Mais de 21 mil espécies de abelhas são registradas oficialmente no mundo, entre as quais cerca de 700 são abelhas carpinteiras, ou xylops. Eles estão distribuídos em todo o mundo, incluindo o território da estepe Europa, para que possam ser encontrados frequentemente na Rússia e na Ucrânia. O que você deve saber sobre esses insetos e quais são suas características - leia este artigo.
Abelha-carpinteira: descrição e características da raça
Hoje, na maioria dos países, as abelhas da espécie Xylocopa caem na lista de insetos que estão à beira da extinção. E tudo porque no curso da atividade humana, áreas significativas das zonas de estepe onde vivem as abelhas carpinteiras foram destruídas. No entanto, eles ainda podem ser encontrados na natureza.
Você sabe Carpinteiros de insetos são capazes de coletar pólen mesmo com mau tempo, ao contrário de outras abelhas.
As características desses insetos incluem:
- atividade de maio a setembro (em um outono quente, é possível até outubro);
- resistência (em busca de néctar, as fêmeas podem voar a distâncias de até 11 km);
- indivíduos de ambos os sexos são excelentes polinizadores para plantas;
- falta de agressão;
- são considerados insetos solteiros, enquanto os machos geralmente adquirem seu próprio território, onde vivem com 3-5 fêmeas.
Como é uma abelha de carpinteiro?
Na aparência, esse inseto se assemelha a um zangão, mas não possui marcas amarelas características. Xylop difere de outras abelhas:
- corpo arredondado, atingindo 2-3 cm de comprimento, e os machos geralmente são menores que as fêmeas e não têm ferrão;
- cor do corpo preto;
- asas azuis com uma tonalidade roxa, as mesmas marcas de tom podem estar na cabeça do inseto, e é por isso que muitas vezes são confundidas com abelhas azuis;
- as patas são cobertas com pêlos pequenos, graças aos quais colhem uma rica colheita de mel;
- antenas escuras com um tom avermelhado.
Habitat
Embora os xylops sejam encontrados apenas na natureza, os apicultores de todo o mundo não param de tentar domar esta raça, porque essas abelhas são excelentes abelhas. Eles vivem nas estepes, zonas áridas da Europa, e também podem ser encontrados no sopé do Cáucaso, onde as abelhas organizam seus ninhos em cavidades de árvores mortas ou em raízes secas. Às vezes, famílias de carpinteiros se instalam perto de uma pessoa, procurando por rachaduras em estruturas de madeira podres (galpões, cercas etc.).
Importante! Esses insetos adoram um clima moderadamente quente, sem mudanças bruscas de temperatura.
O que as abelhas carpinteiras comem?
Em termos de nutrição, esses insetos não são diferentes de outras abelhas: indivíduos jovens preferem pólen de plantas e adultos preferem mel e néctar. Xylops adoram colecioná-lo de acácias, salgueiros, árvores frutíferas e flores.A saliva de Xylop provoca fermentação devido a micróbios em sua composição. Usando esse líquido, eles transformam o pólen em pão de abelha, ou pão de abelha - alimento para abelhas adultas. E as glândulas especiais de espécimes jovens transformam o pão de abelha em geléia real para alimentar as larvas.
Ciclo de vida e características da reprodução
Esses insetos receberam seu nome devido às características da reprodução. Na primavera, as fêmeas, usando suas mandíbulas poderosas, roem células de até 1 cm de diâmetro em madeira em vários níveis, e depois as aprofundam em 25 a 30 cm.
Você sabe Durante a criação do ninho, a fêmea do xilofone emite ruídos altos que podem ser ouvidos por vários metros.
Depois de preparar as células, o útero seleciona 10 a 12 entre elas, aspergidas com pólen e, em seguida, deixa o ovo junto com um pedaço da mistura de nutrientes à base de néctar. Depois de bloquear a saída da célula, a fêmea passa para a próxima. Depois disso, ela guarda os ovos por um tempo antes de deixá-los. Se a fêmea sobreviver com sucesso ao inverno, no próximo ano o ciclo será repetido novamente.A partir dos ovos postos, as larvas eclodem no início do verão, das pupas de outono que se alimentam do néctar deixado por eles já são formadas lá. As abelhas jovens já hibernam nas células, as quais, com o advento da primavera, saem para fora, roendo as partições nas células. Assim, diferentes gerações de insetos podem viver em um ninho.
Uma abelha carpinteira morde e quão perigosa é uma picada
Xylops morde muito mais dolorosamente do que abelhas ou vespas comuns, e as consequências de suas picadas são muito mais perigosas para a saúde humana: junto com a picada, os insetos injetam veneno na ferida, deixando inchaço doloroso. O veneno introduzido inibe o sistema nervoso, provocando um estado de choque. É por isso que é extremamente importante, neste caso, agir prontamente para reduzir a probabilidade de consequências negativas.
Importante! Se uma mordida cair na garganta, isso pode levar à morte.
Para fazer isso, você precisa:
- Remova com cuidado a picada da ferida sem esmagá-la.
- Depois de espremer o veneno da picada.
- Faça uma solução de amônia na proporção de 1: 5 com água, umedeça a gaze e prenda-a na ferida, após o que a ferida pode ser enfaixada.
Como lidar com as abelhas carpinteiras
Xylops são insetos raros que estão à beira da destruição; portanto, mesmo que se estabeleçam perto de abrigos humanos, ameaçando a saúde de adultos e crianças, destruí-los é fortemente desencorajado. Em vez disso, você pode tentar outros métodos para se livrar de vizinhos indesejados.
Você sabe A xilopa tem uma alta imunidade, portanto não é infectada por ácaros, dos quais outras variedades sofrem.
Em casa
Se os carpinteiros se instalarem na sala, livrar-se deles não é difícil. O primeiro passo é tentar expulsar as abelhas com barulho. Eles realmente não gostam dele, por isso, se você ativar a música com bom baixo perto do ninho, os próprios insetos sairão de casa o mais rápido possível. No segundo caso, o ácido bórico ou pesticidas em pó, usados para destruir ninhos de vespas, vêm em socorro.Alguns apicultores experientes afirmam que em tais situações, as armadilhas para abelhas de madeira também mostram boa eficiência.
No celeiro
Se os carpinteiros se instalarem em instalações não residenciais, é mais fácil se livrar deles com combustíveis líquidos ou limpadores de aerossol projetados para um carburador. Eles simplesmente preenchem as passagens no ninho de insetos. Portanto, existe o risco de destruir uma geração inteira, mas o restante não criará inconvenientes no futuro.
Uma abelha-carpinteira é uma valiosa raça de plantas de mel e, se os apicultores conseguissem domá-la, isso seria benéfico para as espécies em primeiro lugar, pois ajudaria a preservar sua população. Até que isso aconteça, os especialistas precisam estudar as características desses insetos e tentar salvá-los na natureza.