa - 35 × 45 cm.
Instruções passo a passo da fabricação
Primeiro você precisa cortar os detalhes com as dimensões apropriadas. Em uma das paredes laterais, é necessário fazer um entalhe com dimensões de 1 × 8 cm. Nas duas paredes laterais, você deve unir tiras com uma seção de 2 × 2 mm. Deve haver pelo menos 4 em cada parede - esses dispositivos serão necessários para instalar quadros com terra. Depois disso, você precisa prender o painel traseiro, as paredes laterais, direcionando-os para dentro com guarnições e a parte inferior com cola. Quando estiver seco, bata com os dentes de sapato. No painel traseiro, é necessário fixar a alça para transporte.
Vídeo: como fazer um enxame de abelhas
Em seguida, em vez da parede frontal, você deve puxar o mosquiteiro e prendê-lo com pregos. Na tampa, você precisa fazer um buraco arredondado com um diâmetro de 10 cm e cobri-lo com uma rede mosquiteira. Depois disso, na parte superior da parede traseira, você deve fixar as dobradiças e parafusar a tampa nelas. A borda livre da tampa deve estar equipada com uma trava para que a estrutura não abra quando transportada. Dos quatro lados da caixa, é necessário fixar os fixadores, com os quais a estrutura será mantida no lugar. No interior, defina 4 quadros com sushi e esfregue com uma mistura de alecrim, hortelã e frutas cítricas.
Importante! Certifique-se de alinhar todas as bordas afiadas e rugosidade da estrutura com uma lixa para não se machucar durante a operação.
Como escolher um local para instalar
A montagem da armadilha deve ser realizada 2 semanas antes do suposto enxame. Deve ser fixado em uma árvore a uma altura de 3 a 6 m, para que o portão de verão seja direcionado para o sul. Você precisa selecionar um local a uma distância de 100 m do apiário. Normalmente, os enxames tendem a árvores que são claramente visíveis no solo, localizadas perto de fontes de pólen e néctar (florestas, prados, campos). O processo de enxame pode ser observado de maio a setembro. Assim, em meados de maio, as armadilhas já devem estar definidas.
Verifique a estrutura instalada a cada 2 semanas. Se um enxame for encontrado durante a verificação, o letok deve ser imediatamente coberto e os insetos transferidos para uma nova colméia.
Dicas de apicultores experientes
Algumas recomendações de apicultores experientes sobre o design e o uso de armadilhas para abelhas:
- Tente usar materiais naturais para a fabricação - o mais adequado é a madeira.
- Se foi decidido tratar a estrutura com óleo de linhaça ou outra tinta, isso deve ser feito um ano antes de ser colocado em operação.
- Ao colocar um enxame, pegue árvores que não sejam expostas aos raios do sol - as abelhas não toleram calor.
- Sempre fixe adicionalmente a armadilha com lingas ou arame.
Um enxame é um dispositivo que deve estar na casa de todos os apicultores. Esse projeto é simplesmente indispensável para preservar os residentes dos apiários durante o enxame. Torná-lo completamente descomplicado a partir de materiais improvisados.Importante! Se um enxame for encontrado ao verificar uma armadilha, depois de movê-la para a colméia, o enxame deverá ser devolvido ao mesmo local.